10/09/13

Violência - Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina do Porto revelou que 18% dos cerca de 3.000 inquiridos, de 21 anos, admitiu que já bateu no namorado ou namorada, estas conclusões são da investigadora Elisabete Ramos, que, em declarações ao jornal Público admitiu que "é uma elevada percentagem de jovens que ainda numa fase de namoro já aceita este tipo de comportamentos violentos".

Quase 20% dos jovens já bateu na (suposta) 'cara metade'

«Estudo Quase 20% dos jovens já bateu na (suposta) 'cara metade'

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina do Porto revelou que 18% dos cerca de 3.000 inquiridos, de 21 anos, admitiu que já bateu no namorado ou namorada. As conclusões são da investigadora Elisabete Ramos, que, em declarações ao jornal Público admitiu que "é uma elevada percentagem de jovens que ainda numa fase de namoro já aceita este tipo de comportamentos violentos".

Cerca de 18% de jovens com 21 anos, que namora, já bateu "no companheiro ou atirou um objecto com a intenção de o magoar", revelou ao Público a investigadora Elisabete Ramos, líder do projecto Epiteen – Epidemiological Health Investigation of Teenagers in Porto, que tem vindo a acompanhar, desde 2003, o desenvolvimento de 3.000 jovens nascidos em 1990, naquela cidade.

"É uma elevada percentagem de jovens que ainda numa fase de namoro já aceita este tipo de comportamentos violentos", admitiu a investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e do Departamento de Epidemologia da Faculdade de Medicina daquela instituição.

Elisabete Ramos chegou também à conclusão que "mais de metade dos que se envolvem nestes comportamentos são simultaneamente vítimas e agressores".

De salientar também que, dos jovens acompanhados, 60% esteve numa situação de agressão psicológica ao companheiro. Além disso, um em cada três jovens já se envolveu em actos de coerção sexual, através do uso da força para ter relações sexuais, sendo que as vítimas são normalmente raparigas, e os agressores, rapazes.

O projecto começou em 2003, quando estes jovens tinham 13 anos, tendo sido depois avaliados aos 17 anos e agora aos 21. Em cada sessão, uma equipa de profissionais de saúde recolhe dados de comportamento e também médicos.» in http://www.noticiasaominuto.com/pais/105410/quase-20-dos-jovens-j%C3%A1-bateu-na-suposta-cara-metade#.Ui8Fz9KkpGQ


(Erro Irreversível - Violência no Namoro)


O grito contra a indiferença (violência no namoro)


(Crimes passionais violência no namoro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover