27/09/13

Liga Zon/Sagres: F.C. do Porto 1 vs Vitória de Guimarães 0 - Os Dragões realizaram mais uma segunda parte miserável, e se não fosse a grande penalidade mal assinalada, não venceriam, uma equipa que só defendeu... Paulo Fonseca a prazo!



«LIDERANÇA REFORÇADA EM VÉSPERA DE ANIVERSÁRIO

Um golo de penálti de Josué, no início da segunda parte, foi suficiente para o FC Porto bater o Vitória de Guimarães (1-0), na sexta jornada da Liga. Os Dragões reforçam a liderança da prova, somando agora 16 pontos, mantêm-se invictos na época e iniciaram assim, da melhor maneira, as comemorações dos 120 anos do clube. O adversário não criou qualquer lance de perigo iminente.

Estas são as conclusões objectivas a tirar da partida, mesmo que a exibição portista apenas tenha sido de gala nos primeiros 30 minutos. Já dizia José Maria Pedroto que “quem quiser ópera que vá ao S. Carlos” e, no sábado, os portistas terão oportunidade de vestir o fato de gala na cerimónia dos Dragões d’Ouro. Este triunfo pode não ir parar ao Museu portista (que também é inaugurado a 28 de Setembro), mas é precioso, em véspera de desafio europeu.

Com Quintero e Josué como novidades no “onze”, os Dragões sabiam que era fundamental entrar bem na partida e foi isso mesmo que aconteceu. O golo até poderia ter surgido logo aos cinco minutos, quando Jackson acertou no poste, servido por um passe longo de Mangala. Pressionante sobre a bola, o FC Porto construía jogadas de envolvência e, durante 30 minutos, os vimaranenses tiveram pouquíssimas hipóteses de “respirar”.

Aos dez minutos, já se contavam três remates dos azuis e brancos, com Quintero em evidência pelos passes “a rasgar” e pela criatividade que oferecia aos Dragões. Disso foi exemplo o lance em que isolou Jackson, aos 20 minutos, mas antes já Douglas, por duas vezes, tinha evitado o golo portista, após remate acrobático de Otamendi e recarga de Lucho.

O guarda-redes brasileiro foi, aliás, o principal responsável por manter a baliza minhota inviolada durante o primeiro tempo e, aos 23 minutos, voltou a deter um remate de Lucho, que estava isolado. A partir dos 30 minutos, o Vitória de Guimarães conseguiu refrear um pouco a pressão portista, ocupando melhor os espaços e aproveitando algum abrandamento da equipa da casa. No entanto, o FC Porto já tinha feito mais do que o suficiente para marcar.

O golo dos Dragões acabou por surgir apenas no início do segundo tempo, quando Luís Rocha obstruiu um lance individual de Quintero na grande área vimaranense. Josué converteu, novamente com tranquilidade – já é a terceiro castigo máximo da época -, o penálti. O jovem formado no Dragão manteve a eficácia total, mesmo com a insólita tentativa de desestabilização de Douglas, com o uso de um… plástico!

Pouco se passou na segunda parte, em boa verdade. O Vitória nunca concretizou mais do que esboços de jogadas ofensivas e o FC Porto controlou o ritmo do encontro. Carlos Eduardo estreou-se em partidas oficiais pela formação principal e Josué, aos 90 minutos, com um remate cruzado, obrigou Douglas à sua última boa defesa. Terça-feira há mais, com a recepção ao Atlético de Madrid, da segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Guimarães, 1-0
Liga portuguesa, sexta jornada
27 de Setembro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 32.209 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Bertino Miranda
Quarto árbitro: Daniel Cardoso

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e Quintero; Josué, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Licá por Varela (61m), Quintero por Defour (68m) e Fernando por Carlos Eduardo (77m)
Não utilizados: Fabiano, Fucile, Ghilas e Reyes
Treinador: Paulo Fonseca

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Douglas; Pedro Correia, Paulo Oliveira, Moreno e Luís Rocha; Leonel Olímpio (cap.), André Santos e André André; Nii Plange, Maazou e Malonga
Substituições: Nii Plange por Marco Matias (58m), André André por Tiago Rodrigues (75m) e Malonga por Ricardo (75m)
Não utilizados: Assis, Freire, Barrientos e Kanú
Treinador: Rui Vitória

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Josué (51m, pen.)
Cartões amarelos: Fernando (28m), Lucho (32m), Douglas (50m), Danilo (55m), leonel Olímpio (65m) e Otamendi (70m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpguimaraescro_270913_77545.asp
--------------------------------------------------------------------------------------------
Alguém diz ao Sr. Paulo Fonseca que ele já não é o Treinador do Paços de Ferreira!


2013.09.27 (20h00) - FC Porto 1-0 Vitoria Guimaraes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover