27/10/13

Liga Zon Sagres - F.C. do Porto 3 vs Sporting C.P. 1 - Dragões vergam Leões com moral em alta... há 75 jogos para a 1.ª liga que Porto não perde no Dragão!



«No Dragão manda a tradição

Leões com poucos argumentos para vencer no reduto do campeão nacional.
No Dragão manda a tradição

O FC Porto venceu o Sporting por 3-1, em jogo da 8.ª jornada do campeonato nacional. Dragões adiantaram-se no marcador ainda na primeira parte com um penálti de Josué, mas os leões responderam bem e empataram antes dos 60’ minutos. No entanto, dois golos de rajada de Danilo e Lucho González, aliados a uma exibição personalizada da equipa azul e branca, ampliaram para 43 o número de vitórias do FC Porto em casa sobre o Sporting.

Na octogésima visita do Sporting ao terreno do FC Porto, a rivalidade revitalizada entre os dois emblemas fez-se sentir mesmo antes das equipas chegarem ao Estádio do Dragão, com meia centena de adeptos leoninos a provocarem desacatos junto a uma das portas do recinto desportivo. No entanto, a polícia acabou por controlar a situação e as atenções viraram-se para a redondinha e para a expectativa das equipas titulares.

Paulo Fonseca deu o seu voto de confiança a Herrera depois da expulsão do mexicano frente ao Zenit e colocou Varela no onze inicial. Do lado dos leões, Leonardo Jardim apostou em Piris para o lado esquerdo e manteve a base da equipa mais goleadora da Europa, mas foi do lado direito que os dragões descobriram o caminho para o golo logo aos 10’ minutos. Alex Sandro foge à marcação pelo lado direito, Maurício chega atrasado ao lance e derruba o lateral esquerdo brasileiro na grande área. Chamado à conversão, Josué bate Patrício para a primeira explosão nas bancadas do Dragão.

Numa primeira parte em que o jogo foi mais emotivo do que técnico, a equipa do Sporting tentou reagir ao golo do adversário avançado as linhas mais avançadas, lateralizando demasiado as jogadas pelo lado direito, onde Mangala e Alex Sandro acabavam por resolver com facilidade. No lado esquerdo, Varela provocava muitos desequilíbrios, mas Marcos Rojo, em grande plano, fazia uma marcação implacável a Jackson Martínez impedindo qualquer situação de golo ao avançado colombiano.

Ao intervalo, o resultado mantinha-se inalterado num jogo sem grandes oportunidades de golo e com vários jogadores em claro sub-rendimento. No regresso das equipas ao relvado, o FC Porto apresentou melhorias, e logo aos 47’ minutos uma falha de Rui Patrício ia deixando a bola à mercê de Fernando perante uma plateia de 48.100 espectadores. 

O Sporting precisava de melhorar e Leonardo Jardim lançou em jogo Diego Capel aos 57’ minutos e retirou Wilson Carvalho.  A substituição teve efeito imediato e aos 59’ minutos, o Sporting empatou 1-1 por intermédio de William Carvalho após um livre na direita marcado por André Martins. A bola é mal aliviada por Helton, e sobra para o jogador leonino fazer o golo do empate. E como clássico é clássico, ainda os adeptos do Sporting celebravam o golo de William Carvalho e já o FC Porto fazia o 2-1 numa brilhante iniciativa de Danilo aos 61’ minutos.

O jogo ganhou mais ritmo com a dança no marcador com ambas equipas a criarem mais situações de golo num curto espaço de tempo do que em toda a primeira parte. Os leões reagiram muito bem ao carrossel de emoções e em duas ocasiões teve perto do 2-2, mas Helton, em grande plano, chamado a exame mostrou porque é o melhor guarda-redes do campeonato nacional e impediu o golo. 

O FC Porto mostrava-se sólido perante as iniciativas do adversário, e num contra-ataque supersónico, liderado por Varela, faz o 3-1 por intermédio de Lucho González antes dos 75’ minutos. O argentino marcou o primeiro golo da carreira ao Sporting e praticamente sentenciou o clássico da 8.ª jornada.

Com este resultado, o FC Porto isolou-se no primeiro lugar do campeonato nacional com 22 pontos. Os leões foram alcançados pelo Benfica no segundo lugar ficando com 17 pontos.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/10/27/no_drag_o_manda_a_tradi_o_frent.html


«FACTURA ENTREGUE

No final do jogo de terça-feira frente ao Zenit, em que um FC Porto com apenas 10 homens se bateu de igual para igual com o adversário e acabou por cair de forma inglória, muitos relembraram a célebre factura de 2003. Dez anos depois, o Sporting voltou a ser a vítima, sofrendo a primeira derrota oficial da temporada ao perder por 3-1 no Estádio do Dragão, com golos de Josué, Danilo e Lucho.

Num estádio quase cheio, e com a bancada sul cheia de bandeiras azuis e brancas (numa coreografia que fez lembrar o velho Estádio das Antas em meados da década de 1980), foi precisamente a raça do Dragão que sobressaiu. O melhor que os lisboetas conseguiram foi o empate, durante 10 minutos da primeira parte e dois da segunda.

O resto foi domínio do Dragão, mesmo que o leão tenha surgido de peito feito na luta pelo resultado e sem recorrer a autocarros em frente à sua baliza. Talvez o adversário tenha alguma dificuldade em entender este espírito, mas, afinal de contas, o que aconteceu foi clássico: há mais de cinco anos que o FC Porto não perde em casa para a Liga e há seis que o Sporting não vence no terreno azul e branco.

A primeira parte do encontro nem sempre foi bem jogada, mas as duas equipas entregaram-se de alma e coração. No entanto, esteve sempre mais perto do golo o FC Porto, que conseguia a posse de bola uns metros mais à frente do que o adversário. O flanco esquerdo dos Dragões estava em destaque e seria por aí que surgiria o primeiro golo: Herrera lançou Alex Sandro nas costas da defesa sportinguista e Maurício só conseguiu travar o lateral esquerdo em falta.

Não há três sem quatro e, por isso, Josué foi chamado a converter outra vez o penálti. Depois dos jogos frente a Vitória de Setúbal, Marítimo e Vitória de Guimarães, o jovem formado nas escolas do FC Porto voltou a não falhar na marca dos 11 metros, aos 11 minutos de jogo. No meio de tudo isto, sobrou apenas uma dúvida: onde ficou o cartão amarelo para Maurício? O jogo manteve-se nervoso, mas a emoção só voltou a estar ao rubro aos 34 minutos, quando um remate de Josué obrigou Rui Patrício a defesa para canto. O Sporting, mesmo não se encolhendo, não conseguiu colocar Helton verdadeiramente à prova no primeiro tempo.

Os Dragões entraram a dominar nos primeiros minutos da segunda parte, mas acabou por ser o Sporting a chegar ao empate, por intermédio de William Carvalho. Helton não conseguiu interceptar a bola cruzada a partir da direita, na marcação de um livre, e o trinco aproveitou o ressalto para atirar de forma certeira.

Ainda o banco do Sporting estava a festejar quando o FC Porto se recolocou em vantagem, num belo lance em que Josué lançou Danilo. O brasileiro tirou um adversário da frente e a vontade de marcar foi tanta que o “tiro” do lateral, imparável, ainda embateu no poste antes de morrer nas redes. A festa dos verde e brancos durou meros dois minutos.

Na segunda oportunidade de que dispôs em todo o encontro, o Sporting podia ter chegado ao 2-2, mas Helton negou brilhantemente o golo a Montero, aos 69 minutos. Com o Sporting mais exposto na busca pelo golo, os espaços aumentaram no meio-campo do Sporting e Varela, pela enésima vez, estilhaçou a defesa do Sporting e foi determinante na jogada do 3-1. Lançado no contra-ataque, o extremo português desmarcou Jackson na esquerda e amorteceu depois o cruzamento do colombiano, no coração da área. Lucho apenas teve o trabalho de empurrar para golo.

O 4-1 esteve mais perto do que o 3-2 (Licá forçou Rui Patrício a uma intervenção difícil) e os adeptos do FC Porto perceberam porque não vale a pena ficar em casa. Os tricampeões estão firmes na liderança da Liga, agora com mais cinco pontos do que o segundo classificado. Só o Dragão se mantém invicto na prova.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Sporting, 3-1
Liga portuguesa, oitava jornada
27 de Outubro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 48.108 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e Bruno Rodrigues
Quarto árbitro: Rui Costa

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Josué por Licá (63m), Herrera por Defour (67m) e Jackson por Ghilas (86m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Carlos Eduardo e Ricardo
Treinador: Paulo Fonseca

SPORTING: Rui Patrício (cap.); Cédric, Maurício, Marcos Rojo e Piris; William Carvalho, Adrien Silva e André Martins; Carrillo, Montero e Wilson Eduardo
Substituições: Wilson Eduardo por Capel (57m), André Martins por Vítor (71m) e Carrillo por Gerson Magrão (85m)
Não utilizados: Marcelo, Slimani, Dier e Rinaudo
Treinador: Leonardo Jardim

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Josué (11m, pen.), William Carvalho (60m), Danilo (62m) e Lucho (74m)

Cartões amarelos: Varela (40m), Piris (52m), Maurício (82m) e Licá (82m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpscpcro_271013_78315.asp



2013.10.27 (19h45) - FC Porto 3-1 Sporting


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover