28/02/13

F.C. do Porto Atletas - Jackson Martinez eleito o melhor de fevereiro, sendo que foi seguido do colega de equipa João Moutinho, com 16,1, enquanto o avançado do Benfica Lima foi o terceiro mais votado, com 11,6 por cento!



«Jackson Martinez eleito o melhor de fevereiro

O sul-americano foi seguido do colega de equipa João Moutinho, com 16,1, enquanto o avançado do Benfica Lima foi o terceiro mais votado, com 11,6 por cento.

Jackson Martinez, do FC Porto, e Miguel Rosa, do Benfica B, foram hoje eleitos os melhores jogadores de fevereiro dos dois campeonatos profissionais de futebol.

No prémio atribuído mensalmente pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e Sindicato de Jogadores, o avançado colombiano dos bicampeões nacionais mereceu 22,9 por cento dos votos atribuídos para os jogadores da I Liga.

O sul-americano foi seguido do colega de equipa João Moutinho, com 16,1, enquanto o avançado do Benfica Lima foi o terceiro mais votado, com 11,6 por cento.

Para a II Liga, Miguel Rosa recolheu 15,9 por cento dos votos, seguido de Joeano, do Arouca, com 13,4 por cento, e Luís Aurélio, do Tondela, com 10,7.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/02/28/jackson_martinez_eleito_o_melhor.html 

(Jackson 'Cha Cha Cha' Martínez - FC Porto 2012/13)

Espaço - A primeira observação direta de um planeta em formação foi obtida por astrónomos através do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, organização a que Portugal pertence!



«Nascimento de planeta observado pela primeira vez

A primeira observação direta de um planeta em formação foi obtida por astrónomos através do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, organização a que Portugal pertence.

Uma equipa internacional de astrónomos obteve aquela que parece ser a primeira observação direta de um planeta em formação, ainda envolvido por um espesso disco de gás e poeira que orbita a estrela jovem HD 100546, situada a 335 anos-luz da Terra.

Desde 1995, quando foi descoberto o primeiro planeta extrassolar, já foram observados várias centenas de sistemas planetários, mas até agora nenhum planeta tinha sido observado em pleno processo de formação, envolvido no disco de material que circunda a jovem estrela progenitora.

Os astrónomos, liderados por Sascha Quanz, investigador do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suiça), utilizaram o supertelescópio Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), organização a que Portugal pertence. O VLT está localizado no Deserto do Atacama, no Chile.

70 vezes mais afastado do que a Terra do Sol

A estrela HD100546 tem sido muito estudada e foi já sugerida a existência de um planeta gigante situado sete vezes mais longe da estrela do que a Terra se encontra do Sol. O candidato a planeta agora descoberto, um gigante gasoso semelhante a Júpiter, localiza-se dez vezes mais longe do que se pensava, isto é, 70 vezes mais afastado do que a Terra do Sol.

"Até agora, a formação de planetas tem sido um tópico desenvolvido essencialmente por simulações de computador", explica Sascha Quanz. "Se se confirmar que a nossa descoberta é efetivamente um planeta em formação, então pela primeira vez os cientistas poderão estudar de forma empírica o processo de formação planetária e a interação entre um planeta em formação e o seu meio circundante, desde a fase primordial".

De acordo com as atuais teorias, os planetas gigantes crescem ao capturar algum do gás e poeira que restam após a formação de uma estrela. Os astrónomos descobriram várias características na nova imagem do disco em torno da HD100546 que apoiam esta hipótese. E existem indícios de que as regiões em volta do novo planeta estejam a ser aquecidas pelo processo de formação.» in http://expresso.sapo.pt/nascimento-de-planeta-observado-pela-primeira-vez=f790318#ixzz2MDzFhUK2


(Filme da origem do Universo)

Taça da Liga - S.C. de Braga 0 vs S.L. Benfica 0 (3-2 a.g.p.) - Bracarenses estão na final da Taça da Liga!



«Quim leva Braga à final pela primeira vez 

Finalista teve de ser encontrado através da marca das grandes penalidades, depois de o jogo ter terminado 0-0 no tempo regulamentar.

O SC Braga venceu, esta quarta-feira, em casa o Benfica na meia-final da Taça da Liga e apurou-se para a final da edição 2012/2013 da Taça da Liga. Os bracarenses foram mais forte nas grandes penalidades (4-2). 

A formação orientada por José Peseiro marca presença pela primeira vez na final, naquela que é única prova que ainda pode ganhar esta temporada. Em sete edições, esta é segunda vez que o Benfica não marcará presença na final.

Em relação à vitória por 3-0 sobre o Paços de Ferreira para o campeonato nacional, Jorge Jesus mudou mais de meia equipa titular. Do último "onze", apenas Artur, Luisão e Cardozo se mantém. O treinador do Benfica apresentou as seguintes novidades: Roderick, Carlos Martins, Rodrigo, Gaitán, Urreta, Melgarejo, Jardel e André Almeida.

Quanto ao SC Braga, face ao triunfo por 3-2 sobre o Vitória de Guimarães, o treinador José Peseiro foi mais comedido nas alterações e fez apenas três, promovendo a entrada de Sasso, Ruben Amorim e Baiano para os lugares de Elderson, Mauro e João Pedro.

Na primeira parte do desafio das meias-finais da Taça da Liga, a equipa orientada por José Peseiro foi a que esteve mais perto do golo, mas pela frente encontrou um Artur, muito assobiado no Estádio Axa - por já ter defendido as cores bracarenses - seguro entre os ferros da baliza encarnada. O guardião do Benfica parou os remates de Custódio (23') e Mossoró (23 e 27').

Apesar do bom início do Benfica, com um remate de Rodrigo à barra da baliza de Quim, aos cinco minutos, a equipa da cidade de Braga dominou ofensivamente o clube da Luz.

Ao intervalo, o marcador do Estádio do Axa apresentava um 0-0.

Na segunda parte, já com Aimar em campo, para o lugar de Cardozo, o Benfica voltou a entrar melhor e, tal como aconteceu na etapa anterior, Quim voltou a negar o golo a Rodrigo. Na resposta logo ao minuto seguinte, o SC Braga quase abria o marcador, mas Éder falhou o alvo por centímetros.

À semelhança da primeira parte, o SC Braga continuou a ser a equipa mais perigosa, perante um Benfica quase "invísivel" ofensivamente.

Nos instantes finais do tempo regulamentar, o jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipas a procurarem o golo, para evitar assim as grandes penalidades. Durante os últimos minutos, jogadores e equipa técnica do Benfica reclamaram um penálti não assinalado, por alegada falta sobre Gaitán na área bracarense.

Fim dos 90 minutos e o primeiro finalista da Taça da Liga teria de ser encontrado através da marca das grandes penalidades. Aqui, Alan falhou para o SC Braga e Luisão, Roderick e Gaitán foram os jogadores que não conseguiram colocar a bola dentro da baliza de Quim.

Recorde-se que a outra meia-final, entre FC Porto (ou Vitória de Setúbal) e Rio Ave, ainda não tem data, devido a recursos que estão no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A final da edição 2012/2013 da Taça da Liga está agendada para 14 de abril, no Estádio Cidade de Coimbra.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/taca_da_liga/artigo/2013/02/27/braga_benfica_taca_liga_2013.html


(2013.02.27 (19h45) - Sp. Braga 0-0 Benfica [PEN 3-2] (Taça da Liga)

27/02/13

Geografia - Mauritia separou-se de Madagáscar quando este pedaço de terra se separou da Índia!



«Micro-continente afundado no Índico

Mauritia separou-se de Madagáscar quando este pedaço de terra se separou da Índia.

Uma equipa internacional de cientistas encontrou restos de um micro-continente antigo no Oceano Índico. Nas Ilhas Maurícias, descobriram zircão, cristais de silicato de zircónio, extremamente resistentes à erosão ou alteração química e que têm entre 660 e 1000 milhões de anos.

O estudo, publicado na «Nature Geoscience», sugere que não só um mas muitos fragmentos de crosta continental se encontram debaixo do Oceano Índico. As análises ao campo gravitacional da Terra revelam grandes áreas de fundo marinho onde a crosta é mais grossa do que o normal (25 a 30 quilómetros de espessura, em vez dos 5 ou 10 quilómetros normais).

Os cientistas indicam que essas anomalias podem ser restos de uma massa que a equipa chamou de Mauritia e que se terá separado de Madagáscar quando este pedaço de terra, por sua vez, se separou da Índia, há 60 milhões de anos.

Após o alongamento e adelgaçamento da crosta na região Mauritia, esta afundou-se e permaneceu escondida debaixo de camadas de lava. Se tivesse ficado à superfície, teria sido uma ilha do tamanho da ilha de Creta, sugerem os investigadores.

O zircónio foi encontrado depois da recolha de amostras de areia das Ilhas Maurícias. Este mineral não é comum na ilha, indicam os investigadores, “não há uma fonte local óbvia para estes zircões”.

Outras bacias oceânicas em todo o mundo podem também ter restos afundados de continentes 'fantasma'. Agora, falta conhecer os resultados pormenorizados do fundo do oceano, incluídos na análise geoquímica das rochas que revelarão se Mauritia é uma parte afundada de Madagáscar.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57096&op=all


('Lost continent' found off Africa Under Indian Ocean: Mauritia)

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Vidas Cruzadas"

Foto: VIDAS CRUZADAS

Carência em ânsia crescente,
Rumos de direção em alento,
O que a um o outro sente
 No peito, num momento.

Ao cruzar um gesto se faz
Tão distante, no embaraço
De dar, por não ser capaz
A vontade de um abraço.

São instantes em desvio,
 Corações que batem à toa,
Ao preencher o vazio
Da vida, que tão magoa.

Por tão longe a idade
Da memória, num rosto,
Faz acordar a saudade.
Quanta em desgosto!

Como pedras calçadas
De paixão, que foram ruas
De mulheres tão amadas,
Hoje, de palavras nuas.

Eugénio Mourão



"VIDAS CRUZADAS

Carência em ânsia crescente,
Rumos de direção em alento,
O que a um o outro sente
No peito, num momento.

Ao cruzar um gesto se faz

Tão distante, no embaraço
De dar, por não ser capaz
A vontade de um abraço.

São instantes em desvio,

Corações que batem à toa,
Ao preencher o vazio
Da vida, que tão magoa.

Por tão longe a idade

Da memória, num rosto,
Faz acordar a saudade.
Quanta em desgosto!

Como pedras calçadas

De paixão, que foram ruas
De mulheres tão amadas,
Hoje, de palavras nuas."

Eugénio Mourão

Religião - O Bispo D. Carlos Azevedo terá assediado sexualmente o sacerdote José Nuno em três ocasiões: nos anos 80, nos anos 90 e a última em 2009!



«Quem é o padre que denunciou D. Carlos Azevedo

O bispo D. Carlos Azevedo terá assediado sexualmente o sacerdote José Nuno em três ocasiões: nos anos 80, nos anos 90 e a última em 2009. Vários padres, ex-padres e amigos quebram o silêncio na VISÃO desta semana e relatam como acompanharam o sofrimento vivido pelo capelão do Hospital de São João, no Porto

Os testemunhos ouvidos pela VISÃO desta semana permitem igualmente perceber as razões que levaram o sacerdote a denunciar o antigo bispo auxiliar de Lisboa ao representante da Santa Sé. Decisão e gesto doloroso que, dizem, levaram o coordenador nacional das capelanias hospitalares a uma profunda depressão. Tudo em nome da verdade na Igreja, dizem.

Nesta mesma edição, publicamos ainda um perfil sobre o padre José Nuno Ferreira da Silva, de 48 anos, com episódios, relatos e depoimentos de figuras públicas sobre o seu percurso de vida e profissional.

Conheça aqui algumas dessas figuras, recorde a cronologia deste caso (em baixo) e saiba tudo na VISÃO desta semana, a partir de quinta-feira nas bancas

Cronologia de um caso

Quarta, 20

Na véspera de publicação da história pela VISÃO, ao final do dia, já o tema da capa da revista era notícia. De Roma à SIC, D. Carlos Azevedo negou "totalmente" as acusações. "Remexer em assuntos de há 30 anos, que não ofenderam a moral pública, não serve de modo ético a informação, mas visa meramente o sensacionalismo para destruir pessoas", afirmou o bispo, realçando que o caso estaria apenas relacionado com "atos da vida privada que não atentam contra a dignidade dos outros (...). Quando conheci a pessoa em causa, ela era já adulta e grande", justificou. Referindo não excluir do seu "amor e dedicação" pessoas que experimentaram "limites dramáticos da condição humana", D. Carlos reconheceu que a atitude "tem trazido olhares de suspeita e atitudes de ambiguidade que me fazem objeto de má-língua".

Nessa mesma noite, mas com data do dia seguinte, a Conferência Episcopal, num comunicado assinado pelo seu porta-voz, Manuel Morujão, tornava pública a sua posição, sem desmentir a VISÃO: "Contrariando as nossas expectativas", lê-se no documento, "vemos que o nome do bispo D. Carlos Azevedo, atualmente em Roma, está envolvido em acusações de comportamentos impróprios, não conformes com a dignidade e a responsabilidade do estado sacerdotal. Da sua veracidade não podemos nem devemos julgar apressadamente. De qualquer membro da Igreja se espera um comportamento exemplar. Com muito maior razão de quem se comprometeu a viver o celibato sacerdotal", adverte-se, no texto, concluindo: "D. Carlos Azevedo pode contar com a nossa solicitude e a nossa oração fraterna."

Aos microfones da Rádio Renascença, D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, admitiu que "a Igreja é constituída por pecadores, uns mais do que outros", atribuindo as notícias a "tentativas de influenciar o conclave".

Na TSF, D. Januário Torgal Ferreira disse não se ter espantado com as suspeitas de assédio sexual: "É indiscutível que, em determinadas zonas da nossa sociedade, havia comentários dessa ordem", assinalou, concluindo que "o comportamento homossexual" do bispo já era objeto de comentários "desde 2006, 2007".

Quinta, 21

Anunciada no dia anterior, em declarações à SIC, a conferência de imprensa de D. Carlos Azevedo no Vaticano, é anulada, bem como a sua presença num seminário com jornalistas portugueses. O bispo está em "recolhimento", garante Rosário Salgueiro, a enviada da RTP a Roma, que atribui a reportagem da VISÃO a uma "guerra da maçonaria católica e da Opus Dei", porque, "de um lado e do outro não querem que D. Carlos Azevedo assuma o lugar de cardeal-patriarca".

À SIC, o padre Carreira das Neves confirma já ter "ouvido coisas, rumores. Já sabia que havia, em relação ao D. Carlos, alguns problemas complicados (...) e que talvez tenha ido para Roma por causa desses problemas complicados (...). A homossexualidade é reconhecida (...) tem pessoas a quem o dizia", assinalou.

A Rede de Cuidadores, pela voz do psiquiatra Álvaro de Carvalho, confirma ter "conhecimento de notícias deste teor em relação ao senhor bispo (...)", mas por não se tratar de caso de abuso de menores não foi denunciado às autoridades. "Tivemos uma referência informal, há cerca de ano e meio, dois anos, de que teria sido por uma situação de assédio sexual do senhor D. Carlos Azevedo que ele teria sido transferido para Roma", além de outras situações "variadas no tempo e geograficamente (...)". E o psiquiatra criticou a Igreja por "mais uma vez, enfiar a cabeça na areia como a avestruz".

Em Itália, o Vatican Insider, publicado pelo diário La Stampa, dá eco à reportagem sobre D. Carlos, mas com erros: contrariando o que a VISÃO escreveu, noticia que o bispo foi denunciado por "abuso sexual" por factos ocorridos nos anos oitenta.

O diário La Repubblica atribui a resignação do Papa Bento XVI à existência de um relatório de 300 páginas, elaborado por três cardeais, no qual se refere a existência de uma "rede transversal unida pela orientação sexual" ligada a desvios de dinheiro, corrupção e lutas pelo poder na Cúria.

Sexta, 22

O porta-voz do Vaticano nega a existência de qualquer investigação sobre o bispo. "É uma pessoa que estimamos muito, que cumpre muito bem as suas funções no Conselho Pontifício da Cultura. Não me parece que haja um processo em curso contra ele e, portanto, consideramo-lo com pleno respeito e plena dignidade (...) Neste período, há muitos ataques e intervenções que pretendem criar confusões e turbulências na Igreja", diz Frederico Lombardi, que confirmara ter lido o artigo da VISÃO na véspera da saída da revista para as bancas.

D. Carlos reaparece e volta a falar à SIC: "Estas notícias devem ser enquadradas no ambiente de preparação do Conclave e de sucessão do patriarca de Lisboa", justifica.

Sábado, 23

O Correio da Manhã noticia que um grupo de padres, que prefere manter-se anónimo, vai enviar uma carta ao Núncio Apostólico exigindo um "rápido e cabal" esclarecimento sobre as notícias vindas a público. O mesmo jornal faz referência às declarações de D. Jorge Ortiga, bispo de Braga, que presta solidariedade ao sacerdote José Nuno e a D. Carlos, pois "ambos estão a sofrer muito". Ao JN, o bispo D. Carlos revela estar a receber "muitas provas de solidariedade e de oração" e "muitas manifestações de estima". D. Manuel Clemente, bispo do Porto, admite à RTP, pela primeira vez, a veracidade da história, mas criticando, indiretamente, a VISÃO: "O caso foi tratado por quem o quis tratar daquela maneira no âmbito eclesial e com alguma reserva. Eu pergunto-me se não há aqui uma ofensa aos direitos humanos trazer para público algo que as próprias pessoas e a própria pessoa quis tratar de uma maneira pessoal e reservada."

À tarde, o padre José Nuno reaparece em público, ao lado do bispo do Porto, nas Jornadas Vicariais da Fé, em Gondomar.

Segunda, 25

O JN faz referência a uma missa do padre José Nuno, na capela do Hospital de São João, celebrada no domingo. "Disse o que tinha a dizer, no momento necessário, às instâncias certas dentro da Igreja", repete o sacerdote ao jornal, num cenário nunca visto: "Diz quem frequenta a capela hospitalar que não há memória de uma missa tão participada", escreve o diário.

Em Milheirós de Poiares, terra de D. Carlos Azevedo, o povo continua indignado com a denúncia contra o bispo. Na homília da missa de domingo, o pároco local, segundo o Correio da Manhã, diz que "a resignação do Papa é mais importante do que uma notícia que correu na semana passada".

Terça, 26

O DN noticia que D. José Policarpo pode deixar, nos próximos dias, o lugar de Cardeal-Patriarca.» in http://visao.sapo.pt/quem-e-o-padre-que-denunciou-d-carlos-azevedo=f715411#ixzz2M7s0ZwJy



(Autor da denúncia contra o Bispo Carlos Azevedo é Capelão do Hospital São João)

Violência - Tiroteio em fábrica perto da cidade de Lucerna resultou, pelo menos, em três pessoas, todos de nacionalidade suíça, e fez sete feridos graves, sendo o atirador uma das vítimas mortais!

A fábrica Kronospan, onde ocorreu o tiroteio

«Não há portugueses entre os mortos do tiroteio na Suíça

Tiroteio em fábrica perto da cidade de Lucerna resultou, pelo menos, em três pessoas, todos de nacionalidade suíça, e fez sete feridos graves. Atirador é uma das vítimas mortais.

Um tiroteio numa fábrica de processamento de madeiras provou pelo menos três mortos, esta manhã, em Menznau, no cantão de Lucerna, na Suíça. Segundo uma testemunha citada pelo diário regional "Neue Luzerner Zeitung", um homem entrou na cantina da fábrica e começou a disparar, tendo morto cinco pessoas.

As autoridades só confirmam três óbitos e sete feridos, seis dos quais em estado grave. Todas as vítimas terão nacionalidade suíça, afirmou a polícia, às 14h.

O tiroteio ocorreu pelas 9h locais (8h em Lisboa) e o atirador está entre os mortos, segundo a polícia. Trata-se de um homem de 42 anos, funcionário de longa data da fábrica, pertencente à empresa Kronospan. O "Neue Luzerner Zeitung" adianta que se trata de um praticante de kickboxing. Nada se sabe sobre a arma, ignorando-se também como morreu o autor do ataque.

Segundo um funcionário ouvido por este jornal local, o atirador era operador de máquinas e tinha problemas psicológicos. "No ano passado ele mudou. Falava sozinho ou mesmo com pessoas que não estavam lá. Mal se podia falar com ele", afirmou o funcionário, frisando, no entanto, que o homem nunca fora agressivo. Urs Fluider, presidente do conselho de administração da Kronospan, afirmou, porém: "O criminoso estava conosco há mais de dez anos. Era um homem tranquilo e não foram relatados incidentes causados por ele."

Três helicópteros foram chamados ao local, para transportar quatro feridos mais graves, segundo a Reuters, tendo as autoridades criado criada uma linha telefónica de emergência para apoiar os familiares dos funcionários da fábrica. Polícia, bombeiros e Instituto de Medicina Legal encontram-se no local, que está com todos os acessos bloqueados.

"Estamos chocados", referiu o presidente do conselho de administração da empresa, Urs Fluider, numa primeira declaração sobre o tiroteio. O dirigente da fábrica garante que esta tenta "apoiar financeiramente" todos os que lhe são próximos quando enfrentam dificuldades, tencionando até criar um fundo para apoiar familiares das vítimas de hoje. "É uma tragédia incrível para as famílias e para a nossa comunidade", acrescentou o prefeito de Menznau, Adrian Duss-Kiener, dizendo-se "sem palavras" perante um acontecimento "incompreensível".

A Kronospan tem 410 trabalhadores, entre os quais dezenas de portugueses, disse à Lusa Adelino Sá, o diretor de um jornal lusófono da região. Em 2011 teve vendas de 280 milhões de francos suíços (230 milhões de euros). Há dias foi notícia por ter reduzido a produção, devido à escassez de matéria-prima. A colheita deste ano foi prejudicada pelo clima.

No mês passado, outro caso marcou a atualidade suíça, quando um homem armado matou três mulheres e feriu dois homens na localidade de Daillon. O crime desencadeou um debate sobre a legislação suíça sobre posse de armas.
Embora não existam estatísticas oficiais, estima-se que um em cada três habitantes possua uma arma. No país, a lei permite que os homens mantenham armas depois de cumprido o serviço militar e qualquer civil pode, a partir dos 18 anos, requerer uma autorização para comprar até três armas.» in http://expresso.sapo.pt/nao-ha-portugueses-entre-os-mortos-do-tiroteio-na-suica=f789914#ixzz2M6jVDYhQ


(Swiss Shooting: Three Killed At Factory)

Tiroteio em fábrica na Suíça:
Tiroteio em fábrica na Suíça
(A fábrica de madeiras Kronospan na cidade de Menznau (perto de Lucerna), na Suíça, foi abalada nesta quarta-feira com um tiroteio que vitimou, até ao momento, três pessoas e deixou sete feridos graves.)

Celorico de Basto - A centenária Maria Zulmira Ribeiro comemorou ontem, 25 de fevereiro, na Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia, 100 anos junto de familiares e amigos que não quiseram deixar uma data tão importante passar em branco!



«Celorico de Basto: Idosa comemorou 100 anos

A centenária Maria Zulmira Ribeiro comemorou ontem, 25 de fevereiro, na Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia, 100 anos junto de familiares e amigos que não quiseram deixar uma data tão importante passar em branco.

No lar da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia desde 2009, a idosa, natural da Freguesia de Canedo, contou com a presença de figuras ilustres no dia do seu aniversário que quiseram fazer parte das comemorações do centenário de vida da idosa.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, presente no aniversário, congratulou a instituição de solidariedade e os seus colaboradores pelo cuidado, dedicação e empenho tido junto dos idosos para que estes tenham melhor qualidade de vida. “Trata-se de uma instituição que tudo faz em prol dos seus utentes promovendo o seu bem-estar com o respeito, o cuidado e a dedicação que todos merecem. A esta nossa idosa, que comemora uma idade tão bonita, desejo as melhores felicidades junto dos seus amigos e familiares” retorquiu.

A cerimónia contou ainda, com a presença da provedora da Santa Casa da misericórdia, Graça Mota, o vice-provedor da Santa casa, António Machado, o presidente de Junta de Freguesia de Arnoia, António Cerqueira, o presidente de Junta de Freguesia de Canedo, Diamantino Teixeira entre muitos outros que quiseram felicitar a idosa em dia de aniversário.

Com um bolo à sua medida a idosa apagou as belas dos seus 100 anos depois de todos os presentes lhe terem cantado os parabéns.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI2NzE0Ijt9

Desporto Futebol - Barcelona 1 vs Real Madrid 3 - Homens de Madrid comandados por CR7 impõe a sua categoria e passam à final da Taça do Rei!

Ronaldo impôs-se e Messi nem se viu

«Ronaldo impôs-se e Messi nem se viu

Barcelona esteve irreconhecível perante um Real Madrid que tomou conta do jogo. Os merengues estão na final da Taça do Rei.

O Real Madrid venceu esta terça-feira o Barcelona, em Camp Nou, por 3-1, com um bis de Ronaldo, e estão na final da Taça do Rei.

A última vez que o Real Madrid marcou três golos em Camp Nou foi em 1977 (2-3). O último resultado ‘gordo’ conseguido pela equipa blanca em campo blaugrana remonta a 1963, também para o campeonato, por 1-5, com um hat-trick de Puskas.

Ronaldo não conseguiu o tri, mas bisou, num encontro em que os merengues dominaram por completo e em que Mourinho até se apresentou desfalcado na defesa. Com o passar do tempo, e principalmente depois do segundo golo de Ronaldo aos 57 minutos, a equipa catalã esteve irreconhecível, contabilizando muitos passos errados e sem Messi no pico a que habituou o mundo do futebol.

No entanto, seria La Pulga a dar o mote, quando aos dois minutos de jogo rematou cruzado, com Diego López a ver a bola passar a milímetros do poste. Dez minutos depois, uma falta de Piqué sobre Ronaldo não deixou dúvidas ao árbitro, que assinalou grande penalidade, que o camisola sete cobrou para golo. O argentino teria outro momento, aos 39’, num livre direto. Da parte de Messi, foi a sua contribuição para o encontro. Não mais se viu.

Ainda antes do intervalo, Sergio Ramos poderia ter ampliado a vantagem, com a bola a passar muito perto.

Coeso e motivado, o Real Madrid entrou na segunda parte ao mesmo ritmo, não frenético, mas assertivo. Que o diga a jogada que deu o segundo golo. Di Maria ‘sentou’ Puyol, rematou para a defesa com o pé de Pinto, a bola sobrou para Ronaldo, que com tranquilidade fez o 2-0.

Sem dificuldades, o Real Madrid chegou ao terceiro. Canto batido na direita, Varane saltou mais alto que todos e fez o 3-0, colocando, sem qualquer dúvida, os merengues na final.

O Barcelona chegou ao golo de ‘honra’ aos 89’, com Iniesta a fazer o que melhor sabe, num cruzamento perfeito, para Jordi Alba fazer o 1-3.

O Real Madrid, que em 2011 venceu a prova, destrona assim o detentor da Taça e espera na final por Atlético de Madrid ou Sevilha.

No sábado, os catalães voltam a receber os merengues. Quase como se fosse a segunda parte de um filme. Até lá, é o intervalo.» in http://www.authorstream.com/Dashboard



(Todos os gols de Barcelona 1 x 3 Real Madrid)

26/02/13

Saúde - Um capacete que emite ondas magnéticas para o cérebro pode ajudar no combate a doenças como a depressão, dependência do tabaco, Parkinson e autismo!



«Ondas magnéticas combatem depressão e tabagismo

Estudo israelita obtém resultados positivos utilizando capacete estimulante do sistema nervoso.

Um capacete que emite ondas magnéticas para o cérebro pode ajudar no combate a doenças como a depressão, dependência do tabaco, Parkinson e autismo. O capacete foi desenvolvido por dois cientistas israelitas, o neurocientista Abraham Zangen e pelo físico Yiftach Roth.

O capacete emite ondas magnéticas para o cérebro, estimulando o sistema nervoso enquanto os pacientes estão conscientes. O presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, Nuno Sousa, explicou ao Ciência Hoje que “a estimulação magnética transcraniana usa campos magnéticos rapidamente alternantes para induzir uma corrente eléctrica do tecido neuronal subjacente, tipicamente córtex, que despolariza esses neurónios”.

O neurocientista português adiantou ainda que “a estimulação cerebral profunda, nomeadamente através de ondas magnéticas, é uma técnica que tem vindo a ser desenvolvida há vários anos e com resultados relevantes, nomeadamente em situações clínicas complexas como quadros depressivos resistentes”.

A neuromodulação em circuitos neuronais específicos, conseguida por exemplo com as ondas magnéticas, “pode promover alterações no funcionamento de quadros depressivos resistentes”, adianta Nuno Sousa.

Segundo, o mesmo responsável é ainda necessário apurar detalhadamente um uso “preciso e controlado no espaço e no tempo” destes processos.

A investigação israelita procedeu a um estudo no qual envolveu mais de três mil pessoas de todo o mundo. Para cada problema, foi criado um capacete diferente, “adaptado para transmitir as ondas magnéticas às áreas relevantes do cérebro", explica o cientista Abraham Zanger, chefe do laboratório de Neurociência da Universidade Ben Gurion.


Nuno Sousa, neurocientista e professor na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Na área psiquiátrica verificou-se que os pacientes reagiram positivamente quando submetidos a este sistema. A investigação concluiu que 32,6% dos pacientes tratados com as ondas magnéticas apresentaram uma remissão completa da depressão e 38,4% demonstraram uma melhoria substancial.

Os capacetes foram também testados em 115 fumadores, que fumavam pelo menos 20 cigarros por dia, e que já tinham tentado deixar o tabaco com outros métodos. Fizeram sessões de 15 minutos por um período de três semanas.

Os resultados obtidos parecem promissores. Segundo Limor Dinur Klein, da Universidade de Telavive, Israel, “44% das pessoas pararam de fumar após o tratamento”. Inicialmente os pacientes tiveram algumas dores de cabeça, mas foram passageiras, “não sendo registado qualquer dano na capacidade cognitiva dos participantes”.

Do número de participantes que não deixou de fumar (80%), metade diminuiu o número de cigarros que fumava por dia.

A autoridade americana reguladora do medicamento e alimentação, Food and Drug Administration (FDA), já emitiu um certificado para utilização deste sistema de ondas magnéticas no tratamento da depressão.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57083&op=all



Capacete que emite ondas magnéticas para o cérebro pode ajudar a combater transtornos como a depressão e o vício do fumo

Fonte: Terra

Justiça - Foi numa praia do Rio de Janeiro que um casal foi filmado a fazer sexo no mar, a escassos metros de crianças que brincavam na água!



«Sexo na praia dá prisão ou multa

Apanhado em flagrante - e filmado - a ter relações sexuais na praia, a poucos metros dos outros banhistas, um casal acabou por ser levado à esquadra da polícia e vai responder por "ato obsceno". 

Foi numa praia do Rio de Janeiro que um casal foi filmado a fazer sexo no mar, a escassos metros de crianças que brincavam na água. A cena chamou a atenção de todos os que se encontravam na praia, que acabaram por aplaudir, entre vários comentários de indignação.

O vídeo, que foi gravado no passado dia 8, começou a circular na última quarta-feira nas redes sociais, provocando vários comentários.

No entanto, segundo a polícia do Rio de Janeiro, logo no dia do ato, o casal foi levado à esquadra, onde o caso ficou registado como "ato obsceno", o que, segundo o Código Penal brasileiro, pode levar a uma pena de prisão de três meses a um ano ou ao pagamento de multa.» in http://visao.sapo.pt/sexo-na-praia-da-prisao-ou-multa=f714349#ixzz2M285aj4U


(ATENÇÃO: Vídeo com cenas eventualmente chocantes)



A vida de Wanderlea se transformou depois do vídeo de Rio das Ostras (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)

«Acusada de fazer sexo na praia no RJ diz que mudará filhos de escola

Segundo dona de casa, diretora disse que ela 'merecia uma surra'. Wanderlea nega ato sexual no mar; vídeo circula na web desde quinta (21).

A dona de casa Wanderlea dos Santos, de 41 anos, protagonista de um vídeo que circula desde quinta-feira (21) na internet (assista no YouTube) em que aparece se agarrando com um homem dentro do mar de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, jura não ter feito sexo dentro da água, mas viu sua vida se transformar depois da divulação das imagens. Mãe de dois filhos, ela disse que terá que trocar os gêmeos de 9 anos da escola porque até a diretora estaria contra ela.

"A própria diretora disse que eu merecia uma surra. Quem levou eles para a escola foi minha irmã porque eu não estou saindo na rua", contou, em entrevista ao G1, na casa onde mora há 41 anos no Vale do Ipê, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

"Estão dizendo que eu pratiquei sexo. Eu não pratiquei. Eu não sou esta pessoa que estão falando", disse a mulher, que na ocasião foi levada, ao lado do parceiro, identificado como  Leonardo, de 27 anos, para a delegacia. Ela e o auxiliar de serviços gerais teriam se conhecido horas antes de entrarem no mar.

Os dois foram autuados por atentado ao pudor e agora Wanderlea busca alguém que possa defendê-la no caso. "Tudo que eu queria agora era me defender. Não tenho dinheiro para pagar um advogado e a Defensoria Publica é difícil", afirmou. "Eu me arrependo amargamente. Se eu pudesse voltar atrás, nem lá eu teria ido. Um dia antes eu disse que não queria ir para essa viagem. Deus sempre me avisa quando uma coisa vai acontecer comigo."

'Humilhação'

A dona de casa disse ainda que os filhos estão estranhando o movimento da casa e ficam com medo de ela aparecer novamente nos jornais. Conta também que, desde a divulgação do vídeo, emagreceu 3 quilos porque não tem vontade de comer e só consegue dormir sob efeito de remédios. "Quer saber? É muita humilhação. Muita humilhação. Não estou podendo sair mais na rua, já não como, não estou dormindo."


Vida de Wanderlea se transformou depois do vídeo de Rio das Ostras (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)

O maior desejo dela, agora, é que terminem os comentários que têm sido divulgados na internet. "Me chamam de vagabunda. Usam palavrões. É muito pesado. Para quem está de fora é facil. Para quem está passando, é muito difícil. Estou sendo julgada e condenada por um ato que tem os movimentos na água, não vou dizer que foi uma carícia, mas praticar sexo, não pratiquei", explicou.

A madrasta de Wanderlea, Marilia, de 57 anos, disse que também sofre com a situação. "Estou passando mal. Ela é como se fosse minha filha. Amo essas crianças. Tenho depressão e piorei com isso", disse. "Ela errou. Errou. Mas quem neste mundo nunca errou? Quem está sofrendo são as crianças", afirmou, chorando, e contando que o pai, Antônio, e a irmã, Maria do Socorro, também tiveram problemas de pressão devido ao episódio.

Vizinhança dividida

O caso divide a vizinhança. Enquanto na rua sem calçamento em que vive, segundo ela e madastra, alguns moradores condenam, em outras ruas próximas comerciantes disseram ao G1 que não se pode crucificar Wanderlea. "Ela não é a primeira e nem vai ser a última. São momentos de fraqueza. As pessoas que estão crucificando têm que entender que existe a familia. Não devemos virar as costas para ela", disse a comerciante que preferiu não dizer seu nome.

Wanderlea afirmou que, embora a vida no Vale do Ipê esteja difícil, não pensa em mudar. "Não adianta eu fugir daqui. Está tudo publicado na internet."» in http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/acusada-de-fazer-sexo-na-praia-no-rj-diz-que-mudara-filhos-da-escola.html
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Nossa, a senhora Wanderlea dos Santos é fogo hein... loooooooooool

Vila de Celorico de Basto - Nos dias 15, 16 e 17 de março a Câmara Municipal e a Qualidade de Basto convidam toda a população a participar na X edição da Festa Internacional das Camélias!

«X Festa Internacional das Camélias 

Nos dias 15, 16 e 17 de março a Câmara Municipal e a Qualidade de Basto convidam toda a população a participar na X edição da Festa Internacional das Camélias.  

Inscreva-se nas diferentes atividades promovidas(muros de camélias, concurso/exposição e outros) através desta Ficha de Inscrição.» in http://www.mun-celoricodebasto.pt/


(V Festa Internacional das camélias, Celorico de Basto)

 
(Festa das Camélias em Celorico de Basto)


(Festival Internacional de Camélias - Celorico de Basto 2010)

AMARANTE – As obras de construção do Centro Escolar de Travanca já estão a decorrer a bom ritmo, depois da sua consignação, no passado dia 13, à empresa Carreira-Construção Civil e Obras Públicas, Lda, vencedora do concurso público realizado!

A construção do CE de Travanca corresponde a um investimento de cerca de um milhão e novecentos mil euros, IVA excluído

«Já estão em curso as obras de construção do Centro Escolar de Travanca em Amarante

AMARANTE – As obras de construção do Centro Escolar de Travanca já estão a decorrer a bom ritmo, depois da sua consignação, no passado dia 13, à empresa Carreira-Construção Civil e Obras Públicas, Lda, vencedora do concurso público realizado.

Aquele equipamento será dotado de três salas de aula para o ensino pré-primário e seis para o 1º ciclo do ensino básico, com o edifício a construir a desenvolver-se por dois pisos. No piso superior situar-se-ão os espaços não letivos, articulados com zonas de recreio, que poderão vir a ser utilizadas fora do horário normal de funcionamento; no piso inferior situar-se-ão duas áreas autónomas, com jardim de infância e espaço para o 1º ciclo, com acesso à zona de receção, arrecadação, vestiários e sanitários.

A construção do Centro Escolar de Travanca corresponde a um investimento de cerca de um milhão e novecentos mil euros, IVA excluído.

O Município de Amarante, recorde-se, tem já em funcionamento seis Centros Escolares (CE). Este ano letivo entraram em funcionamento os CE Amadeo de Souza-Cardoso, Luís van Zeller de Macedo e Ilídio Sardoeira, que se juntaram aos de Freixo de Cima, Roçadas e do Marão.» in http://local.pt/ja-estao-em-curso-as-obras-de-construcao-do-centro-escolar-de-travanca-em-amarante/

25/02/13

F.C. do porto Sub-15 Futebol - F.C. do Porto 1 vs Vitória de Guimarães 0 - Porto a vencer, Rui Pedro a marcar, Dragões a liderar...



«SUB15: LIVRE DE RUI PEDRO DERROTOU O VITÓRIA

Um golo de Rui Pedro, apontado aos seis minutos na transformação de um livre directo, valeu a vitória da formação Sub15 do FC Porto na recepção ao Vitória de Guimarães, em jogo da quinta jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado neste domingo, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

A equipa de António Folha, que lidera a Série A somando apenas vitórias, dispôs de várias oportunidades para construir um resultado mais dilatado, tendo, inclusive, acertado por três vezes nos postes da baliza adversária.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub15fcpguimaraescro_240213_73994.asp
Pin It button on image hover