22/06/13

Seleção Nacional de Futebol Sub 20: Nigéria 2 vs Portugal 3 - Portugal entra a vencer no Mundial da Turquia com bis de Bruma.

Mundial sub-20: Portugal-Nigéria

«Mundial sub-20: Nigéria-Portugal, 2-3 (crónica)

Bruma leva seleção à vitória na estreia da prova

Bruma e José Sá. Com dois nomes e muitos erros se escreveu a estreia de Portugal no Mundial sub-20, na Turquia. A seleção nacional bateu a Nigéria por 3-2, demonstrou talento na frente e na baliza e uma tremenda falta de intensidade no miolo, espelhada sobretudo no jogo que fez André Gomes. Ainda assim, há um triunfo a celebrar e é melhor corrigir erros em cima de três pontos conquistados do que andar a olhar para eles com uma calculadora na mão.

Em Kayseri, apareceu melhor a Nigéria nos momentos iniciais. Rápida, intensa sobre a bola e pressionante sem ela. Portugal demorou a encontrar-se, mas até teve a primeira ocasião. Surgiu do nada, diga-se. Ou melhor, surgiu de um «balão» enviado por João Mário para a área contrária. Ricardo apanhou toda a defesa africana a dormir, mas rematou fraco.

Bruma apareceu pouco depois, num primeiro sinal do que viria aí. Sem ter muita posse de bola, Portugal apostava num jogo de transição rápida, com o extremo-esquerdo em evidência. Numa jogada pelo meio, tirou adversários da frente e rematou por cima. Na segunda ocasião, não desperdiçou. 

A seleção tem dois médios pensantes, talvez um exagero devido às fragilidades defensivas, e um deles, João Mário, deixou Bruma na cara do golo. O camisola 11 fez o resto, com um remate rasteiro. A seleção não se ficou por aí e, num ápice, fez o 2-0 por Aladje, com Bruma a iniciar a jogada e Ricardo a rematar para a recarga do ponta de lança. 

Uma vantagem preciosa, que podia ser decisiva, mas esta equipa ainda tem de crescer como tal, para não permitir reações como a da boa formação da Nigéria.

Já antes do intervalo os africanos podiam ter marcado. O guarda-redes português, José Sá, equivaleu-se na baliza ao que Bruma foi no ataque. Defendeu quase tudo, mas a permeabilidade do meio-campo português, sem agressividade na luta pela bola, e má leitura dos centrais deixaram Ajagun na cara do guardião: o capitão nigeriano reduziu.

A Nigéria era melhor na segunda parte, e o 2-2 adivinhava-se a qualquer momento. Portugal tinha perdido o controlo total do encontro e quando Ajagun fez o 2-2 as apostas seriam todas mais favoráveis a um triunfo nigeriano do que português.

Mas eis a questão: há Bruma. E também já havia Esgaio que o colocou de novo na cara de Okani. O extremo português bisou no encontro e levou Portugal a um triunfo importantíssimo nesta fase e, para já, à liderança do Grupo B. 

O golpe foi fatal nos africanos que não mais se encontraram e ficaram a pensar num nome: Bruma, já decoraram? 

FICHA DE JOGO:

Estádio: Kadir Has, em Kayseri, Turquia
Árbitro: Victor Carrillo (Peru)

NIGÉRIA: Okani; Shehu, Amaefule, Okorie e Madu; Agbboyi e Michael (Agbo, 74); Osuchukwu (Egbedi, 61), Ajagun e Aminu; Kayode (Gero, 90).

PORTUGAL: José Sá; João Cancelo, Edgar Ié, Tiago Ferreira, e Mica; João Mário, Ricardo Alves (Agostinho Cá, 73) e André Gomes; Ricardo (Ivan Cavaleiro, 60), Aladje (Esgaio, 60) e Bruma.

Disciplina: cartão amarelo a Kayode (35), João Cancelo (74), Tiago Ferreira, (89)

Marcadores: Bruma, 30 e 69; Aladje, 34; Ajagun, 57 e 67» in http://www.maisfutebol.iol.pt/seleccao/mundial-sub-20-portugal-nigeria-bruma-golos-selecao/1462830-1194.html


(Portugal Vs Nigeria 3-2 All Goals & Highlights 21/06/2013 HD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover