25/12/13

Amarante Hotelaria - A Casa da Calçada é hoje um delicioso hotel de charme, a estrela que brilha em Amarante!



«Casa da Calçada. A estrela que brilha em Amarante

A Casa da Calçada é hoje um delicioso hotel de charme. António Mendes Nunes esteve lá e fala-lhe de um pouco da história e das suas virtudes. Do hotel, do restaurante e do vinho que lá se faz

Passamos o portão e entramos num mundo diferente, intimista, elegante, aristocrático. O Hotel da Casa da Calçada é tudo isso, associado a muito conforto e a um serviço exemplar. É como se um pouco da história da casa viesse ter connosco, como se pudéssemos passear nos jardins com os opulentos condes de Redondo, que a mandaram edificar por volta de 1525, ouvindo-os falar das suas façanhas nas praças do Norte de África ou das intrigas da governação da Índia, escutando as ordens de comando do general Francisco da Silveira e do marechal Wellesley, quando as tropas aliadas fizeram da casa o seu quartel-general e à entrada da ponte, afastada poucos metros, derrotaram as tropas de Napoleão durante a segunda invasão francesa. No calor da batalha a casa foi bombardeada e incendiada, como haveria de voltar a ser um século depois, em 1916, quando António do Lago Cerqueira, o seu então proprietário, um grande político da Primeira República (foi ministro do Trabalho e dos Negócios Estrangeiros), apanhado por um dos frequentes golpes da época, teve de se refugiar em França. Voltaria em 1933 e até 1945, ano da sua morte, a casa foi visitada por figuras cimeiras das artes e das letras e algumas cabeças coroadas, fugidas da ocupação alemã de Paris.

Manuel António da Mota, fundador do grupo Mota (a família é a accionista principal do grupo Mota-Engil), comprou a casa na década de 1960, iniciando a sua recuperação, bem como dos jardins e da vinha (ver caixa ao lado). O fim da recuperação e da transformação em hotel de charme (é membro da associação de hotéis Relais & Châteaux) deu-se em 2003.

O hotel tem 30 quartos com vistas deslumbrantes sobre o rio Tâmega e os locais históricos de Amarante. A decoração de salas e quartos varia, mas em comum tem o bom gosto e o conforto.

O Restaurante Largo do Paço, onde pontifica o chefe Vítor Matos, é uma referência na gastronomia portuguesa, galardoado com uma estrela Michelin.» in http://www.ionline.pt/artigos/liv/casa-da-calada-estrela-quebrilha-emamarante


(New Video Casa da Calçada Relais & Chateaux 2013-14)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover