15/06/14

Amarante Incêndios - Cerca de 100 bombeiros combatem um incêndio em Amarante que ameaça as localidades de Fridão e Vieiros.


«Cerca de 100 bombeiros combatem incêndio em Amarante

Cerca de 100 bombeiros combatem um incêndio em Amarante que ameaça as localidades de Fridão e Vieiros. 

O fogo tem nesta altura quatro frentes activas. 

O comandante adjunto dos Bombeiros de Amarante explicou à SIC Notícias que fora de perigo estão outras duas povoações chegaram a ser ameaçadas.» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-06-15-cerca-de-100-bombeiros-combatem-incendio-em-amarante;jsessionid=C52A1EE898EF73CE28F32CB974F99F3E

«Incêndio em Amarante continua a arder em três frentes
Última atualização hoje às 13:31, 
Publicado hoje às 11:01

Os bombeiros combatem nesta altura três frentes de um incêndio em Amarante, perto da localidade de Aboadela. O vento forte deste domingo está a ser um aliado das chamas.
O comandante Fausto Pereira, dos Bombeiros de Amarante, afirmou à TSF que o ataque ao fogo tornou-se mais difícil com as mudanças de direção e a intensidade do vento.

Segundo o comandante da Proteção Civil de Amarante, Hélder Ferreira, citado pela Agência Lusa, de manhã, o fogo andou relativamente próximo de habitações, mas pelas 12:35 isso não estava a acontecer.

Contudo, sublinhou, «não sabemos como vai evoluir, porque o pico da temperatura vai acontecer agora» e «os ventos fortes que se fazem sentir também não estão a ajudar»
A combater as chamas estão mais de uma centena de bombeiros apoiados por um helicóptero.

Fridão é outras das localidades que merece preocupação dos bombeiros. Um outro incêndio começou, esta manhã, em Mileu, no concelho de Moimenta da Beira. É um fogo com uma frente que envolve quase 70 bombeiros que tem a ajuda de dois aviões bombardeiros.» in http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3972576

«Incêndio de Amarante já destruiu 1.000 hectares de floresta
15 | 06 | 2014   20.39H

O incêndio que lavra desde a madrugada de hoje em Amarante já destruiu cerca de 1.000 hectares de floresta das serras do Marão e da Meia Via, avançou à Lusa o presidente da câmara, José Luís Gaspar.

"Este é um incêndio de grandes dimensões, que já percorreu muitos quilómetros", disse, lamentando o prejuízo económico provocado com a destruição de tanta floresta.

"Ardeu muita floresta que não se esperava que ardesse. Estamos a falar de floresta com alguma maturidade, pronta a estar cortada. É um prejuízo incalculável", acrescentou.» in http://www.destak.pt/artigo/196935-incendio-de-amarante-ja-destruiu-1.000-hectares-de-floresta


(Incêndio em Amarante teve "mão criminosa")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover