27/06/14

Amarante Empreendedorismo - Às 14 horas do dia 4 de junho as pessoas que apreciavam a vista sobre o Tâmega , presenciaram algo invulgar, um grupo de jovens carregava um triângulo colorido, do tamanho de um pequeno carro, para uma das ilhas existentes no rio,

Amaranteamarra

Amaranteamarra1

«Exposição “Escultura de Ar Livre – Amadora 2014”

Laboratório de Inovação Urbana está a criar impacto em Amarante

Amaranteamarra1

Às 14 horas do dia 4 de junho as pessoas que apreciavam a vista sobre o Tâmega , presenciaram algo invulgar. Um grupo de jovens carregava um triângulo colorido, do tamanho de um pequeno carro, para uma das ilhas existentes no rio. Amarraram a construção que suportava a lona pintada a alguns ramos e, cuidadosamente, lançaram a estrutura à água. A obra de arte ficou então ancorada na ilha e deixada a flutuar para ser admirada pelos que lá passavam.

(Equipa do projeto Amarra-te a Amarante Lab)

Amaranteamarra

Na origem da ideia da escultura flutuante está o utilizador ‘Francisco’, um perfil baseado nas entrevistas realizadas a amarantinos. ‘Francisco’, um jovem com interesse na cultura de Amarante luta para mostrar algo interessante e único aos seus amigos que estão nas grandes cidades. 

Baseado na informação recolhida sobre as ofertas culturais existentes e no envolvimento da comunidade, a equipa do Amarra-te a Amarante Lab combinou um conjunto de ideias, criando o conceito de um festival anual de esculturas flutuantes. 

As reações ao protótipo foram bastante positivas, tendo em conta que uma construção de 3 por 3 metros não é suficientemente grande para ser vista e apreciada desde a ponte e das margens do rio.
O texto acima dá conta de uma atividade realizada no âmbito do Laboratório de Inovação Urbana que está a decorrer em Amarante. 

O Amarra-te a Amarante Lab (AaA Lab) é um projeto pioneiro do Município amarantino que ao longo de dez semanas, vem trabalhando intensivamente para descobrir as necessidades não realizadas ou "escondidas" para os habitantes da cidade, procurando criar soluções reais para as mesmas, tendo como base um método inovador conhecido por Design Thinking.

Ao longo destas cinco semanas a equipa constituída por cinco elementos, elaborou pesquisas no terreno, encontros entre a população amarantina e a Câmara, entrevistas aos utilizadores da cidade, conceitos de pesquisa, perfis de utilizadores, concebendo mais de quatrocentas ideias e quatro protótipos testados com a população.

«Durante as primeiras cinco semanas do projeto, aprendemos muito sobre a forma de vida em Amarante e como fazer o design urbano mais centrado no utilizador. Agora o nosso objetivo passa por integrar a nossa forma de trabalhar na metodologia utilizada na Câmara Municipal de Amarante e tentar implementar os nossos conceitos. Será também realizado um workshop intensivo destinado aos trabalhadores do Município», explica Richard Hylerstedt, coordenador e mentor do projeto AaA Lab.

Nas restantes cinco semanas, o Amarra-te a Amarante Lab vai encarar dois desafios específicos, um relacionado com o mercado da cidade e outro com o serviço prestado ao utilizador na Câmara Municipal. O Laboratório também pretende levar a cabo uma intervenção surpresa no centro da cidade, a 19 de julho, a fim de agradecer a todos os amarantinos o apoio e participação na iniciativa.

Destaca-se que:

Dia 24 de julho acontece no Centro Cultural de Amarante, a segunda apresentação, durante a qual serão divulgados os resultados obtidos pelo Laboratório.

Todas as quartas-feiras é possível participar nos encontros organizados pelo AaA Lab, alternando entre a Porta 43 – Gatilho Associação e o Café Bar – Restaurante São Gonçalo.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=640:laboratorio-de-inovacao-urbana-esta-a-criar-impacto-em-amarante&catid=15:regionais&Itemid=19

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover