08/04/14

Amarante Restauração - O Café-Bar S. Gonçalo, em Amarante, integra a recém-criada Associação dos Cafés com História, uma organização sem fins lucrativos que pretende, até final do ano, criar uma rota, que seja declarada de interesse turístico, para alguns dos cafés mais antigos de Portugal.



«Café-Bar S. Gonçalo integra Rota de Cafés com História

O Café-Bar S. Gonçalo, em Amarante, integra a recém-criada Associação dos Cafés com História, uma organização sem fins lucrativos que pretende, até final do ano, criar uma rota, que seja declarada de interesse turístico, para alguns dos cafés mais antigos de Portugal.

A Associação pretende contribuir para o estudo, defesa, conservação, preservação e divulgação da história e do património material e imaterial dos diversos cafés que a integram, contribuindo para a sua revitalização e recuperação, tornando-os parte do património público.

Fundado na década de trinta do século XX, o Café-Bar, com uma localização privilegiada no Largo de S. Gonçalo, é uma referência no quotidiano amarantino. Rico em história e tradições, tem sido, desde sempre, um espaço acarinhado pelos amarantinos e local de discussão dos temas que mais “aquecem” a sociedade, transformando-se num símbolo do património social e cultural do concelho.

O Café Bar S. Gonçalo, situado na Praça da República, foi fundado pelos irmãos Rodrigo, Ismael e Belchior Queiroz, algures na década de trinta do século XX, tendo sido frequentado por ilustres amarantinos, de onde se destacam Teixeira de Pascoaes, Ilídio Sardoeira, Augusto Casimiro, Albano Sardoeira, António do Largo Cerqueira, entre muitos outros.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTQyMSI7fQ==


(Ensemble de Clarinete e Percussão)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover