11/01/14

Amarante Religião - Ontem foi dia da São Gonçalo de Amarante que será comemorado amanhã, domingo dia 12 de janeiro, e para mim, as festas em Honra de São Gonçalo deveriam ser nestes dias, sem prejuízo das Festas do Junho em Amarante!




Quadras a São Gonçalo

"S. Gonçalo de Amarante
Brincalhão e galhofeiro,
Vós sempre fostes das velhas
Devoto casamenteiro.

São Gonçalo de Amarante
Santo bem casamenteiro
Antes de casar as outras
A mim casai-me primeiro

S. Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casas as novas?
Que mal te fizeram elas?

Se fordes ao S. Gonçalo
Trazei-me um S. Gonçalinho.
Se não puderdes co'ele grande,
Trazei-me um pequenininho!

São Gonçalo de Amarante
Casai-me que bem podeis,
Já tenho teias de aranha,
Naquilo que vós sabeis.

São Gonçalo de Amarante
Feito de pau azevinho
Dai-me força no vergalho;
Como porco no focinho

São Gonçalo de Amarante
Que estás virado prá vila
Virai-vos pró outro lado
Que vos dá o sol na pila

S. Gonçalo já é velho,
É velho, é maganão,
Quando passa pelas moças,
Arrefia, aperta a mão!

Róla, róla, Sam Gonçalo
Por esse mundo abaixo
Que eu perdi meu amor,
Eu vou-me a ver se o acho!

As freiras de S. Gonçalo
Tocam e bailam no coro,
A culpa é da abadessa
Que não lhes faz ter miolo!

São Gonçalo não quer missa
São Gonçalo não quer esmola
São Gonçalo quer uma festa
De rebeca e de viola

Oh! Meu senhor São Gonçalo
Feito do pau da Cajá
Sapiranga dentro dos olhos
De quem veio pra namorar

Oh! Meu senhor São Gonçalo
Aqui tens duas donzelas
Uma já não é bem moça
E a outra já falam dela"



«Santo casamenteiro

São Gonçalo, casamenteiro das velhas, segundo dizem os populares. Mas nos dias de hoje nem só S. Gonçalo faz casamentos. Ele próprio é casado, a torto e a direito, com diversas causas e coisas. Casam-no com a cidade (ou com o concelho?), com feriados municipais, com turismo, com mensagens de boas festas, até com campanhas eleitorais, construções e outras coisas mais. É, nos dias que correm, um santo “popular” e, certamente, bastante ocupado.

Este ano o dia 10 de Janeiro, dia de S. Gonçalo, foi a um sábado e, portanto, um “quase-feriado”, que certamente satisfez aqueles que defendem, intransigentemente, a comemoração do feriado municipal neste dia, usando também como argumento muitas grandes cidades, onde se incluem Porto e Lisboa, que comemoram o seu feriado municipal no dia dos santos padroeiros, embora exista o pequeno pormenor desses dias acontecerem em tempo de veraneio, logo mais apropriados a todo o tipo de celebrações.

No Inverno, seja em termos religiosos, culturais ou turísticos, o feriado municipal terá sempre piores condições para ser celebrado.

No Verão, os dias são maiores e mais propícios para todos os eventos que se queiram realizar, quer em nome de S. Gonçalo, quer em nome do Município de Amarante. A reclamação, de alguns, da falta de eventos no dia 8 de Julho não parece valer de argumento para a mudança da comemoração do feriado.

Se um não é feriado, existem eventos a realizar, mas faltam condições e o outro é feriado, tem condições mas faltam eventos, porque não comemorar o dia de S. Gonçalo, feriado municipal, em... 8 de Julho? Seria sui generis, não há dúvidas, mas demonstraria, na prática, generosidade e abertura de todas as partes» in http://bemvindoamarante.com.sapo.pt/CultoS.goncalo.htm



"São Gonçalo" - Brigada Victor Jara

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover