31/05/14

Amarante Vitivinicultura – O vinho “Quinta da Levada”, produzido na freguesia de Aboadela, arrecadou, mais uma vez, a Medalha de Ouro no concurso “Os Melhores Verdes de 2014” promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)




«“Quinta da Levada” conquista Medalha de Ouro

AMARANTE – O vinho “Quinta da Levada”, produzido na freguesia de Aboadela, arrecadou, mais uma vez, a Medalha de Ouro no concurso “Os Melhores Verdes de 2014” promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Feito a partir da casta azal, o “Quinta da Levada” tem vindo a impor-se no mercado e a conquistar distinções várias junto de enólogos e outros especialistas. Não obstante, José Mendes, diz ter recebido este prémio com “um grande prazer, pois vimos mais uma vez ser reconhecida a qualidade do nosso vinho. Isso prestigia-o e ajuda-nos na sua comercialização, já que consegue mais reconhecimento e notoriedade no mercado”.

E continuou: “Este reconhecimento é tanto maior, quando estamos junto de grandes marcas, como o Alvarinho. É para nós muito grato conseguir impor uma marca de Amarante no circulo restrito das grandes marcas, que têm não só uma posição muito grande no mercado nacional, mas também no mercado de exportação, como os vinhos da Quinta da Aveleda ou o Alvarinho. Comparativamente, a nossa produção é muito menor, mas temos vindo a conquistar espaço pela qualidade”, frisou.

André Costa Magalhães, Vereador com o pelouro do Empreendedorismo, vê na obtenção desta medalha “um importante reconhecimento da qualidade do vinho verde que é produzido no concelho e acima de tudo da visão estratégica e empreendedora dos nossos empresários. Amarante goza de uma notoriedade de há muitos anos de ser uma terra com ótimas condições para a produção de vinho verde de excelência, é por isso importante termos casos de sucesso como este que sirvam de referência para todo o setor de forma a beneficiarmos economicamente desse estatuto alcançado”.

Para o produtor e proprietário da Quinta, os objetivos para o futuro passam por “manter a produção, uma vez que esta não é a nossa principal atividade e eu não tenho possibilidade de disponibilizar mais tempo para este setor. É mais por prazer do que verdadeiramente a pensar comercialmente no negócio do vinho que tenho a quinta”.

José Mendes entende que o que distingue este vinho dos outros que estão no mercado é: “desde que fiz a plantação da vinha procurei ter um tipo de vinho desde logo um pouco distinto, face àquilo que se utilizava na nossa região. Procurei ter um vinho parecido com os Alvarinhos, com castas não tão típicas do vinho verde da nossa região. Sempre um vinho mais macio, com um aroma bastante agradável, fruto de uma casta de pequena quantidade que temos cá que é o avesso, juntamente com uma pequena quantidade da casta pedernã, que faz deste vinho diferente face aos outros vinhos que se produzem na nossa região”.

A Quinta da Levada começou a sua produção no ano de 2002 e hoje ocupa quatro hectares de vinha em que a principal casta é o azal. Tem uma produção de cerca de 45 mil garrafas, o que em pipas se traduz mais ou menos em 70 pipas de vinho.

Em função da sua produção, que não é muito grande, a empresa exporta no total cerca de 18 mil garrafas para a Alemanha, Suíça, Bélgica e França.

O proprietário da quinta já recebeu quatro prémios, entre Medalhas de Ouro e Medalhas de Prata. Para além destes Prémios, em 2010 a empresa obteve o Prémio “Best Of”, que é uma distinção entre os cinco melhores vinhos verdes Nacionais.

Em 2013 o “Quinta da Levada” foi selecionada nos 50 melhores vinhos portugueses no Brasil, em que aparece em segundo lugar.» in http://local.pt/portugal/norte/quinta-da-levada-conquista-medalha-de-ouro/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover