18/10/13

Política de Saúde - Um estudo, publicado na revista Science, mostrou as células do cérebro encolhem durante o sono para abrir espaços entre os neurónios e permitir a entrada de líquido para lavar e limpar o cérebro.

Dormir «limpa» o cérebro de toxinas

«Dormir «limpa» o cérebro de toxinas

Uma equipa de investigação dos Estados Unidos da América acredita que o «sistema de remoção de resíduos» é uma das razões fundamentais para o sono.

O estudo, publicado na revista Science, mostrou as células do cérebro encolhem durante o sono para abrir espaços entre os neurónios e permitir a entrada de líquido para lavar e limpar o cérebro.

Os especialistas também sugerem que a falha na limpeza de algumas proteínas tóxicas pode desempenhar um papel importante nos distúrbios cerebrais.

Tem sido demonstrado que o sono tem um grande papel na fixação das memórias e na aprendizagem, mas a equipa do Centro Médico da Universidade de Rochester acredita que o «trabalho doméstico» pode ser uma das principais razões para o sono.

«O cérebro tem à sua disposição energia limitada e parece que deve escolher entre dois diferentes estados funcionais – acordado e consciente ou adormecido e em limpeza», disse o investigador Maiken Nedergaard.

Canalização

Estas descobertas baseiam-se na descoberta de uma rede própria de tubos de canalização do cérebro no ano passado – conhecido como sistema glinfático – que conduz os resíduos para fora do cérebro.

Os cientistas, que fotografaram cérebros de ratos, mostraram que o sistema glinfático tornou-se 10 vezes mais ativo quando os ratos dormiam.

As células do cérebro, provavelmente as células gliais que mantêm as células nervosas vivas, encolhem durante o sono. Isto aumenta o tamanho do espaço intersticial, os intervalos entre o tecido do cérebro, permitindo que mais fluido seja bombeado para dentro do cérebro e que lave as toxinas.

Maiken Nedergaard afirmou que esta era uma função «vital» para o cérebro manter-se vivo, mas que não parece ser possível de ser executada quando a mente está acordada e consciente.

Em comunicado, a especialista declarou que «Isto é pura especulação, mas parece que o cérebro perde uma grande quantidade de energia quando está a bombear água o que, provavelmente, é incompatível com o processamento de informações».

Acrescentou que o verdadeiro significado dos resultados serão conhecidos somente após estudos em seres humanos, mas que fazer experiências semelhantes num aparelho de ressonância magnética será relativamente fácil.» in http://querosaber.sapo.pt/ciencia/dormir-limpa-o-cerebro-de-toxinas


(Para entender o sono REM)


(Funções do Sono - Video palestra do Dr. Hélio Brasileiro)


(Sono tranquilo traz benefícios para saúde)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover