30/01/14

Amarante Religião - A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão em colaboração com a União das Freguesias de São Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão, vai realizar, no dia 2 de fevereiro, a Marcha de S. Sebastião, seguida de uma caminhad



«Caminhada de São Sebastião em Amarante

A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão em colaboração com a União das Freguesias de São Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão, vai realizar, no dia 2 de fevereiro, a Marcha de S. Sebastião, seguida de uma caminhada. A título excecional, este ano, a marcha realizar-se-á nesta data, dia da Festa de Nossa Senhora da Piedade em S. Veríssimo - Amarante.

Pretende-se com esta iniciativa recuperar a antiga tradição amarantina, designada de "Marcha de S. Sebastião" que a paróquia e a antiga freguesia de S. Veríssimo realizavam na cidade de Amarante, no dia 19 de janeiro ou no Domingo seguinte. Esta antiga tradição relacionada com o culto e a devoção ao mártir S. Sebastião, tinha por objetivo afastar a peste, a fome e a guerra.

A concentração far-se-á no Largo da Igreja de S. Veríssimo às 9 horas. A participação na iniciativa tem um custo de cinco euros, que inclui marcha, caminhada, seguro e almoço, ou dois euros e cinquenta cêntimos, que inclui marcha, caminhada e seguro.

Da ementa do almoço constam as tradicionais papas de S. Veríssimo (também designadas de papas da peste), acompanhadas de rojões. Para quem não gostar ou não apreciar papas terá em sua substituição arroz com rojões.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=217:caminhada-de-sao-sebastiao-em-amarante&catid=88:passeios-pedestres-e-outros&Itemid=69

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover