19/06/13

Vila de Baião - Realizada a 15 de junho, a inauguração do novo estabelecimento de ensino baionense foi o corolário de um longo processo de reivindicação, planificação e construção de um importante investimento público no concelho, no valor de 12 milhões de euros, levado a cabo pela empresa Parque Escolar.



«Baião: Nova Escola Secundária dá aos jovens de Baião condições ao nível do melhor que há no país

A emoção e o sentimento que marcaram os discursos proferidos na sessão solene de inauguração da nova Escola Básica e Secundária de Baião encontraram eco na plateia que encheu o auditório da nova escola e, provaram, que há momentos que pela sua singular importância constituem marcos especiais na vida e na história de uma comunidade.

Realizada a 15 de junho, a inauguração do novo estabelecimento de ensino baionense foi o corolário de um longo processo de reivindicação, planificação e construção de um importante investimento público no concelho, no valor de 12 milhões de euros, levado a cabo pela empresa Parque Escolar.

Os alunos baionenses – que estiveram em evidência na sessão de inauguração, ao serem representados pelos alunos do 5º e do 6º ano, a quem coube a interpretação de um momento musical, mas, também, mais tarde, durante a entrega de prémios de mérito escolar que distinguiu crianças e jovens dos três agrupamentos de escolas concelhios – passam, agora, a dispor de uma Escola Básica e Secundária “ao nível do melhor que há no país e no Mundo”, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro.

Na intervenção inaugural, realizada após o descerrar da placa de inauguração e no seguimento das atuações dos Ranchos Folclóricos de Frende, de Gestaçô e de Ancede, que trouxeram um colorido especial à sessão, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, notou que a nova escola “honra os baionenses e dignifica o município”. O presidente do órgão deliberativo municipal elogiou ainda o “rasgo e a visão” de todos quantos estiveram envolvidos na concretização daquele investimento. “Não creio que esta obra e o projeto Parque Escolar possam ser considerados luxos. Isto porque contribuem para a concretização de uma escola para o futuro e para o cumprimento do ideal de uma escola de todos e para todos”, acrescentou.

A palavra coube também ao diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto Carvalho, para quem as condições proporcionadas pela nova escola deveriam ser uma regra e não uma exceção em Portugal. “Tomara eu que todas as escolas portuguesas pudessem ter estas condições. Isto porque esta escola não tem luxos. Está, isso sim, é equipada com espaços confortáveis, espaçosos e bem desenhados, como o anfiteatro, os laboratórios ou a biblioteca. Não deveriam todas as escolas que temos serem assim”, questionou.

Com responsabilidades na Escola Secundária de Baião há quase três décadas, Carlos Alberto Carvalho destacou o papel de todos os que contribuíram para a realização da obra, como a empresa Parque Escolar, o gabinete de arquitetura Virgínio Moutinho, o consórcio construtor da obra, a Câmara Municipal de Baião e de todos aqueles os que o acompanham no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil. “O papel do diretor do Agrupamento de Escolas é pouco importante se não contar com a colaboração dos alunos, dos encarregados de educação, dos professores, do pessoal não docente e dos poderes públicos. A prestação de todos estes membros da nossa comunidade é que é determinante para o sucesso educativo”, concretizou.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, enalteceu o “salto” qualitativo que o concelho realizou nos últimos seis anos no domínio da educação e para o qual a Escola Secundária de Baião contribuiu de modo significativo. “A evolução que o concelho registou neste domínio é notável. Na altura estávamos na cauda do distrito em vários indicadores e fomos já capazes de atingir as metas definidas para o país até 2015”, completou.

José Luís Carneiro destacou, ainda, a importância da escola pública para o desenvolvimento da sociedade e para a realização pessoal e profissional dos cidadãos. “A escola pública é o único espaço que garante o desenvolvimento da sensibilidade e da inteligência dos cidadãos, independentemente da sua condição social e económica. A escola pública é, portanto, a maior garantia de liberdade e de igualdade que a nossa sociedade tem e é por isso que nos devemos bater por ela”, acrescentou.

Professor dos quadros da Escola Básica e Secundária de Baião, o vereador da educação da autarquia, Paulo Pereira, usou também da palavra, num tom emocionado, perante uma plateia composta por colegas de profissão que foram seus professores, seus colegas de escola e até, em alguns casos, seus alunos.

O autarca referiu que até ao final do ano deverá estar concluída a aposta no reordenamento da rede educativa, o que representa um investimento de 5,5 milhões de euros na construção de centros escolares. Esta aposta, a par da introdução de refeições escolares, do reforço do transporte e da introdução de atividades de enriquecimento curricular, visa garantir que todos “os jovens baionenses disponham de condições de excelência”, enalteceu Paulo Pereira, antes de exclamar “Como isto mudou. Para melhor!”, fazendo referência ao período em que ingressou no ensino.

A importância das condições materiais que agora estão ao dispor dos jovens foi também vincada nas duas intervenções restantes. A presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Joana Azeredo, observou que “as condições materiais verdadeiramente excecionais de que a nova escola possui trazem maiores responsabilidades à comunidade educativa”.

Por sua vez a presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Ovil, Alice Cabral, notou que as “boas condições por si só não resolvem os problemas do ensino, mas ajudam” e prometeu que os professores do agrupamento “continuarão a trabalhar na formação de bons profissionais e de bons cidadãos”.

Como é a nova escola

A nova Escola Básica e Secundária de Baião representou um investimento total de 12 milhões de euros, realizado pela empresa Parque Escolar, ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário.

Projetado para uma comunidade escolar com cerca de 1000 pessoas, entre alunos, pessoal docente e não docente, este equipamento dispõe de uma área total de 10 mil e 500 metros quadrados, divididos por três pisos. A nova escola tem 59 salas de aulas, 18 delas de tipo "multifunções", como por exemplo: oficinas, salas de educação visual / educação tecnológica, laboratórios, uma unidade de ensino estruturado dedicada ao autismo e outra sala para alunos com Necessidades Educativas Especiais.

A escola possui, ainda, dois ginásios, uma sala de expressões, balneários de apoio aos equipamentos desportivos e um salão polivalente, com capacidade para 280 lugares sentados.

A nova secundária de Baião contempla, também, espaços de acesso à internet, salas de trabalho para alunos e para professores, refeitório, bar e loja de material escolar.

Por sugestão da comunidade escolar, nomeadamente de professores e alunos, a empresa Parque Escolar incluiu no projeto um sistema que visa fazer o reaproveitamento de águas a vários níveis. As águas utilizadas nos chuveiros dos balneários, por exemplo, podem ser reutilizadas nas águas sanitárias, enquanto as águas pluviais serão reaproveitadas para finalidades como a rega de jardins ou a lavagem de pátios.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTgiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzMxMSI7fQ==


(2012 05 22 Baião Parque Escolar Obras RTP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover