31/07/14

História Mundial - Liberdade, Igualdade e Fraternidade: a Farsa, que a revolução Francesa impingiu à Cultura Ocidental, na pena do Meu Amigo e Colega, Professor Guilherme Koehler.



«Liberdade,Igualdade e Fraternidade: a Farsa.

Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze (Montauban, 7 de Maio de 1748 — Paris, 3 de Novembro de 1793) foi uma feminista, revolucionária, historiadora jornalista, escritora e autora de peças de teatro francesa.

Os escritos feministas de sua autoria alcançaram enorme audiência. Foi uma defensora da democracia e dos direitos das mulheres. Na sua Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã de Setembro de 1791, desafiou a conduta injusta da autoridade masculina e da relação homem-mulher que expressou-se na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão durante a Revolução Francesa. Devido aos escritos e atitudes pioneiras, foi executada.

No mesmo ano, em resposta à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, ela escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã . Logo depois, escreveu o Contrato Social, nome inspirado na famosa obra de Jean-Jacques Rousseau, propondo o casamento com relações de igualdade entre os parceiros.

Por se envolver activamente nas questões que lhes pareciam injustas, como a condenação à morte de Luis XVI, por ser contra a pena de morte, e desapontada em suas expectativas, passou a escrever com mais e mais veemência. Em 2 de Junho de 1793, os Jacobinos prenderam os Girondinos e seus aliados, enviando-os em seguida à guilhotina. Nesse mesmo ano, Olympe escreveu a peça Les trois urnes, ou le salut de la Patrie, par un voyageur aérien e, por causa dela, foi presa. A peça demandava a realização de um plebiscito para escolher uma das três formas potenciais de governo: República indivisível, Governo federalista e Monarquia constitucional. Os Jacobinos, que já haviam executado a rainha Maria Antonieta , não estavam dispostos a tolerar a defesa dos direitos das mulheres: exilaram Sophie de Condorcet e, um mês depois, em 3 de Novembro de 1793, guilhotinaram Olympe de Gouges por "ter esquecido as virtudes próprias do seu sexo".

Em 2007, a candidata presidencial francesa, Ségolène Royal expressou o desejo de que os restos mortais de Gouges fossem movido para o Panteão. No entanto, ela permanece, como os das outras vítimas do regime de terror sepultadas em covas comuns.» in https://www.facebook.com/groups/monastab/742034632517007/?notif_t=group_activity


(Top 7 Infamous Guillotine Executions of Notable People)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover