22/04/14

Ambiente e Ecologia - Cientistas da Universidade de Vermont, Canadá, foram surpreendidos com a descoberta de vestígios de uma paisagem pré-histórica por baixo da camada de gelo de 3.200 quilómetros, da Gronelândia.

Gelo da Gronelândia esconde paisagem pré-histórica

«Gelo da Gronelândia esconde paisagem pré-histórica

Cientistas da Universidade de Vermont, Canadá, foram surpreendidos com a descoberta de vestígios de uma paisagem pré-histórica por baixo da camada de gelo de 3.200 quilómetros, da Gronelândia.

“Encontrámos solo orgânico que se manteve preservado por baixo da camada de gelo durante 2.7 milhões de anos”, conta o geólogo Paul Bierman, da Universidade de Vermont, em comunicado de imprensa.

Esta descoberta indica que a camada de gelo da Gronelândia poderá existir há muito mais tempo do que se pensava, tendo ‘sobrevivido’ a diversos períodos de aquecimento global. A descoberta foi divulgada este mês no jornal Science.

A Gronelândia é um local de grande interesse científico e ambiental uma vez que a sua camada de gelo (a segunda maior do mundo depois da Antártica) poderá influenciar, em caso de aquecimento, a subida do nível do mar.» in http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Gelo-da-Gronel%C3%A2ndia-esconde-paisagem-pr%C3%A9-hist%C3%B3rica_19464.html


(Gelo da Gronelândia tem derretimento recorde, conforme Nasa.)


(Fantástico - Derretimento da geleira na Gronelândia - "Terra, que tempo é esse")


(A Gronelândia e os sentimentos ambíguos pelo aquecimento global)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover