17/08/13

Baixo Tâmega - O ano de 2013 assinala, a 1 de setembro, os 500 anos da atribuição, por D. Manuel I, da carta de foral ao antigo concelho de Portocarreiro, constituído pelas freguesias de Vila Boa de Quires, Abragão e Maureles.



«Comemoração dos 500 Anos do Foral de Portocarreiro

O ano de 2013 assinala, a 1 de setembro, os 500 anos da atribuição, por D. Manuel I, da carta de foral ao antigo concelho de Portocarreiro, constituído pelas freguesias de Vila Boa de Quires, Abragão e Maureles.

O antigo concelho de Portocarreiro viria a ser extinto em 1853, por via da ampla reforma administrativa do território nacional, de que resultaria a integração de Vila Boa de Quires e Maureles no concelho do Marco de Canaveses, e de Abragão no concelho de Penafiel.

Assim, entendeu a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, de Penafiel, e as Juntas  de Freguesia de Vila Boa de Quires, Abragão e Maureles, assinalar esta efeméride, destacando as seguintes iniciativas:

1 de setembro – domingo

Passeio  BTT - 500 Anos Portocarreiro

8h30 - Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Boa de Quires

info: www.btt500anosportocarreiro.blogspot.pt

Descerramento de Lápide Comemorativa

9h30 - Lugar da Torre - Vila Boa de Quires

10h30 - Junto à Igreja de Maureles

12h30 - Junto à Igreja de Abragão


Sessão Comemorativa

Conferência: “Portocarreiro 500 Anos”

Apresentação da Edição Comemorativa do Foral de Portocarreiro - Dr. José F. Coelho Ferreira

15h00 - Centro Cívico de Vila Boa de Quires

O evento contará com as intervenções de Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses; Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Fernando Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires; José Manuel Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Abragão; e Vítor Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Maureles.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3NTY3Ijt9

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover