28/06/13

Vila de Baião - A oferta turística do concelho de Baião será reforçada, já este fim-de-semana, com a inauguração de um espaço dedicado ao turismo de natureza situado no sopé da serra do Marão, mais concretamente no lugar de Mafómedes (freguesia da Teixeira).

 

«Baião: Autarquia cria primeiro albergue de natureza em aldeia do Marão

A oferta turística do concelho de Baião será reforçada, já este fim-de-semana, com a inauguração de um espaço dedicado ao turismo de natureza situado no sopé da serra do Marão, mais concretamente no lugar de Mafómedes (freguesia da Teixeira).

Esta aldeia, atravessada pelo rio Teixeira e onde a pastorícia é a atividade principal, vai receber o primeiro de uma rede de albergues que a Câmara de Baião pretende criar, para tirar partido das potencialidades naturais, paisagísticas e ambientais do concelho. Os outros dois albergues serão criados na serra da Aboboreira e nas proximidades do rio Douro, respetivamente nos lugares de Almofrela (Campelo) e de Portomanso (Ribadouro), através da reconversão de antigas escolas primárias.

A oferta turística do concelho irá registar outro forte impulso, com a construção de um hotel de 5 estrelas junto ao rio Douro, na freguesia de Ribadouro. O arranque das obras deste empreendimento está previsto para o próximo mês de Julho.

Baião é o concelho com maior oferta no domínio do turismo rural e no território concelhio existe, também, desde 2008, uma unidade hoteleira de 4 estrelas, o Douro Palace Hotel & Spa (Santa Cruz do Douro).

Esta oferta turística, já de si significativa, será reforçada com a inauguração do albergue de natureza de Mafómedes, que ocorre este sábado, às 18h30. O espaço designa-se “Casa da Comunidade e de Apoio à Observação da Natureza” e resulta de um investimento de 165 mil euros realizado pela Câmara Municipal de Baião, comparticipado a 65 por cento por fundos comunitários.

Na natureza, com todas as comodidades

A intervenção realizada no albergue preservou ao máximo a traça do edifício, tendo sido feitas alterações no aspeto exterior apenas no corpo posteriormente adicionado à escola. O albergue dispõe de três quartos e duas casas de banho.

A principal zona da casa é ocupada pela sala de estar, equipada com uma pequena cozinha de copa e lareira. Esta divisão dá acesso a uma sala designada por centro de interpretação da natureza. Há ainda um espaço ao ar-livre coberto, que dá acesso a uma zona de arrumos, equipado com estacionamento e uma zona onde podem ser feitos cozinhados, nomeadamente churrascos.

Jorge Sampaio visitou Mafómedes em 1998

A aldeia de Mafómedes situa-se em plena serra do Marão, a cerca de seis quilómetros da sede da freguesia de Teixeira e tem como principais atividades económicas a pastorícia e a agricultura.

Em 2008 as populações locais viram os acessos à aldeia beneficiados, numa extensão de aproximadamente quatro quilómetros.

Mafómedes tornou-se conhecida do país quando, em 1998, recebeu a visita do Presidente da República, Jorge Sampaio, no âmbito de uma presidência aberta sobre a educação que o levou a visitar o concelho de Baião.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTgiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzM2MCI7fQ==


(Baião Alojamento Montanha Mafómedes)


(Baião Aldeia Serrana de Mafómedes)


(Parque de Lazer de Mafómedes, Serra de Marão, Teixeira, Baião)


(Rebanho de cabras na Serra do Marão em Mafómedes)


(Rebanho de cabras na Serra do Marão em Mafómedes)


(Vista da Serra do Marão para Nascente)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover