14/02/14

Arte Fotografia - Uma foto de imigrantes africanos, com telefones estendidos para o céu na esperança de captar um último sinal de rede, ganhou o primeiro prémio do mais importante concurso de fotojornalismo, o World Press Photo.



«Esta é a foto do ano, segundo a World Press Photo
14 de Fevereiro de 2014, 16:06

Uma foto de imigrantes africanos, com telefones estendidos para o céu na esperança de captar um último sinal de rede, ganhou o primeiro prémio do mais importante concurso de fotojornalismo, o World Press Photo.

A foto do americano John Stanmeyer, iluminada unicamente pela luz da lua e pelos ecrãns dos telemóveis daqueles que estão prestes a procurar "uma vida melhor", foi registada em Fevereiro de 2013, numa praia em Djibouti, local de trânsito dos imigrantes vindos da Somália, Etiópia e Eritreia.

A foto de John Stanmeyer "está ligada a tantas outras questões: ela abre a discussão sobre a tecnologia, a globalização, a migração, a pobreza, a alienação, a Humanidade", declarou um membro do júri, Jillian Edelstein.

Outro membro do júri, presidido por Gary Knight, da agência Photo VII, afirma que esta imagem dá uma ideia diferente dos imigrantes.

"Tantas fotos de imigrantes mostram pessoas desalinhadas e patéticas, mas esta imagem não é tão romântica, e por isso ela é digna", disse Susan Linfield.

Stanmeyer, nascido no estado do Illinois, nos Estados Unidos, trabalhou durante muitos anos na Ásia e em África, cobrindo a devastação causada pelo tsunami e a guerra civil no Sudão.

Segundo o seu site, ele concentra-se nas injustiças sociais, pobreza e Direitos Humanos.

A imagem de John Stanmeyer, que trabalha para a Agência Foto VII, foi feita para a National Geographic.

Cerca de 100 mil imagens foram submetidas ao júri por 5.754 fotógrafos de 132 países. O júri escolheu premiar 53 fotógrafos de 25 nacionalidades, em nove categorias.

AFP» in http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1365911.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover