31/01/14

Tecnologia e Ciência - Um conjunto de investigadores japoneses liderados por Mashira Hotta propôs uma nova forma de teletransportar energia a longas distâncias.



«Cientistas propõem método para teletransportar energia

Por enquanto é apenas um trabalho teórico, mas se conseguirmos passá-lo à prática podemos vir a ter um futuro onde não há cabos de alta tensão e a energia é teletransportada para onde for necessário.

Um conjunto de investigadores japoneses liderados por Mashira Hotta propôs uma nova forma de teletransportar energia a longas distâncias. Para já é apenas uma teoria publicada na Physical Review A, mas os cientistas pretendem começar a fazer testes em laboratório para ver até que ponto é viável.

De acordo com o PhysOrg, os cientistas descrevem uma técnica que tira partido das propriedades de luz “comprimida” ou de diferentes estados de vácuo que permitem “teletransportar” informação sobre os estados energéticos das partículas a longa distância.

Na sua proposta, os cientistas tiram partido do entrelaçamento quântico das partículas, um fenómeno onde duas partículas parecem estar ligadas e refletir as mudanças que ocorrem na outra partícula, sem haver uma ligação aparente e independentemente da distância a que estão uma da outra.

O io9 indica que ao efetuar uma medição na primeira partícula injeta-se energia quântica no sistema. Depois, ao escolher cuidadosamente a medição na segunda partícula é possível extrair a energia injetada e, deste modo, “teletransportar” energia.

Os cientistas pretender, agora, colocar a sua teoria em prática no laboratório, para perceber até que ponto isto é prático e quais as dificuldades envolvidas no processo. Hotta dá a entender que a equipa está exatamente a começar os trabalhos de laboratório.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2014-01-30-Cientistas-propoem-metodo-para-teletransportar-energia?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2014-01-31

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover