21/03/14

Liga Europa: Nápoles 2 vs F.C. do Porto 2 - Graças a uma exibição de grande generosidade e sofrimento, mas também com momentos de grande classe, os Dragões passaram às meias finais da Prova!



«ARTE, SUOR E SOFRIMENTO
20-03-2014

​Graças a uma exibição de grande generosidade e sofrimento, mas também com momentos de grande classe, o FC Porto empatou esta quinta-feira no terreno do Nápoles, por 2-2, e avança assim para os quartos-de-final da Liga Europa. Os Dragões estiveram quase 50 minutos em desvantagem, mas depois o suplente Ghilas voltou a ser herói, tal como em Frankfurt, abrindo caminho para a "obra prima" de Quaresma que fez o 1-2 e praticamente fechou a eliminatória. Num encontro em que também se destacaram Luís Castro - pela forma como mexeu na equipa - e o guarda-redes Fabiano, o resultado é inteiramente dedicado a Helton.

Abdoulaye e Alex Sandro estavam indisponíveis, e Maicon viajou com a equipa mas ficou de fora dos 18 escolhidos. Por isso, na defesa estrearam-se como titulares em competições europeias os jovens Reyes (central de 21 anos) e Ricardo (20 anos), aqui adaptado a lateral-esquerdo. Isto para não falar na ausência do guarda-redes e capitão Helton. Não foi de estranhar que os momentos iniciais tenham sido de intensa pressão do Nápoles, que tinha de recuperar uma desvantagem de 1-0 trazida do Dragão, e que essa mesma pressão tenha causado embaraços a uma estrutura defensiva que alinhava em conjunto pela primeira vez.

Dos primeiros 15 minutos, porém, fica como único registo de relevo um remate cruzado de Henrique, que por pouco não batia Fabiano. Quando os portistas pareciam começar a estabilizar, Pandev fez o 1-0 num lance muito rápido, em que foi assitido por Higuaín e "picou" a bola sobre o guardião portista, que brilhou meia-hora depois, com uma "mancha" preciosa face a Insigne. Nesse momento, o FC Porto começava a trocar mais a bola, o que parecia ser a melhor estratégia para enfrentar um adversário que esperava os Dragões no seu meio-campo para lançar os avançados nas costas da defesa azul e branca. Um cabeceamento ao lado de Jackson, após canto de Quaresma, aos 33 minutos, foi o lance ofensivo mais perigoso na primeira parte.

Fabiano voltou a brilhar aos 51 minutos, ao efectuar de novo uma "mancha" sobre Insigne, evitando o segundo golo dos italianos. O FC Porto respondeu de bola parada, com Carlos Alberto, aos 57, a "pentear" um livre de Quaresma, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo de Reina: Os minutos seguintes foram novamente de grande pressão napolitana, com Fabiano, de novo, a evitar o golo, que desta vez seria de Higuaín. Luís Castro reagiu de pronto, com as entradas de Josué e Ghilas, para os lugares de Carlos Eduardo e Varela. Ambos entraram de forma magnífica em jogo e a janela de oportunidade do Nápoles para passar para a frente da eliminatória fechou-se.

Ghilas, que já tinha sido o herói em Frankfurt, marcou apenas três minutos depois de entrar: Jackson rodou a meio-campo e passou a Fernando, que isolou o argelino para uma finalização fria. O Nápoles ficava obrigado a marcar dois golos e o vulcão de San Paolo, até aí em erupção, extinguiu-se. Os Dragões aproveitaram o momento e Defour, em contra-ataque, atirou ao poste, aos 72 minutos. Quatro minutos depois surgiu Quaresma, num grande momento de futebol que começou num calcanhar de Josué e que o camisola sete finalizou depois de ultrapassar três adversários.

A passagem aos quartos-de-final estava praticamente garantida, porque os italianos não tinham forças nem tempo para marcar três golos. Zapata ainda empatou para o Nápoles, já nos descontos, mas o mais importante estava garantido, com dedicatória especial para Helton, cuja lesão no calcanhar o vai afastar muito tempo dos relvados, mas não do convívio com as vitórias azuis e brancas.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2013%20-%202014/arte-suor-e-sofrimento-3-20-2014.aspx


2014.03.20 (20h05) - Napoli 2-2 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover