17/08/13

Ambiente e Ecologia - Um novo estudo sugere que as ondas de calor extremas vão tornar-se num fenómeno duas vezes mais comum em 2020 e que a sua frequência vai quadruplicar até 2040, sendo que, os cientistas concluem que o aumento da frequência destes fenómenos representa desafios de adaptação graves para a humanidade.



«Ondas de calor extremas vão quadruplicar até 2040

De acordo com os modelos de computador produzidos pelos climatologistas Dim Coumou e Alexander Robinson, as ondas de calor extremas de grau cinco – quase inexistentes hoje em dia – irão afectar cerca de 3% do planeta em 2040. A previsão já é por si assustadora, mas as coisas podem piorar ainda mais nas décadas seguintes.

“Se olharmos para o curto prazo, até 2040, vemos que este aumento irá continuar e que em 2040 teremos cerca de 20% da área de terra afectada, com um aumento de quatro vezes relativamente aos dias de hoje”, disse Coumou.

Este fenómeno será inevitável até meados do século. Na segunda metade do século XXI, a frequência e intensidade das ondas de calor vai depender das emissões de carbono produzidas pelo Homem. Segundo informa o Inhabitat, num cenário de baixas emissões, o número de fenómenos extremos poderá estabilizar em 2040.

Por outro lado, num cenário de aumento das emissões, as projecções mostram que, até 2100, as ondas de calor de grau três vão cobrir 85% da área terrestre do planeta e que as ondas de calor de grau cinco vão abranger cerca de 60% do território global.» in http://greensavers.sapo.pt/2013/08/17/ondas-de-calor-extremas-vao-quadruplicar-ate-2040/


(Ondas de Calor)


(Calor quebra recordes nos EUA)


(Aquecimento global ameaça produção de alimentos o Brasil)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover