27/08/13

AMARANTE – A 24 de agosto, a noite foi dos Diabos em Amarante, com mais de uma centena de figurantes (sendo 35 elementos do voluntariado jovem e 50 do programa Pre’Ocupa-te) aderiram à iniciativa e, trajados de preto, acompanharam, em procissão, o transporte dos diabos em andores desde Santa Luzia até ao Parque do Ribeirinho, onde o público entusiasta aguardava pela recriação da tradição das figuras de veneração popular.

3

«Diabos desfilaram nas ruas de Amarante

AMARANTE – A 24 de agosto, a noite foi dos Diabos em Amarante. Mais de uma centena de figurantes (sendo 35 elementos do voluntariado jovem e 50 do programa Pre’Ocupa-te) aderiram à iniciativa e, trajados de preto, acompanharam, em procissão, o transporte dos diabos em andores desde Santa Luzia até ao Parque do Ribeirinho, onde o público entusiasta aguardava pela recriação da tradição das figuras de veneração popular.

Esta edição contou com um cortejo diversificado, encabeçado pela Banda de Música, carros de bois com o Diabo e a Diaba, personagens à moda antiga mascarados de diabos, diabas, diabretes e os caretos, seguido de todos os grupos e voluntários que aderiram a esta iniciativa.

No primeiro espaço cénico, que teve lugar no Solar dos Magalhães, recriou-se o saque de Amarante pelas invasões francesas: o saque dos diabos da Sacristia do Convento Dominicano de São Gonçalo, os soldados do General Loison com as vestes sacerdotais, o deboche e a queima dos diabos.

O cortejo seguiu para o Largo de S. Gonçalo onde duas estátuas vivas, a do Sr. Sandeman e a do Dr. Lago Cerqueira, com toda a ambientação e criação estética, mostraram o resgate do Diabo e da Diaba por parte do então Ministro dos Negócios Estrangeiros.

A evocação terminou no Parque do Ribeirinho, onde teve lugar um espetáculo de interação teatral, malabares de fogo e pirotecnia, inspirado nas crónicas sobre a epopeia de Vasco da Gama e na dificuldade que existiu durante muitos anos na compreensão da religiosidade Indiana como sendo alheia à mundividência cristã.» in http://local.pt/diabos-desfilaram-nas-ruas-de-amarante/


(DIABOS À SOLTA em AMARANTE - 24-Ago-2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover