26/07/13

Arqueologia - Arqueólogos descobriram na Escócia um calendário lunar com quase 10 mil anos, o mais antigo calendário do mundo vai obrigar a repensar o princípio da história humana porque mostra que o homem da Idade da Pedra não era tão primitivo como se pensava.




«Arqueólogos descobrem o calendário mais antigo do mundo

Arqueólogos descobriram na Escócia um calendário lunar com quase 10 mil anos. O mais antigo calendário do mundo vai obrigar a repensar o princípio da história humana porque mostra que o homem da Idade da Pedra não era tão primitivo como se pensava.

O achado antecede, em vários milhares de anos, o calendário de bronze descoberto na Mesopotâmia e que era considerado o mais antigo do mundo. A notícia, avançada pelo Gizmodo, explica que o que os arqueólogos descobriram agora foi um conjunto de 12 fossos, um para cada mês do ano, que estão dispostos num arco que terá perto de 50 metros, e que têm uma série de pedras que se pensa representarem as fases da Lua.

Há 10 mil anos, a população que habitava as terras perto do rio Dee, em Aberdeenshire, dedicava-se a caçar e a colher o que a natureza dava. O calendário deve ter sido usado para se manter um registo dos padrões migratórios dos animais de grande porte que passavam naquele território.

Vincent Gaffney , o arqueólogo que liderou as escavações, explicou ao Gizmodo as implicações desta descoberta: “Representa uma altura em que as pessoas ficaram conscientes da importância de poderem antecipar e medir o tempo. De alguma forma, isto representa o começa da história”.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2013-07-26-arqueologos-descobrem-o-calendario-mais-antigo-do-mundo;jsessionid=C072F36380D55B1429978CFFAFCD4D15


(Warren Field - The Beginning of Time?)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover