09/02/14

Liga ZON Sagres - F.C. do Porto 3 vs Paços de Ferreira 0 - Com golos de Quaresma (de penálti), Jackson Martínez (que assim passou para o primeiro lugar da lista de marcadores, com 14 golos) e Ricardo, o FC Porto venceu este domingo o Paços de Ferreira, e ascendeu, pelo menos provisoriamente, ao segundo lugar da Liga portuguesa, com 39 pontos.



«TRÊS GOLOS, TRÊS PONTOS E MAIS PERTO DO TOPO
09-02-2014

​Com golos de Quaresma (de penálti), Jackson Martínez (que assim passou para o primeiro lugar da lista de marcadores, com 14 golos) e Ricardo, o FC Porto venceu este domingo o Paços de Ferreira, por 3-0, e ascendeu, pelo menos provisoriamente, ao segundo lugar da Liga portuguesa, com 39 pontos. Do vendaval que a espaços assolou o Dragão, nasceu assim uma colheita positiva: os Dragões golearam e estão mais perto do topo da prova.

Em relação ao “onze” apresentado na recepção ao Estoril, na quarta-feira, em encontro da Taça de Portugal, registaram-se quatro alterações: Abdoulaye foi titular no centro da defesa (pela primeira vez desde que regressou do empréstimo ao Vitória de Guimarães, no início do mês), Fernando regressou ao meio campo, Josué permaneceu no lugar do lesionado Carlos Eduardo (que já tinha sido substituido pelo português na quarta-feira) e Varela reocupou igualmente um lugar nas alas.

A primeira parte trouxe um filme já visto e revisto no Dragão: um adversário fechado, com todos os jogadores atrás da linha da bola, e um FC Porto com dificulades para circular a bola com velocidade e encontrar espaços. Ainda assim, os Dragões podiam ter-se colocado na frente do marcador logo ao sexto minuto: após um cruzamento de Quaresma, Rodrigo Antônio tocou a bola com a mão na grande área pacense, mas o árbitro fez vista grossa

Quem não tirou os olhos do jogo foi Helton, que impediu por duas vezes que a estratégia de contra-ataque dos forasteiros desse frutos: primeiro aos 18 minutos, a remate de Seri, e particularmente aos 25, quando Del Valle surgiu isolado e o guarda-redes portista evitou o golo com uma eficaz mancha.
A pouco e pouco, e como já vem sendo habitual, a produção atacante dos Dragões foi mellhorando com o passar dos minutos: Quaresma fez o primeiro aviso aos 29 minutos, com uma trivela, Jackson rematou ao lado em excelente posição, aos 34, e, finalmente, aos 43, surgiu o golo. O árbitro Cosme Machado não deixou desta vez passar em claro uma mão na bola de Seri e Quaresma converteu, com tranquilidade, o penálti correspondente. Foi o segundo golo em jogos consecutivos do “Mustang”, que havia marcado precisamente no mesmo minuto frente ao Estoril.

No arranque da segunda parte, o FC Porto poderia ter feito o segundo golo, com Varela a cruzar para trás, para a zona de penálti, e Josué a obrigrar Degra a uma grande defesa. Mais rápidos na reacção à perda de bola, os azuis e brancos foram espreitando os espaços nas costas da defesa pacense, que arriscou subir mais com o passar dos minutos. No entanto, essa reacção não permitiu ao Paços de Ferreira criar qualquer oportunidade de golo flagrante.

Pelo contrário, os Dragões aproveitaram os tais espaços, nos minutos finais, para construir um marcador gordo. Aos 88 minutos, Fernando recuperou a bola a meio-campo, deu para Licá - que entrou muito bem na partida - e este serviu Jackson na perfeição, com o colombiano a apenas ter de empurrar. Já nos descontos, Licá flectiu para o meio, rematou e obrigou Degra a defender para a frente. Oportuno, o recém-entrado Ricardo teve a felicidade de marcar na primeira vez em que tocou na bola. Sem realizar uma exibição brilhante, o FC Porto conseguiu vencer, numa jornada muito importante, e continua na luta pelo tetracampeonato.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/tres-golos-tres-pontos-e-mais-perto-do-topo-2-9-2014.aspx


2014.02.09 (18h45) - FC Porto 3-0 Paços de Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover