28/07/14

História - As “Damas Enfermeiras” são algumas das heroínas portuguesas da Primeira Grande Guerra, mas uma em particular captou o coração do país, Maria Francisca Machado, filha do então presidente da República, Bernardino Machado, era uma delas, talvez a mais conhecida de todas.






«As “Damas Enfermeiras” da Primeira Guerra Mundial

Foram para a guerra sem armas e viram os horrores de um dos piores conflitos do século XX. O seu exemplo levou à criação das escolas de enfermagem de Lisboa e do Porto.

Foi há precisamente 100 anos que começou a Primeira Guerra Mundial.  

Portugal entrou no conflito só em 1916, mas entre os quase 90 mil homens que partiram para as trincheiras, encontravam-se dezenas de mulheres que lutavam, também, mas pela saúde dos seus conterrâneos. 

As “Damas Enfermeiras” são algumas das heroínas portuguesas da Primeira Grande Guerra, mas uma em particular captou o coração do país. Maria Francisca Machado, filha do então presidente da República, Bernardino Machado, era uma delas, talvez a mais conhecida de todas. 

Morreu em 1918, já longe da frente de batalha, quando acompanhava o seu pai no exílio, em Hendaye. 

“A morte dela comoveu a comunidade”, explica o seu sobrinho, Manuel Sá Marques, que nunca conheceu a “Tia Maria” e que hoje é médico. 

O apoio das mulheres ao Corpo Expedicionário Português em França, sobretudo no hospital de Ambleteuse, levou o governo a criar, em 1918, as escolas de enfermagem de Lisboa e do Porto. 

Portugal em duas frentes

O historiador Nuno Severiano Teixeira, autor de livros sobre a Primeira Guerra Mundial, explica que o Governo português participou neste conflito em duas frentes distintas. 

Por um lado havia a necessidade de preservar as colónias, o que levou ao envio de tropas para Angola e Moçambique. 

Mas a grande polémica foi o envio dos cerca de 90 mil soldados para a frente europeia, na Flandres, que se saldou numa derrota que mostrou a inexperiência dos militares portugueses e nunca foi bem aceite ou compreendida pelo povo.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=157043


(Primeira Guerra.Mundial o fim de uma era dublado)


(A Primeira Guerra Mundial)


(História da Primeira Guerra Mundial)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover