13/08/14

Celorico de Basto - A Santa Casa da Misericórdia de S.Bento de Arnoia inaugurou ontem a sua Unidade de Medicina Física e Reabilitação, aproveitando as instalações da antiga escola primária da vila de Celorico de Basto.



«Santa Casa de Arnoia abre unidade de medicina física

A Santa Casa da Misericórdia de S.Bento de Arnoia inaugurou ontem a sua Unidade de Medicina Física e Reabilitação, aproveitando as instalações da antiga escola primária da vila de Celorico de Basto. No espaço arrendado ao município, a nova unidade passa a estar ao serviço dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, quase três anos após o encerramento do serviço de fisioterapia do Centro de Saúde de Celorico de Basto.

Na inauguração da nova valência da Santa Casa da Misericórdia, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, destacou a “paciência e determinação” que foi necessário empenhar para que o concelho voltasse a dispor de um serviço de fisioterapia.

Segundo o edil, a nova unidade da Santa Casa surge “no interesse dos utentes, do erário público, do comércio local, da Misericórdia e do aproveitamento” das instalações da antiga escola primárias.

Joaquim Mota e Silva sublinhou que a abertura da nova unidade “foi um grande combate” iniciado logo após o encerramento do serviço de fisioterapia no Centro de Saúde.

Com a entrada em funcionamento da nova valência da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, a população do concelho deixa de ter de se deslocar a concelhos vizinhos como Amarante, Guimarães ou Fafe para tratamentos de fisioterapia.

Um anós após a abertura de uma unidade de cuidados continuados gerida também pela Misericórdia local, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto relevou que o investimento no sector da saúde, a par do emprego, é essencial para “a fixação de população” num concelho onde a carência de médicos ainda persiste.

Na cerimónia de inauguração, o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, José Manuel Mota Sousa Machado, destacou também os benefícios que a nova unidade representa para a população servida pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega.

No “longo tempo percorrido para aqui chegarmos, contámos com a acção decisiva do presidente da câmara”, referiu o dirigente da Irmandade celoricense, satisfeito por a sua instituição ter “o privilégio de revitalizar” o edifício escola com “outra prestação” à sociedade.» in http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=80327

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover