24/07/13

Acidentes - Pelo menos 35 pessoas morreram em resultado do descarrilamento de um comboio em Santiago de Compostela, no noroeste de Espanha, avança o presidente do governo regional da Galiza, Alberto Nunez Feijoo, em declarações à rádio Cadena Ser, há também dezenas de feridos.



«Descarrilamento de comboio em Espanha. Há 35 mortos confirmados

Desastre ferroviário aconteceu em Santiago de Compostela. Até ao momento, não há notícia de vítimas de nacionalidade portuguesa, disse à Renascença fonte do Governo

Pelo menos 35 pessoas morreram em resultado do descarrilamento de um comboio em Santiago de Compostela, no noroeste de Espanha, avança o presidente do governo regional da Galiza, Alberto Nunez Feijoo, em declarações à rádio Cadena Ser. Há também dezenas de feridos.

Alberto Nunez Feijoo diz que ainda é cedo para avançar as razões para este desastre ferroviário, que é já considerado o pior dos últimos 40 anos em Espanha.

O jornal "El Mundo" já dá conta de 37 mortos e de pelo menos 50 feridos, alguns em estado considerado grave. De acordo com o mesmo jornal, as equipas de emergência já retiraram todos os passageiros que se encontravam presos nas composições.

O Ministério do Interior de Espanha descarta a hipótese de atentado, segundo a agência de notícias Efe.

A empresa responsável pelas infraestruturas ferroviárias de Espanha já ordenou a abertura de um inquérito para apurar as causas do descarrilamento em Santiago de Compostela.

Até ao momento, não há notícia de vítimas de nacionalidade portuguesa, disse à Renascença fonte do Governo.

O comboio de passageiros, que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol, descarrilou pelas 20h41 locais (19h42 em Portugal Continental), numa zona de curva com velocidade controlada. 

A empresa ferroviária Renfe adianta, em comunicado, que a bordo do comboio seguiam 218 passageiros, mais os elementos da tripulação.

O desastre aconteceu na véspera da tradicional festa de Santiago de Compostela, procuradas por milhares de pessoas. As celebrações já foram canceladas por causa desta tragédia.

As primeiras imagens divulgadas pela imprensa espanhola mostram várias vítimas caídas na linha, bem como composições tombadas, bastante danificadas, e chamas numa das carruagens.

As equipas de emergência estão no local a tentar resgatar passageiros dos destroços do comboio.

Um morador junto ao local do descarrilamento disse à Radio Galega que ouviu “uma grande estrondo” e viu uma carruagem completamente destruída.

O Hospital de Santiago de Compostela pede a doacção de sangue para acudir ao grande número de vítimas que deram entrada naquela unidade de cuidados de saúde.

O presidente do governo de Espanha, Mariano Rajoy, vai esta quinta-feira a Santiago de Compostela prestar homenagem às vítimas. O primeiro-ministro reuniu-se esta noite de emergência com membros do executivo.

Rei de Espanha já falou por telefone com o presidente da junta da Galiza, para se inteirar da situação e para manifestar condolências e solidariedade para com os familiares das vítimas.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=115911

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover