25/07/13

Política Energética - Esta pode ser uma solução não só para o excesso de dióxido de carbono produzido como para aumentar a produção anual de eletricidade de forma quase gratuita.



«Cientistas querem transformar dióxido de carbono em eletricidade

Esta pode ser uma solução não só para o excesso de dióxido de carbono produzido como para aumentar a produção anual de eletricidade de forma quase gratuita.

Um grupo de investigadores na Holanda descobriu uma forma de aproveitar os milhares de milhões de toneladas de dióxido de carbono produzidas anualmente para produzir eletricidade. Este método permitirá não só aumentar a produção anual de energia como também impedir que este gás acabe na atmosfera, onde se presume seja um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas.

Bert Hamelers e a sua equipa teve a ideia de usar uma combinação de membranas e água para produzir eletricidade a partir de CO2. Segundo o Discovery News, os cientistas enchem um tanque de água. Num lado, colocam uma membrana que só permite a passagem de iões com carga positiva e, no lado oposto, uma membrana que só permite a passagem de iões de carga negativa. Quando o dióxido de carbono é bombeado pela água, é separado em iões positivos de hidrogénio e bicarbonato de carga negativa. Como as membranas só permitem a passagem ou de carga negativa ou positiva, forma-se um fluxo de eletrões que se move de um lado para o outro, produzindo energia.  

No estudo, o cientista estima que a captura de todo o dióxido de carbono das habitações e centrais elétricas poderá dar origem a 1570 terawatts/ano de eletricidade adicional, sem que isto represente quaisquer emissões de CO2 para a atmosfera.

O próximo passo do estudo será ver se conseguem passar o processo de um laboratório para a escala industrial.» in http://exameinformatica.sapo.pt/lifestyle/eco/2013-07-25-cientistas-querem-transformar-dioxido-de-carbono-em-eletricidade?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2013-07-25


(Usina transforma emissões de CO2 em combustível)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover