26/06/13

Amarante Religião – O patriarca eleito de Lisboa, D. Manuel Clemente, celebrou as jornadas vicariais da Fé em Amarante com apelos às paróquias locais para que sejam sempre campo para um “um exercício permanente de iniciação cristã”.



«Porto: D. Manuel Clemente presidiu às jornadas vicariais da Fé em Amarante

Patriarca eleito para Lisboa destacou a necessidade de «guarnecer e fortalecer» o cristianismo.

Porto, 25 jun 2013 (Ecclesia) – O patriarca eleito de Lisboa, D. Manuel Clemente, celebrou as jornadas vicariais da Fé em Amarante com apelos às paróquias locais para que sejam sempre campo para um “um exercício permanente de iniciação cristã”.

“O Cristianismo é uma memória, que precisamos de guarnecer e fortalecer”, sublinhou o ainda administrador apostólico da Diocese do Porto, de acordo com uma nota da organização do evento, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A 20.ª celebração das Jornadas Vicariais na Diocese do Porto decorreram entre sábado e domingo, divididas pelo Centro Pastoral de Amarante, a igreja do Mosteiro de São Gonçalo e o pavilhão gimnodesportivo do Colégio de São Gonçalo.

Subordinado ao tema 'Quem descobre Deus como Pai, descobre a todos como Irmãos', o evento contou com a participação de mais de 3500 pessoas.

D. Manuel Clemente, que por estes dias está a despedir-se das comunidades da Diocese do Porto e a preparar a sua entrada no Patriarcado de Lisboa, marcada para 6 de julho, foi deixando algumas mensagens aos fiéis, nos vários momentos de reflexão à volta da fé e do modo como ela deve ser vivida na sociedade, na comunidade católica e na família.

Num encontro de testemunhos, que contou com a participação de um assistente social, uma médica anestesista, um deputado, um jovem, um professor, uma família, um jornalista e uma catequista, o novo patriarca de Lisboa aludiu para a necessidade da Igreja “assumir as alegrias, esperanças, tristezas e angústias dos seus contemporâneos”.

Durante a eucaristia de domingo, a tónica da homilia foi para a centralidade do papel da fé para fazer face às adversidades da sociedade atual.

“A Fé Cristã é linda, a coisa mais bonita do mundo. Não nos tira do mundo, mas salva-nos por dentro”, apontou D. Manuel Clemente.

JCP» in http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=95975



 (Bispo do Porto falou sobre a Igreja e o Estado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover