15/04/14

Amarante Comércio – A Segunda Mostra de Achéres decorreu entre o dia 28 de março e 6 de abril na galeria do centro comercial Le Grande Cédre em Achères, que contou com produtos provenientes de Amarante, levados por mais de 15 comerciantes/ produtores dos quais se destacam: doces, vinhos, fumeiros, licores, mel, e artesanato: têxtil, cortiça, calçado, produtos de beleza e até mesmo metálico.

Produtos amarantinos mostraram-se em Achères
Produtos amarantinos mostraram-se em AchèresProdutos amarantinos mostraram-se em Achères


«PRODUTOS AMARANTINOS MOSTRARAM-SE EM ACHÈRES

AMARANTE – A Segunda Mostra de Achéres decorreu entre o dia 28 de março e 6 de abril na galeria do centro comercial Le Grande Cédre em Achères, que contou com produtos provenientes de Amarante, levados por mais de 15 comerciantes/ produtores dos quais se destacam: doces, vinhos, fumeiros, licores, mel, e artesanato: têxtil, cortiça, calçado, produtos de beleza e até mesmo metálico.

Conforme as espectativas houve um aumento na venda dos produtos que marcaram presença nesta edição. Registou-se uma grande adesão por parte da comunidade portuguesa em Achères, assim como de outras nações que vivem na região (principalmente da francesa) que demonstraram um grande interesse pela Mostra Amarantina. Foram deixadas ainda, por parte dos visitantes, palavras de apreço aos responsáveis pela iniciativa, valorizando o envolvimento e a qualidade demonstrados.

Os vinhos foram uma das grandes apostas da Mostra que decorreu em solo francês. Foi dada a conhecer a excelente qualidade dos vinhos verdes Amarantinos, que apesar de apresentarem pequenas diferenças (a nível do produto final) foram um dos principais focos da procura dos visitantes. De acordo com Ricardo Mendes representante da Quinta de Silvoso: “O evento foi muito interessante, como foi a primeira vez que fui, o principal objetivo passou por fazer uma análise de mercado; e embora as vendas tenham sido positivas, o que mais me agradou foi a divulgação dos produtos que levei. A Mostra em si foi muito importante e estamos muito contentes com a recetividade aos nossos produtos. Agradeço à CMA pelo convite que me foi feito, a toda a equipa do E. Leclerc que foi bastante prestável e aos representantes da Geminação. Esta experiência terá sem dúvida de ser repetida.”

Representando os Fumeiros Amarantinos, esteve a empresa Fumeiro de São Gonçalo (atualmente com várias distinções nacionais que assinalam os melhores fumeiros). As vendas dos produtos fumados repartiram-se de forma equitativa, podendo ser destacados os presuntos e enchidos. Segundo Davide Cardinale: “Esta edição foi um sucesso e em relação à feira anterior superou todas as espectativas. Espero que este evento se possa realizar todos os anos e dentro dos mesmos parâmetros. Espero ser convidado outra vez!”

Estiveram ainda presentes produtos artesanais, que foram também bastante procurados, desde têxteis feitos em tear (de madeira artesanal, com demonstração in loco), couros, sapatos, porta-chaves, cintos, entre outros produtos, passando ainda pela bijuteria feita de cortiça. De entre os produtos artesanais podem ainda ser referidos materiais cosméticos feitos com base em mel e leite de burra. Citando Marta Cruz produtora dos produtos têxteis: “A feira foi muito positiva. Notou-se uma grande evolução em relação ao ano anterior, havia uma maior variedade de produtos, o que fez com que as pessoas falassem na feira (um pouco de promoção boca a boca), o que fez com que o número de visitantes tenha aumentado significativamente em relação ao ano anterior.”

Um outro ponto da cultura Amarantina dada a conhecer em Achéres passou pela doçaria tradicional/ doces conventuais. Os emigrantes portugueses aproveitaram para “matar a saudade” e comprar os célebres doces conventuais enquanto os nativos aproveitaram mais a doçaria em geral; de entre os produtos vendidos um grande destaque para as natas que atingiram um valor de vendas exponencialmente superior ao registado na edição anterior. Elisabete Pinheiro (responsável e pasteleira da casa Brisa Doce) refere: “A organização foi excelente, desde toda a ajuda prestada pelos colaboradores da CMA e Câmara de Achéres assim como os representantes da Geminação a quem deixo um especial agradecimento.”

Por último, mas não menos importante resta referir a introdução do azeite na mostra, um produto que não tinha estado presente na edição anterior, que foi também um sucesso. Assim em representação do Lagar das Carvalhinhas, Susana Pinto assume: “Partimos para a semana portuguesa de Achéres, com o objetivo de venda, mas principalmente, com objetivos de promoção dos nossos produtos no ‘mercado da Saudade’, ao mesmo tempo, pretendíamos aproveitar a oportunidade para sondar o mercado local” acrescentando que “todos os objetivos foram cumpridos com sucesso e com boas perspetivas de futuro”.

Na Segunda Mostra de Achéres esteve também presente o Vereador da CMA responsável pelo empreendedorismo e inovação, André Magalhães que refere: “ (…) A adesão à feira e aos produtos comercializados superou as expectativas o que resultou em rutura de stocks durante o evento para muitos dos expositores. Para além da venda no local, um dos nossos principais objetivos foi o de criar novos canais e parcerias comerciais para que os produtos amarantinos possam aceder a novos mercados nomeadamente o mercado francês. (…) Perante tudo isto ficamos muitos satisfeitos com os resultados obtidos e cremos que no futuro muito mais se pode fazer através desta iniciativa.”» in http://local.pt/portugal/norte/produtos-amarantinos-mostraram-se-em-acheres/


(Acheres x Amarante - semana comercial centro Lecler em Acheres)


(Amarante 15 anos Geminacao com Acheres)


(Achères e Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover