12/04/14

F.C. do Porto Hóquei Patins: Liceo da Corunha 3 v F.C. do Porto Fidelidade 6 (a.g.p.) - Dragões apuram-se para a "final four" com um excelente exibição coletiva da equipa e individual de Hélder Nunes com um fantástico pocker.



«DRAGÕES APURAM-SE PARA A “FINAL FOUR” NOS PENÁLTIS
12-04-2014

​O FC Porto Fidelidade venceu, este sábado, o Liceo da Corunha, por 4-3 (6-3, após grandes penalidades), em partida dos quartos-de-final da Liga Europeia, alcançando assim a “final four” da competição pela segunda vez consecutiva. Ao intervalo, o marcador mostrava 3-0, favorável aos Dragões, tendo os marcadores dos golos dos Dragões sido Hélder Nunes (com três golos e um penálti convertido) e Vítor Hugo, com Tiago Losna a marcar também um penálti na decisão da partida.

​Foi um jogo de personalidade e querer da equipa dos Dragões, com o primeiro sinal de aviso a ser dado por Jorge Silva, que não jogou na primeira mão, a rematar com perigo à baliza da equipa 2.ª classificada da OK Liga, proporcionando uma boa defesa a Xavi Malián. Sabendo que tinha de vencer por duas bolas de diferença, depois da derrota no Dragão Caixa (1-2), o FC Porto foi assumindo as rédeas da partida, com a “permissão” do Liceo, que demonstrou, novamente, ser uma equipa bem organizada, agressiva e experiente, dando a iniciativa aos Dragões e tentando jogar no erro do adversário.

O melhor deste período estava reservado para os últimos minutos: o FC Porto pressionou mais a equipa da casa e teve uma boa oportunidade para marcar, mas Malián defendeu com a viseira um grande remate de Barreiros. O Liceo também deu um ar da sua graça, mas foi Hélder Nunes que desbloqueou o marcador, marcando o 1-0 com um grande remate à entrada da área.

Logo de seguida, Vítor Hugo, a concluir uma excelente jogada de contra-ataque, aumentou a vantagem dos portistas para 2-0, numa verdadeira demonstração de raça e querer dos Dragões. E, quando já se caminhava para o intervalo, Hélder Nunes mostrou que ainda não tinha terminado, recuperando uma bola na defesa do FC Porto e marcado o 3-0, com uma finalização notável, mesmo a alguns segundos de terminar o primeiro período.

Na segunda metade, a equipa do Liceo assumiu, como lhe competia, as despesas do jogo para tentar recuperar da desvantagem ao intervalo e, logo no início, fez o 3-1, num remate de Jordi Bargalló a meias com um colega de equipa e com alguma sorte à mistura. Eduard Lamas viu o cartão azul pouco depois e, no livre directo, Hélder Nunes completou o “hat-trick”, batendo de forma irrepreensível Malián e colocando, novamente, o FC Porto com três golos de vantagem (4-1). 

Pouco depois, começou o “show” de Edo Bosch, com defesas de grande qualidade a dois livres directos do Liceo. O jogo estava frenético e bem mais aberto que na primeira metade e, após um período de pressão elevada dos espanhóis, Toni Pérez fez o 4-2. O guardião portista manteve-se em altíssimo plano no decorrer da segunda parte mas foi incapaz de parar a “picadinha” de Jordi Bargalló, que colocou o resultado em 4-3. A dupla de arbitragem tornou-se, a partir daí, protagonista, com decisões incompreensíveis, sempre desfavoráveis aos azuis e brancos e que colocaram os portistas com os nervos em franja.

A décima falta dos espanhóis deu origem a um livre directo para os portistas, mas Caio enviou a bola ao poste. Nos últimos momentos do tempo regulamentar, foram os comandados de Tó Neves a tentar chegar à vantagem, com Caio, novamente, a criar duas excelentes situações que não conseguiu concretizar – e, até ao final da partida, não houve mudanças no resultado, tendo o 4-3 final levado a prolongamento (5-5 no total das duas mãos e, no hóquei em patins, os golos "fora" não contam a dobrar como noutras modalidades).

Na primeira parte do tempo suplementar, foi o Liceo que teve as melhores oportunidades para alcançar algo mais, com mais domínio de bola e um jogo mais “vertical”, pouco comum até para a equipa espanhola. O FC Porto aguentou a pressão e, já na segunda parte, o jogo foi calculista por parte de ambas as equipas, passando o resultado para a decisão através da marca de grande penalidade.

Na lotaria dos penáltis, emergiram Tiago Losna e, novamente, Hélder Nunes, com um golo cada, bem como um gigante Edo Bosch (quatro defesas), qualificando os Dragões para a “final four”, com uma vitória por 7-5 (dois penáltis marcados, nenhum sofrido). O FC Porto desforrou-se, assim, do Liceo, duas vezes campeão europeu nos últimos três anos, deixando sempre os Dragões pelo caminho. Os possíveis adversários do FC Porto Fidelidade para a fase final da prova serão conhecidos durante este sábado, sendo que a “final four” está agendada para 3 a 4 de Maio, em local ainda a designar.

FICHA DE JOGO

LICEO DA CORUNHA-FC PORTO FIDELIDADE, 3-4 (5-7 após grandes penalidades)
Liga Europeia, quartos-de-final, segunda mão
12 de Abril de 2014
Palacio de Deportes de Riazor, Corunha, Espanha

Árbitros: Gianni Fermi e Ulderico Barbarsi (Itália)

LICEO DA CORUNHA: Xavi Malián (g.r.), Eduard Lamas, Lucas Ordoñez, Josep Lamas e Jordi Bargalló (cap., 2)
Jogaram ainda: Toni Pérez (1) e Juanjo Lopéz
Treinador: Carlos Gil

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.); Jorge Silva, Ricardo Barreiros, Pedro Moreira e Reinaldo Ventura (cap.)
Jogaram ainda: Caio, Vítor Hugo (1), Hélder Nunes (3+1 g.p.) e Tiago Losna (1 g.p.)
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 0-3
Marcadores: Hélder Nunes (3), Vítor Hugo, Jordi Bargalló (2), Toni Pérez
Penáltis: Tiago Losna marcou (0-1), Toni Pérez falhou, Reinaldo Ventura falhou, Lucas Ordoñez falhou, Hélder Nunes marcou (0-2), Juanjo Lopéz falhou, Jorge Silva falhou, Bargalló falhou.
Disciplina: cartão azul a Eduard Lamas.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Drages-apuram-se-para-a-final-four-nos-penaltis.aspx


Hóquei em Patins: Liceo 3-6 FC Porto Fidelidade (2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europeia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover