21/09/13

Aldeias de Portugal - Colo de Pito é uma aldeia portuguesa da freguesia das Monteiras no concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu, Colo de Pito tem 149 habitantes (2006), sendo de população genericamente católica, pertencente à Paróquia das Monteiras e Diocese de Lamego.



«Colo de Pito

Colo de Pito é uma aldeia portuguesa da freguesia das Monteiras no concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu. Colo de Pito tem 149 habitantes (2006), sendo de população genericamente católica, pertencente à Paróquia das Monteiras e Diocese de Lamego.

Colo de Pito é um airoso lugar, que fica situado na parte noroeste da Beira Alta, no coração de Portugal, a cerca de 900 metros de altitude. Situa-se num planalto tendo como fundo a grandiosa Serra de Montemuro. 

Localiza-se junto à Estrada Nacional nº 2, distando cerca de 10 km de Castro Daire e 20 km de Lamego, tendo sido diminuídas estas distâncias em consequência da construção da nova auto-estrada A24 e que a população agora utiliza com frequência dada a maior rapidez nas deslocações, segurança e sem pagamento de portagem.

Toponímia

Colo de Pito tem a origem do seu nome, ao que parece, no Latim, como a maioria das palavras da nossa Língua. Os romanos, que invadiram e colonizaram a Península Ibérica, acharam tão belo e aprazível o lugar, que lhe chamaram “Colum Pictum” (Colina Pintada), de onde derivou o actual nome “Colo de Pito”.

Festas

No centro da aldeia existe a Capela de Nossa Senhora da Saúde, cuja festa é celebrada no terceiro domingo do mês de Julho. As festas da Nossa Senhora da Ouvida celebram-se, também, anualmente, no dia 3 de Agosto.

Colectividades

Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Colo de Pito.

Ligações externas

Site sobre Colo de Pito, de Manuel Dória Vilar

Artigos relacionados com Colo de Pito

Colo de Pito» in http://terrasdeportugal.wikidot.com/colo-de-pito
--------------------------------------------------------------------------------------------
Quando passava por esta Aldeia, na nacional n.º 2 em miúdo acompanhando o meu Pai, ficava fascinado com este Planalto, que para mim, era algo mágico... porque, nós somos marcados pelo meio físico e social, jamais esquecerei esta Aldeia! Além disso, a malandrice infantil de perguntar aos meus Pais se "Colo do Pito" era o nome verdadeiro da localidade, arrastava-nos para explicações do arco da velha! Viva Colo do Pito, viva Portugal!


Colo do Pito from Jose Miranda on Vimeo.


(Colo do Pito)


(Capela N. Sra Saúde, Colo do Pito)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover