22/01/14

Ilha da Madeira - O homem que encontrou hoje de manhã o menino de 18 meses, desaparecido na Calheta, Madeira, durante três dias, disse que a criança estava sentada na floresta, debilitada, molhada, com frio e fome.





«Criança encontrada na Madeira estava molhada, com frio e fome

O homem que encontrou hoje de manhã o menino de 18 meses, desaparecido na Calheta, Madeira, durante três dias, disse que a criança estava sentada na floresta, debilitada, molhada, com frio e fome.

"A criança estava sentada, debilitada, tinha frio, estava com fome e molhada", relatou à agência Lusa Manuel Teixeira, um levadeiro (homens que controlam a distribuição da água de rega na Madeira), de 61 anos e 40 de experiência profissional.

"Estou muito contente. Feliz por tê-la encontrado, porque se trata de um ser humano, uma criança que não tem defesa, não se pode defender em nada", desabafou.

Manuel Teixeira explicou à Lusa que hoje de manhã quando ia com os companheiros para o trabalho na Levada do Lameiro, na zona alta da Calheta (oeste da Madeira), ouviu "um choro de criança".

"Eu disse aos outros: parece que está uma criança a chorar", relatou o levadeiro, adiantando que fizeram silêncio e voltaram a ouvir o choro.

Então, exclamou: "É o pequeno!". De imediato, todos largaram as sacolas e os chapéus-de-chuva que transportavam e foram para o meio do mato procurar.

"Encontramos o pequeno no meio do mato", lembrou, mencionando que o menino estava a cerca de "30 metros abaixo da levada, no meio da feiteira e dos eucaliptos".

Depois, "chamei a Polícia e peguei no pequeno" disse, referindo que as autoridades lhe deram a indicação para "não tocar nele, nem lavá-lo", pelo que decidiu levar a criança para a levada.

A criança estava no meio da feiteira, a uma distância de aproximadamente 30 metros abaixo da levada, mas a cerca de 20 metros acima de um trilho que vai dar à casa do tio Vicente, de onde, no domingo, desapareceu durante uma confraternização familiar e que fica sensivelmente a um quilómetro de onde foi encontrada.

O menino de 18 meses, que estava desaparecido desde a tarde domingo no concelho da Calheta, foi encontrado hoje de manhã vivo e "clinicamente bem" de saúde na Levada Nova.

Este curso de água tem um total de cerca de 79 metros de extensão e divide-se em duas partes na central eléctrica da Calheta, uma para a Ponta do Pargo e outra para o concelho da Ponta do Sol.

O menino está em observação no Hospital do Funchal.

O coordenador da Polícia Judiciária (PJ) na Madeira, Eduardo Nunes, disse à Lusa que "as últimas diligências, os últimos acontecimentos, podem levar a pensar que estamos perante um crime de rapto".

O responsável assegurou que "continuam em aberto todas as possibilidades". "A PJ vai continuar a investigar, enquanto não estiver resolvido este caso", afirmou.

O levadeiro que encontrou a criança foi uma das pessoas ouvidas hoje pela PJ, a qual continua a desenvolver diligências para apurar o que se passou com o menino nos últimos três dias e noites.

Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=97500

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover