30/11/13

Amarante Restauração - O vinho Dona Santana 2005 da Quinta de Lemos estará presente, a convite do anfitrião, chef Vitor Matos, no jantar da «Rota das Estrelas» na Casa da Calçada em Amarante que decorre este sábado, pelas 20:30.



«Amarante: Quinta de Lemos estreia-se na «Rota das Estrelas»

O vinho Dona Santana 2005 da Quinta de Lemos estará presente, a convite do anfitrião, chef Vitor Matos, no jantar da «Rota das Estrelas» na Casa da Calçada em Amarante que decorre este sábado, pelas 20:30.

O desafio foi colocado ao chef Pedro Lemos, que harmonizará leitão, boletos, trufa uncinatum e aipo com o vinho da Quinta de Lemos, durante um jantar dedicado «à descoberta dos Açores».

Neste jantar participarão os chefs Mitch Stamm, Ricardo Costa, Vitor Matos e André Silva, Leonel Pereira, Serge Gouloumès, Pedro Lemos e Francisco Gomes, como chef pasteleiro.

Recorde-se que o IWC Challenge 2013, um dos mais reconhecidos concursos de vinho do mundo, premiou o vinho Dona Georgina 2005 da Quinta de Lemos triplamente, com o prémio especial «James RogersTrophy 2013», como melhor vinho tinto da região do Dão - Medalha de Ouro e melhor vinho tinto português. O vinho em causa foi ainda nomeado como um dos cinco melhores vinhos do mundo.

O ano de 2005 foi o primeiro de produção de vinhos da Quinta de Lemos, e Dona Georgina, em particular, caracteriza-se por ser um blend duas castas: Touriga Nacional e Tinta Roriz.

As notas de prova do IWC descrevem-no como um vinho muito complexo, com presença de coro, e saborosas notas misturadas de molho de soja e casca de laranja com a cereja muito presente, apresentando ainda uma textura aveludada e fim de boca persistente.

O envelhecimento é feito em carvalho francês durante 15 meses e posteriormente é engarrafado fazendo um estágio em garrafa durante cerca de três anos.

Hugo Chavez, enólogo da Quinta de Lemos, comentou a distinção obtida no IWC: «É um enorme orgulho ganhar estes prémios e distinções com o nosso primeiro vinho. 

Faz-nos acreditar que temos potencial para muito mais. A nossa meta é fazermos vinhos de referência Portugueses e do Dão. Prémios destes motivam-nos a trabalhar mais e melhor.»

Toda a quinta produz vinho sob produção integrada, um sistema de controlo de produção equilibrado entre a produção biológica e a chamada de «convencional».

De acrescentar que «Dona Georgina» é alusivo ao nome da mãe do produtor, Celso de Lemos, sendo uma homenagem à matriarca da família.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=671709

(International Wine Challenge 2013 Highlights)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover