26/05/14

Ambiente e Ecologia - As abelhas de alguns apiários na Alsácia (França) estão a produzir mel de cores azul e verde; os apicultores afetados, que já foram prejudicados pelos elevados níveis de mortalidade das abelhas e pelo inverno rigoroso, veem-se assim com um produto que não podem vender.




«Mel azul e verde: Apicultores franceses deparam-se com produto que não podem vender

As abelhas de alguns apiários na Alsácia (França) estão a produzir mel de cores azul e verde. Os apicultores afetados, que já foram prejudicados pelos elevados níveis de mortalidade das abelhas e pelo inverno rigoroso, veem-se assim com um produto que não podem vender.

Segundo a Reuters, a França é um dos maiores produtores de mel da UE produzindo, anualmente, 18.330 toneladas deste produto natural, das quais 1000 toneladas provêm da Alsácia, onde se situa a cidade de Ribeauville.

Seis apicultores desta região, que se têm debatido, à semelhança do que acontece a nível global, com outros problemas como o fenómeno conhecido como Colony Collapse Dirsorder (que envolve o colapso em massa das colónias), têm agora de lidar com um problema adicional: o mel que produziram desde o verão, que em vez da cor dourada apresenta tons de verde ou azul, não tem valor de mercado.

“Para mim, não é mel”, afirmou Alain Frieh do sindicato dos apicultores, que acrescentou “Não é vendável”.

Tudo indica que a origem dos inesperados tons do mel está numa central de biogás situada a cerca quatro quilómetros de distância. Esta central tem usado como matéria-prima resíduos de uma fábrica que produz as populares guloseimas de chocolate coloridas M&M’s, resíduos de que se terão alimentado as abelhas.

À Reuters Phillipe Meinrad, corresponsável pela gestão da Agrivalor, empresa que opera a central, afirmou que o fenómeno foi detetado na mesma altura em que receberam o alerta dos apicultores, tendo já sido tomadas medidas para o anular, que passaram pela lavagem dos contentores e pelo armazenamento dos resíduos em áreas cobertas.» in http://www.reuters.com e http://www.sciencedump.com

            

            

            

            

            

            

       

            

        


(Apicultores desvendam mistério de mel colorido)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover