06/07/14

Arte Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Manuel Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poemeto: "Medjugorje".



"Medjugorje

Vale entre colinas, Vale de Deus da Paz, sinónimo de Alegria,
Terra da Mãe da Esperança, já certeza da Vida, já Vida sem fim."

Manuel Ângelo Ochôa



Manuel Ângelo Ochôa - "Medjugorie"


«Medjugorie

Jamais, em qualquer lugar, em toda a história, desde o início do mundo, Nossa Senhora apareceu por tanto tempo, e diariamente, como em Medjugorje. A aparição, ali, é algo singular. O Seu plano, é de Deus, e é urgente: Eu venho chamar, pela última vez, o mundo à conversão. Depois desta vez, não mais aparecerei na terra. A Santíssima Virgem diz que este é um tempo especial para a humanidade, em que são concedidas muitas graças e o Céu convida o mundo à salvação. Depois, virá um segundo período, tempo de dura purificação da humanidade e, por último, o terceiro, quando será a manifestação de Deus.
Os acontecimentos, que nestas duas últimas décadas, antes do ano 2000, têm transformado a vida de Medjugorje e do mundo, e continuam até hoje, tiveram início na tarde de 24 de Junho de 1981 quando, numa colina, próxima a Medjugorje, apareceu uma branca figura envolta em luminosa nuvem. A imagem era de uma Senhora usando reluzente vestido cinza, com um véu branco na cabeça. Ivanka (15 anos) murmurou: É a Gospa (que em croata significa Nossa Senhora). A aparição se repetiu nos dias seguintes e a Senhora disse chamar-se Rainha da Paz.

Desde o início, Nossa Senhora tem pedido, em Medjugorje, uma fé firme, conversão a Deus e paz entre os homens, que deverão ser alcançadas através da oração, do jejum, da confissão, da leitura da Bíblia e da prática do mandamento maior - o amor. Eis aí o único remédio capaz de salvar o homem deste final do século XX, prisioneiro de preocupações e medos gerados por uma civilização materialista.
A seis jovens Nossa Senhora está confiando mensagens a serem transmitidas ao mundo inteiro e também 10 segredos que deverão ser revelados no tempo oportuno e que se referem a advertências e punições à humanidade, por causa de seus pecados.
A presença de Nossa Senhora naquela vila tornou-se, para muitos, luz e anúncio de esperança e de protecção. A reacção do regime comunista da época foi imediata. Procurou, por todos os meios, sufocar qualquer manifestação religiosa, perseguindo os videntes e aqueles que os apoiavam. Mesmo usando os mais duros métodos, não conseguiu apagar nem diminuir o entusiasmo daquela gente. Não demorou muito e a notícia das aparições chegou a todas as partes do mundo, começando, assim, as primeiras peregrinações. A cada dia aumentava o número de fiéis e de seguidores de diferentes religiões que vinham de todos os lugares. Também Bispos e Cardeais, um grande número de religiosos, teólogos e cientistas, pessoas de todas as culturas e condições, deixaram-se contagiar pela mensagem da Paz, abriram o seu coração a Deus e encontraram ali uma fé viva, não raramente a conversão e, frequentemente, uma cura física. No início, as pessoas iam movidas pela curiosidade; agora, tocadas pelo espírito de oração e de conversão que encontram em Medjugorje. Todos se sentem "chamados" a ir e, quando voltam para suas casas, levam Medjugorje consigo, falam e divulgam os pedidos de Maria.
Os videntes dizem ser Nossa Senhora quem chama as pessoas. Nada acontece por acaso, tudo faz parte do plano da Graça. Todo homem, qualquer que seja sua religião ou raça, é filho amado de Deus e todos são chamados à salvação. Em Medjugorjie, Nossa Senhora aparece de forma especial, como nunca antes e nem depois. É o que Ela tem dito por várias vezes.

AS MENSAGENS

No dia 24 de Agosto de 1981, muitas pessoas em Medjugorje, inclusive Pe. Yozo Zovko, viram uma grande inscrição na montanha do Krizevac’. A palavra MIR apareceu em grandes letras incandescentes. MIR, em croata, é PAZ. Esta é a mensagem central de Medjugorje.  As mensagens são destinadas à paróquia e ao mundo inteiro. Nada apresentam de novo, além do que já está contido no Evangelho.
Nossa Senhora tem pedido, com insistência, o retorno das pessoas a Deus, porque muitos O esqueceram. Esse retorno só é possível através da conversão, que é, em primeiro lugar, crer em Deus e, depois, reconciliar-se com Ele e com os irmãos.  Assim, esse período tão longo das aparições serviram para que Nossa Senhora proclamasse as grandes mensagens e acordasse as pessoas do estado de torpor em que se encontram.
As cinco mensagens principais são: paz, oração, conversão, jejum e confissão. Também é uma grande mensagem a presença diária da própria Nossa Senhora em Medjugorje que, com doçura, nos ensina o Evangelho, chamando-nos à santidade. Dentro das grandes mensagens, há também o chamamento à fé na realidade de além morte: paraíso, inferno e purgatório e na existência do demónio com suas obras enganosas que conduzem à morte.
Como Mãe, realiza uma missão de evangelização universal e ecuménica. Fala-nos com firmeza: «Vivam seriamente as mensagens. Deus não vem por brincadeira»! Mirjana disse: É preciso anunciar ao mundo a esperança, mas, ao mesmo tempo, a realidade da vida e a seriedade dos acontecimentos que nos esperam.   Nossa Senhora pede que todos nós A ajudemos, com orações e sacrifícios, na realização dos planos de Deus. Como resposta ao Seu pedido, formaram-se Grupos de Oração em Medjugorje e por toda parte do mundo, baseados na espiritualidade de Medjugorje. No final de Fevereiro de 1984, Nossa Senhora disse, através de Jélena, que desejava ver toda a paróquia em volta da Eucaristia.
De 1º de Março de 1984 até Janeiro de 1987, Nossa Senhora dava uma mensagem por semana, a cada quinta-feira. A partir de 25 de Janeiro de 1987, até nossos dias, a mensagem é concedida no dia 25 de cada mês, através da vidente Maria Pavlovic'. Em 22 de Novembro de 1988, Nossa Senhora disse: Vivam na humildade todas as mensagens que transmiti. Desejo que vocês sejam os mensageiros da paz.

CONVERSÃO

A conversão é o ponto de partida para colocar-nos no caminho que leva a Deus depois que, com o pecado, O afastamos. É o passo decisivo para restituir a paz a cada pessoa e ao mundo.  Convertam-se, vocês os da Paróquia: é este o Meu segundo desejo. Assim, vós ajudareis a todos aqueles, que aqui vierem, a se converterem. (8.3.84)   Hoje, desejo envolvê-los com o Meu manto e conduzi-los, a todos, pelo caminho da conversão. Queridos filhos, peço-vos, dêem ao Senhor todo o vosso passado, todo o mal que se encontra acumulado em vossos corações. Desejo que todos vós sejais felizes, mas, com o pecado, nenhum poderá sê-lo. Por isso, queridos filhos, rezem; na oração, conhecerão a nova estrada da alegria. A alegria manifestar-se-á em vossos corações e, assim, podereis ser felizes testemunhas daquilo que Eu e Meu Filho desejamos de cada um de vós. Eu os abençoo. (25.2.87)   Desejo, queridos filhos, chamá-los, a todos, à conversão total, a fim de que a alegria habite em vossos corações. (25.6.90) 
   
PAZ

Desde a primeira aparição, Nossa Senhora se apresenta como a RAINHA DA PAZ, fazendo da paz o tema de muitas mensagens, repetidas com insistência, para fazer-nos entender sua necessidade e importância. Paz, paz, paz! Reconciliem-se! Somente paz. (26.6.81)   Sem oração não existe paz. Por isso, recomendo-vos, queridos filhos, rezarem pela paz, diante da Cruz. (6.9.84)   Hoje, Eu vos chamo à Paz. Vivam-na em vossos corações e ambientes, para que todos possam conhecer a Paz que não provém de vós, mas de Deus.
Filhinhos, hoje é um grande dia! Alegrem-se Comigo, celebrem o nascimento de Jesus na Minha Paz: a Paz com a qual Eu vim, como vossa Mãe, Rainha da Paz. Hoje Eu dou-vos a Minha bênção especial; levem-na a cada criatura, para que cada um a receba na Paz. (25.12.88)   Deus permitiu-Me construir, com Ele, este oásis de Paz. Desejo convidá-los a conservá-lo, para que seja sempre puro. Existem aqueles que, com o seu desinteresse, destroem a paz e a oração. Convido-os a testemunhar e a ajudar, com a sua vida, a manter a paz. (26.6.86)

ORAÇÃO

Nenhuma expressão se faz mais suplicante nas palavras da Virgem do que esta: rezem, rezem, rezem. A oração é o laço que nos une a Deus. É uma resposta à grande sede que Deus tem do homem, a ponto de reencontrá-lo nas relações de intimidade com Ele. Nesse sentido, Nossa Senhora ressalta a oração como gesto de união do coração com Deus, também através das palavras tradicionais.  Sem oração não existe paz. Por isso, recomendo-vos, queridos filhos, rezarem pela paz, diante da Cruz. (6.9.84). Hoje, quero dirigir-vos este convite: REZEM, REZEM, REZEM! Na oração, vocês experimentarão uma imensa alegria e encontrarão a solução para todas as situações difíceis. Obrigada pelo progresso que vocês estão fazendo na oração! Cada um de vós é caro ao Meu coração. Agradeço a todos aqueles que incrementaram a oração em suas famílias. (28.3.85)  
Hoje, como nunca, convido-vos à oração. Que a vossa oração seja oração pela paz. Satanás é forte e deseja destruir não só a vida humana, mas também a natureza e o planeta em que vós viveis. Por isso, queridos filhos, rezem para poder se protegerem, por meio da oração, com a bênção da paz de Deus. Deus enviou-Me a vós, para ajudá-los. Se quiserem, apeguem-se ao Rosário. Somente o Rosário pode fazer milagres no mundo e em suas vidas. Eu os abençoo e permaneço com vós enquanto Deus o desejar. Obrigada, porque vós não ireis trair a Minha presença aqui. Obrigada, porque a vossa resposta serve ao bem e à paz. (25.1.91) 
Hoje peço-lhes que renovem a oração em vossas famílias, a fim de que cada família se torne alegria para o Meu Filho Jesus. Por isso, queridos filhos, rezem e dediquem mais tempo a Jesus e assim serão capazes de aceitar tudo: as doenças, as cruzes, até mesmo as mais pesadas. Eu estou convosco e desejo acolhê-los no Meu Coração e protegê-los. Vós, porém, ainda não se decidiram. Por isso, queridos filhos, peço-vos que rezem para que, através da vossa oração Eu os possa ajudar. Meus queridos filhinhos, rezem para que a oração se torne o seu alimento diário. (25.1.92)  

JEJUM

É o instrumento do corpo para converter o coração. É a purificação do homem inteiro, nos seus sentidos e nos seus gestos, para libertá-lo, através da renúncia, à escravidão do pecado e de Satanás, seu maior artífice.
Orações repetidas e jejum, atenuam o castigo de Deus. (6.11.82)  Gostaria de que as pessoas, no dia de hoje, rezassem Comigo. E que rezem o máximo possível! Que, além disso, jejuem nas quartas-feiras e nas sextas-feiras; que, todos os dias, recitem pelo menos o Rosário: os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. (14.8.84) 
Hoje peço-vos que rezem pela paz. Neste tempo a paz está ameaçada, de um modo particular. Eu peço que renovem o jejum e a oração em suas famílias. Queridos filhos, Eu quero que percebam a seriedade da situação e que muito daquilo que vai acontecer depende de suas orações. Mas vós rezais pouco. Queridos filhos, Eu estou convosco e peço que, com seriedade, comecem a rezar e a jejuar como nos primeiros dias da Minha vinda. (25.7.91) O melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração, pode-se parar a guerra, pode-se suspender as leis da natureza. Esmola não substitui o jejum. Aqueles que não são capazes de jejuar podem, algumas vezes, substitui-lo pela oração, esmola e confissão; mas todos devem jejuar, excepto os doentes. (21.7.82)

VIDA SACRAMENTAL - Eucaristia e Confissão Mensal

É uma das mensagens mais fortes de Nossa Senhora, para fazer com que Cristo cresça em nossas vidas e possamos trilhar o caminho da santidade, necessário ao crescimento da fé e ao seu testemunho.
Nossa Senhora pediu para rezarmos ao Divino Espírito Santo, antes da Missa. Pediu que vivêssemos a Santa Missa como a mais alta forma de oração e o centro de nossas vidas. «A Missa é o momento mais importante e o mais santo. Precisa-se estar preparado e puro para receber Jesus com grande respeito. Nossa Senhora chora porque as pessoas não respeitam suficientemente a Eucaristia.
A Mãe de Deus está triste e chora, principalmente, porque não vemos a extrema beleza do mistério da Missa. Em uma mensagem dada em 1983, Ela disse:  A Missa é a maior oração a Deus. Vocês jamais serão capazes de entender sua grandeza. É por isso que vocês precisam ser perfeitos e humildes durante a Missa e preparar-se para ela com diligência. 
Convido-os a viver a Santa Missa. Muitos de vocês experimentaram a sua beleza, mas existem aqueles que não vêm (à Missa) voluntariamente. Eu escolhi-vos, queridos filhos, e Jesus, na Santa Missa, dá-vos as Suas graças.
Por isso, vivam conscientemente a Santa Missa e a sua vinda (para dela participar) seja plena de alegria. Venham com amor e acolham, em vós, a Santa Missa. (3.4.86) 
Em Medjugorje, Nossa Senhora recomenda a confissão mensal.  A confissão mensal será o remédio para a Igreja do Ocidente. (6.8.82)  Vós, filhinhos, não podeis conseguir a paz se não estiverem em paz com Jesus; por isso, convido-os à confissão, a fim de que Jesus seja a vossa verdade e a vossa paz. (25.1.95)» in  http://medjugorje.no.sapo.pt/index1.htm   


(Nossa Senhora filmada na montanha do Krizevac em Medjugorje)


(No céu de Medjugorje)


(Incrível Vídeo dos Videntes de Medjugorje no Início das Aparições)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover