10/03/14

Amarante Vitivinicultura - O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, inaugurou, a 1 de março, o Centro Interpretativo do Vinho Verde, em Gatão, tendo, na ocasião, elogiado a iniciativa e exortado os produtores do Município a trabalharem em conjunto na afirmação daquele produto, dizendo que ele está intrinsecamente associado à marca Amarante.



«José Luís Gaspar inaugurou Centro Interpretativo do Vinho Verde
2014/03/07

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, inaugurou, a 1 de março, o Centro Interpretativo do Vinho Verde, em Gatão, tendo, na ocasião, elogiado a iniciativa e exortado os produtores do Município a trabalharem em conjunto na afirmação daquele produto, dizendo que ele está intrinsecamente associado à marca Amarante.

No mesmo sentido foram as palavras de Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que reconheceu a necessidade da existência de escala e dimensão para ser possível competir no mercado global. E, em consequência, valorizou a criação de uma marca forte, que reúna vários produtores, de forma a ser possível responder às solicitações do mercado.

Antes, Joaquim Pinheiro, Presidente da Junta da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Cepelos, Madalena e Gatão, havia, na sua intervenção, dado relevo ao empenho da Junta anterior na criação do Centro Interpretativo do Vinho Verde e salientado a colaboração do Município na conclusão do projeto.

Sobre a importância da iniciativa, diria: “Estamos (…) perante uma obra cujo investimento reflete a importância que o vinho tem para esta comunidade. Ao inaugurarmos este espaço, damos dimensão à nossa cultura e à nossa população. Percorrer este pequeno edifício, observar a decoração interior e o pequeno espaço museológico (ainda e sempre em construção) é também reviver outros tempos. No entanto, o que aqui encontramos não são restos de um passado morto e cristalizado, mas, antes, a memória viva de uma história humana cujo presente só se pode compreender se mantiver uma relação forte com o passado e com o futuro”.

E mais adiante: “Não pretendemos, neste espaço, de forma alguma, fazer uma apresentação exaustiva sobre a produção do vinho, mas sim divulgar esse produto e esses saberes, como parte integrante da cultura de uma região. Esta região deve ter honra e orgulho no que é capaz de fazer e de produzir”.

O Centro Interpretativo do Vinho Verde, em Gatão, resulta da adaptação da antiga escola do Assento, onde foi construído um pequeno auditório, uma sala de provas e uma área museológica relacionada com a produção do vinho.

Na transformação do edifício foram investidos 154 mil euros, tendo 67 e 500 euros sido financiados pelo PRODER, através da Dólmen.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTM5MiI7fQ==

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover