20/09/13

Política de Saúde - Os resultados do rastreio da Liga Portuguesa contra o Cancro revelam que é no Alentejo que se detectam mais casos de mulheres a sofrer da doença, revela a edição online do Expresso.

Alentejo é a região que tem mais mulheres com cancro da mama

«Rastreio Alentejo é a região que tem mais mulheres com cancro da mama

Os resultados do rastreio da Liga Portuguesa contra o Cancro revelam que é no Alentejo que se detectam mais casos de mulheres a sofrer da doença, revela a edição online do Expresso.

Os rastreios ao cancro da mama, realizados pela Liga Portuguesa contra o Cancro de Norte a Sul do País, à excepção do Algarve, têm revelado que o Alentejo é a região em que se encontram mais casos diagnosticados.

De acordo com o representante da Liga, Vitor Rodrigues, a dificuldade de acesso aos exames pode ser uma das explicações. “Tem uma taxa de detecção superior ao que se esperava e penso que se deve à falta de acesso à mamografia. O exame não é feito e o rastreio, antigo e bem organizado, acaba por encontrar mais casos de cancro", explicou ao Expresso.

Em termos globais, é diagnosticada a lesão a seis em cada mil mulheres que fazem o rastreio pela primeira vez.

Desde que o rastreio começou a correr o País, 3% a 5% das mulheres rastreadas por ano entre os 45 e os 69 anos são encaminhadas para uma consulta de aferição. Destas, é diagnosticado cancro a apenas 5%, à semelhança do que acontece no resto da Europa.» in http://www.noticiasaominuto.com/pais/108525/alentejo-%C3%A9-a-regi%C3%A3o-que-tem-mais-mulheres-com-cancro-da-mama#.UjxcQtKkpGQ


(Câncer de Mama - Médicos debatem novo estudo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover