11/08/13

Supertaça - F.C. do Porto 3 vs Guimarães S.C. 0 - Já é uma regra oficiosa do futebol português: o FC Porto nunca é “campeão” da pré-época, mas quando os jogos são a doer a vitória veste de azul e branco.



«PENTA NA SUPERTAÇA

Já é uma regra oficiosa do futebol português: o FC Porto nunca é “campeão” da pré-época, mas quando os jogos são a doer a vitória veste de azul e branco. No encontro de arranque da época oficial, os Dragões bateram com autoridade o Vitória de Guimarães (3-0) e conquistaram um inédito penta na Supertaça e a 20.ª taça em 33 edições oficiais da prova.
A exibição foi segura e o resultado não deixa margem para dúvidas. O domínio portista foi total – os vimaranenses não dispuseram de nenhuma ocasião clara de golo – e, para além da maior valia técnica, os jogadores azuis e brancos foram sempre mais rápidos, mais fortes e mais determinados. A tradição do FC Porto nesta competição – em que os Dragões têm mais títulos do que todos os adversários em conjunto – exigia esta postura.

A Supertaça segue para o novo Museu do clube e é ainda o primeiro troféu da carreira do treinador Paulo Fonseca, assim como de Licá, que marcou o primeiro golo da época. O único reforço a ser incluído no “onze” assinou o 1-0 logo aos cinco minutos, o que, em boa verdade, tornou o triunfo azul e branco muito mais fácil.

O primeiro capítulo do encontro foi o primeiro golo do FC Porto: o lançamento lateral de Fucile encontrou Lucho sozinho na direita (depois de Jackson disputar a bola com um defesa contrário) e o argentino serviu Licá na perfeição. O português desviou para o fundo da baliza e despertou a festa num estádio praticamente cheio e com uma esmagadora maioria de portistas.

O domínio portista era avassalador, com boas combinações na frente e uma pressão asfixiante a meio-campo. Não foi por isso com surpresa que Jackson fez o 2-0, aos 17 minutos, depois de um cruzamento irrepreensível de Varela. A postura segura e afirmativa dos Dragões ainda originou mais três oportunidades até ao descanso, com Otamendi e Licá a obrigarem Douglas a defesas apertadas. À terceira foi de vez: em cima do intervalo, Lucho aproveitou um desentendimento entre o guarda-redes vimaranense e um defesa para desferir um remate indefensável de pé esquerdo. Fucile esteve de novo no lance, ao efectuar o cruzamento.

O Vitória não teve qualquer oportunidade para reagir no segundo tempo, face a um FC Porto que manteve quase sempre a posse de bola e teve momentos de futebol entusiasmante: a troca de bola em registo “tiki-taka” e o ritmo fortíssimo imprimido na partida não escaparam a nenhum dos presentes no estádio, nem ao mais míope. O FC Porto não aumentou a vantagem na segunda parte, mas poderia ter marcado muito mais golos. Os adeptos portistas começam a nova época com água na boca e a mesma vontade de sempre de vencer.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Guimarães, 3-0
Supertaça Cândido de Oliveira
10 de Agosto de 2013
Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
Quarto árbitro: Rui Silva (Vila Real)

FC PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Varela por Josué (63m), Defour por Quintero (76m) e Licá por Kelvin (86m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Ghilas e Herrera
Treinador: Paulo Fonseca

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Douglas (cap.); Pedro Correia, Josué, Paulo Oliveira e Addy; Moreno, André e Barrientos; Marco Matias, Tomané e Crivellaro
Substituições: Crivellaro por Leonel Olímpio (intervalo), Tomané por Maazou (intervalo), e André por Ricardo (76m)
Não utilizados: Assis, Freire, Luís Rocha e Hernâni
Treinador: Rui Vitória

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Licá (5m), Jackson (17m) e Lucho (45m)
Cartões amarelos: Moreno (81m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpguimaraescro_100813_76555.asp


2013.08.10 (20h45) - FC Porto 3-0 Vit. Guimarães (Supertaça)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover