04/06/14

Ambiente e Ecologia - Um estudo concluiu que os furacões com nome femininos matam mais, mas não por serem mais destrutivos.

Furacões com nomes femininos matam mais

«Furacões com nomes femininos matam mais

Um estudo concluiu que os furacões com nome femininos matam mais, mas não por serem mais destrutivos. Confira as conclusões da investigação inédita.

O estudo, notíciado pelo Washington Post, está a ser recebido com ceticismo tanto pelo público como em alguns meios académicos. No Twitter, a notícia é questionada: "Mas isto é uma notícia do Onion? [um jornal satírico dos EUA]". 

No entanto, o estudo, com o título "Furacões femininos são mais mortíferos do que os masculinos", foi publicado na revista oficial da Academia Nacional de Ciências norte-americana, que justifica a conclusão: matam mais porque as pessoas não os respeitam tanto, não os consideram tão perigosos e, por isso, não tomam as mesmas precauções.

Os investigadores das Universidades do Illionois e do Arizona examinaram seis décadas de dados sobre vítimas mortais de furacões, entre 1950 e 2012. Entre 47 mais mortíferos, os que tinham nomes femininos causaram em média 45 mortos, enquanto os que tinham nomes masculinos mataram "apenas" 23.

"O modelo sugere que mudar o nome de um furacão grave de Charley para Eloise poderia triplicar o número de mortes", conclui o estudo.

Para testar a teoria, os investigadores propuseram algumas questões a centenas de pessoas. Um dos exercícios consistia em prever a intensidade de um furacão com base apenas no nome e a maioria previu que os que tinham nomes masculinos seriam mais graves. Noutro exercício, que dizia respeito à preparação para a chegada do fenómeno,  as conclusões foram semelhantes.

Os furacões têm nomes desde 1959. Mas só desde 1979 os nomes passaram a ser também masculinos.» in http://visao.sapo.pt/furacoes-com-nomes-femininos-matam-mais=f783609#ixzz33g9ktQpV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover