26/06/14

Amarante Educação - O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Cândido Moreira, escreveu ao ministro da Educação a expressar "indignação" pelo encerramento da escola da sua freguesia, em Amarante.



«Presidente da Anafre expressa "indignação" pelo fecho de escola na sua freguesia

O presidente da ANAFRE recorda que também a Câmara de Amarante se opõe ao enceramento da escola de Padronelo e que a posição das duas autarquias tinha sido transmitida à tutela.

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Cândido Moreira, escreveu ao ministro da Educação a expressar "indignação" pelo encerramento da escola da sua freguesia, em Amarante.

"Esta junta de freguesia e a população em geral recebeu a notícia de encerramento da EB 1 de Padronelo com enorme surpresa, preocupação e sentimento de indignação", lê-se numa carta aberta enviada a Nuno Crato.

Cândido Moreira ameaça recorrer aos tribunais se o Governo não mudar de posição em relação àquele estabelecimento de ensino, porque, alerta, "a lei para ser cumprida deve ser cumprida, primeiramente, por quem a estipula".

O líder da ANAFRE critica a tutela da Educação por ter ordenado o enceramento da escola, no âmbito da reorganização do parque escolar, apesar de no estabelecimento estarem matriculados 24 alunos, ou seja, acima do limite mínimo de 21 imposto pelo Ministério da Educação.

O presidente da ANAFRE recorda que também a Câmara de Amarante se opõe ao enceramento da escola de Padronelo e que a posição das duas autarquias tinha sido transmitida à tutela.

"Apelamos a uma reavaliação no sentido da manutenção em atividade desta escola básica, uma vez que cumpre todas as regras e pressupostos previstos pelo Ministério da Educação para continuar em funcionamento", sustenta o presidente da Junta de Padronelo.

Na quarta-feira, também a Junta de Gondar, no concelho de Amarante, mandou uma carta ao Ministério da Educação a manifestar "indignação" com o encerramento da escola de Vila Seca, onde estudam 37 alunos. Gondar também ameaçou Nuno Crato com o recurso as tribunais caso a tutela não mude de posição.» in http://www.ionline.pt/artigos/portugal/presidente-da-anafre-expressa-indignacao-pelo-fecho-escola-na-sua-freguesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover