13/04/14

Liga ZON Sagres: Braga 1 vs F.C. do Porto 3 - Os Dragões conseguiram triunfar num terreno difícil e ainda fizeram uma gestão do esforço de alguns dos atletas mais utilizados, face ao decisivo confronto da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, que se disputa já esta quarta-feira.



«GESTÃO DE VITÓRIA

O FC Porto venceu este domingo no terreno do Sporting de Braga, por 3-1, graças a dois golos nos últimos minutos, apontados por Carlos Eduardo (86m) e Quintero (90+1m). Numa primeira parte bem conseguida, Varela tinha colocado os azuis e brancos em vantagem, mas os anfitriões chegaram ao empate no segundo tempo. Os Dragões conseguiram triunfar num terreno difícil e ainda fizeram uma gestão do esforço de alguns dos atletas mais utilizados, face ao decisivo confronto da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, que se disputa já esta quarta-feira.

A análise deste encontro implica necessariamente um olhar atento aos dois "onzes", sendo visível a poupança de alguns jogadores determinantes de ambas as formações, tendo em vista os jogos da Taça de Portugal (o FC Porto defronta o Benfica e o Sporting de Braga o Rio Ave). Ainda assim, mexeu mais Luís Castro na sua equipa, com oito alterações (apenas Fabiano, Carlos Eduardo e Varela foram titulares em Sevilha, na quinta-feira), face às cinco promovidas por Jorge Paixão.

No entanto, e apesar de jogar na casa do adversário, o FC Porto dominou por completo a primeira parte, com uma indiscutivelmente superior circulação de bola, agressividade e capacidade de romper nas alas, da qual resultou um grande desconforto dos laterais bracarenses. Do lado oposto, os laterais azuis e brancos estiveram um bom plano, com Víctor García (um jogador do FC Porto B que se estreou na Liga principal) e Ricardo (adaptado ao lado esquerdo) em bom plano. Seria precisamente Víctor García a "oferecer" a Jackson a oportunidade de marcar logo aos três minutos, mas o cabeceamento do colombiano saiu à figura de Eduardo.

Apesar do domínio portista - bem espelhado em 65 por cento de posse de bola e oito remates contra um dos anfitriões -, a primeira parte foi morna e só foi "abanada" pelo golo de Varela, aos 23 minutos, com um toque subtil sobre Eduardo, após excelente passe a rasgar de Jackson. Até ao intervalo, o FC Porto dispôs de duas excelentes ocasiões para chegar ao segundo golo, com Licá (33 minutos) e Carlos Eduardo (41), este último após mais um cruzamento milimétrico de Víctor García, a atirarem por cima da barra. O Sporting de Braga viu-se ao longo de 45 minutos forçado a um papel de figurante que certamente não estaria programado e que forçou Paixão a mexer na equipa no segundo tempo. Os azuis e brancos poderiam e deveriam ter construído uma vantagem mais larga.

Os bracarenses reentraram em campo com Rafa e Miljkovic nos lugares de Núrio e Erivaldo e uma clara vontade de pressionar o FC Porto em zonas mais avançadas do terreno. Após uns primeiros minutos em que esta nova atitude criou dificuldades aos Dragões, o encontro voltou à mesma toada, com Josué a obrigar por duas vezes Eduardo a defesas apertadas e Luís Castro a prosseguir a gestão do esforço da sua equipa, comn Fernando a ceder o lugar a Defour, aos 57 minutos. Porém, no minuto seguinte, o Sporting de Braga chegou ao empate, graças a um lance rápido de Pardo na direita, finalizado por Moreno. O golo não era previsível nesta fase do encontro, mas abanou-o, com os minhotos a ganhar novo alento, face a um FC Porto que manteve a política de substituições cirúrgicas (saíram também Varela e Jackson).

Os minutos que se seguiram foram os mais complicados para os Dragões, que se partiram um pouco no terreno, possibilitando à equipa da casa descobrir muitos espaços junto à área portista. Nesse período, o Sporting de Braga teve duas oportunidades de golo, por intermédio de Éder e Rafa, ambas resolvidas com grandes intervenções de Fabiano. E, nos últimos minutos, foi o FC Porto quem descobriu o caminho do golo, com Carlos Eduardo a fazer o 2-1, após cruzamento na esquerda de Josué. Já nos descontos, e com o Sporting de Braga balanceado na frente, os Dragões arrancaram para um contra-ataque de cinco avançados para dois defesas, concluído por Quintero, mais uma vez após assistência de Josué. O resultado adequa-se ao que se passou em campo, com os azuis e brancos a poderem agora surgir com mais confiança no Estádio da Luz, na quarta-feira (20h45).

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/Sporting-de-Braga-FC-Porto.aspx



2014.04.13 (19h15) - Sp. Braga 1-3 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover