12/07/13

Amarante - Aboadela é novamente o palco da III Feira do Mel e produtos locais e II Festival Folk do Marão.



«III Festival do Mel e Produtos Locais

Aboadela é novamente o palco da III Feira do Mel e produtos locais e II Festival Folk do Marão. Feira do Mel e dos produtos locais já vai na sua terceira edição. Evento único com temática no mel e nos produtos locais desta região dá realce a um produto que conta com mais de uma centena de produtores no concelho, número que tem vindo a crescer nos dois anos, a III edição da feira do Mel e dos produtos locais e II edição do Festival Folk têm data marcada para o último fim-de-semana de julho (26, 27 e 28), em Aboadela. A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão organiza evento, promovido pela Dolmen e que terá a duração de três dias. Para além de mel há muita música tradicional, produtos locais, workshops, uma caminhada, palestras e pela primeira vez um concurso de mel. Evento que irá também promover outro produto local: a carne maronesa.

Três dias de festa: mel e não só

O mel será rei durante três dias em Amarante, mas esta terceira edição contará com outras novidades doces. A festa começa na sexta dia 26 com uma tertúlia dedicada ao Marão e abertura da feira dos produtos locais é no sábado dia 27, pelas 14h00. Este segundo dia será preenchido com uma palestra dedicada à carne maronesa, com a presença confirmada do presidente da Associação de Criadores do Maronês, Virgílio Alves, jogos tradicionais, tasquinhas, worhshops de mel, de cogumelos, gaitas de cana e fabrico de broa caseira, e presenciar a alguns artesãos como o oleiro, um cesteiro, uma tecedeira a trabalhar ao vivo num tear. Sempre com música a animar o certame e a abrir o apetite para a noite com a II edição do Festival Folk. Também ao final do dia, um júri constituído por peritos em mel elegerão o melhor mel dos melhores presentes no certame. A iniciativa visa promover o trabalho de qualidade na produção deste produto tão nobre. A festa continua até domingo. O último dia começa bem cedo, com uma caminhada pelo Marão. As inscrições são gratuitas. Gratuito é também o campismo para os interessados em acampar junto às margens do rio Ovelha, bem perto do local do festival e da feira do mel. A tarde será preenchida com uma palestra dedicada à temática do mel, com o técnico apícola Vitor Teixeira, música tradicional, jogos tradicionais que relembram a infância, e o ver ao vivo antigas profissões que ainda encontram quem as querem praticar e fazer delas o seu modo de vida.

Mel e novas apostas

A edição da Feira do Mel e produtos locais deste ano conta, uma vez mais, com produtores e artesãos das freguesias do Marão e Serra da Meia Via e não só. Esta abertura permite alargar o certame e dar a possibilidade aos visitantes de conhecer outros produtos e outras artes e gerar outras dinâmicas e até oportunidades de negócio.

A produção de mel nesta região esteve sempre associada ao meio rural, como produto essencialmente para consumo familiar mas que ultimamente tem tido uma crescente relevância na economia doméstica de muitos agregados familiares da região, tendo aparecido vários projetos para converter o que não passava de um hobbie de fim-de-semana, numa atividade a tempo inteiro. O mel da serra do marão tem um sabor e cor característico que o distingue dos demais, mas mesmo nesta região o mel pode variar de zona para zona. Influenciado pela flora existente na zona, onde predominam espécies como o castanheiro, o carvalho, a urze, o rosmaninho, giesta, carqueja o tojo e o sargaço, as abelhas procuram o seu alimento, dando ao mel do marão um sabor e cor único.

Música Folk, entrada livre e acampamento ao ar livre

Associado à feira do mel, uma vez mais o Festival Folk. Na sua segunda edição acontece no sábado dia 27 com início para as 21h00. Do cartaz desta segunda edição constam os grupos Karrossel, Zingamocho e Epafolia com destaque para a participação do grupo Propagode, grupo local que tem promovido a viola amarantina

A música folk e os festivais deste género têm tido um grande sucesso e aceitação junto do público. A música folk é um género de música que vai buscar as suas origens à música tradicional rural ou pelo menos influenciada por ela. Uma das suas caraterísticas é a fusão de instrumentos folclóricos como o violino, acordéon, flauta, banjo, gaita-de-foles, bodhran entre outros, que criam uma massa sonora diferente e muito interessante. A pensar naqueles que possam vir de longe e como alternativa de alojamento, será organizado um espaço para acampamento, na praia fluvial do rio Ovelha, em Aboadela, permitindo assim a quem visita esta aldeia ficar para o terceiro dia deste evento.

Trabalhar em prol da nossa terra

A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão fundada em 2010, tem por sede a freguesia de Canadelo – Amarante, mas a sua intervenção estende-se a todas as freguesias do Marão e da Serra da Meia Via. O objetivo desta associação sem fins lucrativos consiste na organização de atividades que deem a conhecer esta região, combater a desertificação e abandono destas aldeias, dinamizando o que ainda resta das suas economias locais e divulgar e promover os potenciais pontos turísticos. Da mesma forma, acreditamos que o nosso trabalho promove a preservação das nossas tradições e um maior respeito pela nossa Serra, sua fauna e flora.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3NDMxIjt9

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover