21/09/13

Rota do Românico do Tâmega e Sousa - A Rota do Românico do Tâmega e Sousa vai reconstruir no interior de um centro interpretativo parte de uma antiga igreja mandada edificar, em Penafiel, a igreja romãnica de S. Pedro de Abragão, no século XI, pela mulher de D. Afonso Henriques.







«Igreja do tempo de Afonso Henriques parcialmente reconstruída em Penafiel

A Rota do Românico do Tâmega e Sousa vai reconstruir no interior de um centro interpretativo parte de uma antiga igreja mandada edificar, em Penafiel, no século XI, pela mulher de D. Afonso Henriques.

Rosário Machado, diretora daquela rota, em entrevista à agência Lusa, anunciou que na reconstrução vão ser usadas pedras originais da igreja românica de S. Pedro de Abragão, que foi parcialmente demolida no século XVIII e da qual apenas resta a cabeceira.

As pedras esculpidas pertenciam ao antigo portal principal da igreja e à rosácea do mesmo tempo, equivalente à da igreja de Paço de Sousa.

As peças, que não eram conhecidas da comunidade científica, foram encontradas em 2007 e estavam a ser usadas para a estrutura de uma casa, próxima da atual igreja, habitada durante vários anos por um ferreiro.

Rosário Machado adiantou à Lusa que o portal e a rosácea, de grande dimensão, vão ser reconstruídos no interior do futuro Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, podendo ser observados pelos visitantes.

O novo equipamento, cuja construção já arrancou, vai contar com duas salas, uma com a exposição do conteúdo museológico, e uma outra com trabalhadores da pedra.

Nesse espaço, que deverá estar concluído dentro de ano e meio, serão feitas demonstrações sobre a arte de trabalhar o granito da região.

A Rota do Românico vai, entretanto, avançar com um segundo centro interpretativo, de maiores dimensões, a localizar em Lousada, na Quinta das Pocinhas, uma obra que arrancará nas próximas semanas. Para aquele equipamento, que reproduzirá vários aspetos da sociedade do período histórico associado ao românico, está anunciado um investimento de cerca de um milhão de euros.

Os dois centros, explica Rosário Machado, têm como objetivo "proporcionar aos visitantes informação mais vasta e contextualizar as pessoas que visitam a rota", constituída por 58 monumentos.

O segundo objetivo é o desenvolvimento de um projeto educativo dedicado às crianças das escolas do primeiro ciclo, que visitarão ambos os centros interpretativos para conhecerem melhor a história da região onde vivem.

Além dos centros interpretativos, a Rota do Românico tem em curso uma segunda grande campanha de valorização de vários monumentos, que vai prosseguir em 2014.

Neste momento estão em curso trabalhos em monumentos, sobretudo igrejas, de Paredes, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Amarante e Penafiel.

Para Rosário Machado, as empreitadas são fundamentais para melhorar o produto turístico enquanto projeto de identidade territorial.

A terceira grande campanha de recuperação, que vai incidir sobretudo nos monumentos do Baixo Tâmega e Douro Sul, também já está a ser preparada e orçamentada, revelou também a diretora da rota.

A Rota do Românico anunciou, em setembro em 2012, um investimento de cinco milhões de euros, para realizar em dois anos.» in http://www.imprensaregional.com.pt/tvs/index.php?info=YTo0OntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNDcyNyI7czo5OiJpZF9lZGljYW8iO3M6MToiMSI7fQ==


(Igreja de São Pedro de Abragão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover