21/10/13

Política Autárquica - Os autarcas de Felgueiras, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva, Amarante e Baião, saídos das eleições de 29 de Setembro foram, no fim-de-semana, empossados,



«Tâmega e Sousa - Autarcas tomam posse para novos mandatos

Os autarcas de Felgueiras, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva, Amarante e Baião, saídos das eleições de 29 de Setembro foram, no fim-de-semana, empossados.
Hoje, segunda-feira é feita a tomada de posse dos autarcas de Paredes e amanhã de Penafiel.

Marco de Canaveses

Manuel Moreira, reeleito presidente, prometeu continuar a exigir ao Governo e à Parque Escolar o reinicio no primeiro trimestre de 2014, das obras de construção das novas instalações da Escola Secundária do Marco de Canaveses e a sua rápida conclusão, para garantir-mos uma educação de qualidade para os nossos alunos”, disse o autarca na tomada de posse. O autarca foi, sábado, empossado para o derradeiro mandato na presidência do município marcuense. Os dois vereadores do Movimento Marco Confiante Com Ferreira Torres, eleitos para a vereação, não compareceram ao ato da tomada de posse, o que diga-se, já havia acontecido há quatro anos.

Amarante

Confirma-se. O poder em Amarante está dividido e os independentes, em sede autárquica, irão decidir as votações. José Luís Gaspar foi, domingo, empossado presidente da Câmara de Amarante após vencer pela Coligação Afirmar Amarante PSD/CDS, a presidência da autarquia, mas minutos depois perdia para o PS, no caso, para Armindo Abreu, a presidência da Assembleia Municipal. Luís Vanzeler (PSD/CDS) somou 23 votos contra os 29 do socialista. Houve um voto em branco. Os independentes não apresentaram nenhuma lista. À luz dos resultados das eleições autárquicas, numa aritmética simples, e levando em linha de conta que os socialistas têm mais um eleito na AM que a Coligação, conclui-se que os quatro independentes eleitos para AM terão dado os seus votos ao PS.

Antes, no discurso da tomada de posse, José Luís Gaspar, tinha lançando o repto aos adversários para que com ele ajudassem a construir um futuro melhor para o concelho. PSD e PS têm o mesmo número (4) de vereadores. Os independentes elegeram um.

O PS liderou a câmara nos últimos 24 anos, primeiro por Francisco Assis, depois por Armindo Abreu.

Este último passou o testemunho ao social-democrata por, o seu sucessor nas listas do PS, Dinis Mesquita, ter perdido a câmara para Gaspar.

Baião

“Contem com a entrega total de uma equipa de pessoas que jurou, há muito tempo, servir a nossa terra”, foi desta forma que, José Luís Carneiro, reeleito presidente da Câmara de Baião, terminou o discurso da tomada de posse da mais ampla maioria conquistada no distrito do Porto por uma candidatura nas Eleições Autárquicas´13. No meio local, subsistem dúvidas por quanto tempo é que o socialista irá liderar a autarquia face aos apelos que surgirão num eventual governo do PS.

Os 71,41% dos votos conquistados pela lista do socialista no município baionense valeram-lhe a conquista de cinco lugares na vereação, além da presidência. O PSD tem apenas um vereador.

Felgueiras

O social-democrata, Inácio Ribeiro, pela coligação PSD/ PPM, tomou posse reforçado pelo acréscimo da maioria em 10% com que há quatro anos havia conquistado a Câmara e derrotando, na ocasião, Fátima Felgueiras.

A reeleição tranquila do felgueirense foi sem ajuda do CDS que enquanto parceiro de coligação havia sido determinante na maioria cessante. PSD/PPM obtiveram 58,31%. O PS obteve 25,93% que, diga-se, há quatro anos foi basicamente a mesma votação do Movimento de Independentes de Fátima Felgueiras. Nessa eleição o PS tinha sido relegado para a terceira força política do concelho com 18,96 % dos votos.

Castelo de Paiva

O socialista Gonçalo Rocha, com 59,03% dos votos, tomou, no passado fim-semana, posse mercê da maioria conquistada a 29 de Setembro. O sucessor de Paulo Teixeira, Norberto Moreira, não conseguiu evitar que o PSD sofresse a erosão do voto ao perder cerca de 1500 votos, fixando-se nos 35,9%.» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_tamega_e_sousa__autarcas_tomam_posse_para_novos_mandatos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover