16/02/14

Liga ZON Sagres: Gil Vicente 1 vs F.C. do Porto 2 - ​Dois golos de Varela - o segundo dos quais após um "slalom" de uns 40 metros - permitiram ao FC Porto vencer este domingo no terreno do Gil Vicente!



«"BIS" DE VARELA QUEBRA ENGUIÇO
16-02-2014

​Dois golos de Varela - o segundo dos quais após um "slalom" de uns 40 metros - permitiram ao FC Porto vencer este domingo no terreno do Gil Vicente, por 2-1, e regressar assim à segunda posição da Liga portuguesa, a quatro pontos do líder Benfica. Os Dragões quebraram um enguiço que já tinha mais de oito anos: desde Novembro de 2005 que não venciam em Barcelos, tendo como registo dois empates e uma derrota.

Sem Carlos Eduardo, ainda a recuperar de lesão, o "onze" dos Dragões foi exactamente o mesmo da recepção ao Paços de Ferreira (3-0), há uma semana. E, ao contrário de outros encontros recentes, desta vez o FC Porto entrou bem no jogo. Logo nos primeiros cinco minutos, Jackson e Quaresma tiveram remates perigosos, mas não conseguiram marcar. Aos dez minutos, Josué tirou dois adversários do caminho e ficou em boa posição, mas o remate saiu por cima da baliza do GIl Vicente.

O relvado, como esperado, apresentou-se pesado e demasiado mole, não favorecendo o jogo rápido e de troca de bola dos Dragões. Face a um adversário cauteloso e que apostava apenas no contra-ataque, o plano do treinador Paulo Fonseca parecia apontar para a obtenção de um golo cedo, antes que as condições do terreno se degradassem ainda mais. E o desejado golo surgiu mesmo aos 18 minutos: Herrera arrancou um excelente cruzamento da direita e Varela antecipou-se a Gabriel e cabeceou para o 1-0.

A matriz do encontro não se alterou até ao intervalo. Foi o FC Porto a ficar perto do segundo golo em três ocasiões, após remates de Josué (22 minutos), Danilo (24) e Jackson (40). A melhor destas situações foi mesmo a criada por Danilo, cujo remate de pé esquerdo bateu caprichosamente no poste. Da parte do Gil Vicente, apenas Brito, à passagem da meia hora, assustou os Dragões, que tiveram em Herrera o grande dínamo do meio-campo, durante os 90 minutos.

O segundo tempo até começou com um susto para Helton - Hugo Vieira esteve perto de desviar a bola para a baliza defendida pelo brasileiro -, mas foi o FC Porto a fazer o 2-0. Varela galgou meio campo com a bola antes de rematar de pé esquerdo, aos 53 minutos. Os Dragões pareciam estar perto de resolver o encontro, mas o Gil Vicente reduziu apenas dois minutos depois, por intermédio de Hugo Vieira, num lance confuso.

O golo da equipa da casa também não mexeu muito no equilíbrio de forças da partida: o FC Porto continuou a dominar as operações a partir de uma nítida superioridade a meio-campo e criou várias ocasiões junto da baliza contrária. Com o passar do tempo, os minhotos foram correndo mais riscos e abrindo mais espaços atrás, mas sem conseguir criar perigo na frente. Varela - que parece ter sido agarrado na área gilista aos 58 minutos - esteve perto do "hat-trick", aos 70, mas rematou por cima quando tinha tudo para fazer o 3-1.

Depois do 2-1, o Gil Vicente não criou qualquer lance de aflição para a baliza de Helton, limitando-se a despejar algumas bolas para a área portista. De qualquer forma, o FC Porto não merecia que a incerteza em relação ao vencedor da partida se prolongasse até ao apito final, tal foi a superioridade evidenciada. Com uma exibição uns furos acima dos últimos encontros - e que permitiu a estreia de Mikel em encontros oficiais na principal equipa azul e branca - , a confiança parece reforçada para o regresso das competições europeias, já esta quinta-feira, com a recepção ao Eintracht Frankfurt.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/-bis-de-varela-quebra-enguico-2-16-2014.asp


Gil Vicente vs FC Porto (0-1)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover