26/06/13

Amarante Cinema – A Câmara Municipal de Amarante aprovou o projeto de recuperação do Cineteatro de Amarante, emblemática sala de espetáculos da cidade, inaugurada em 1947.

Cineteatro - Antevisão«Câmara aprovou projeto para a recuperação do Cineteatro de Amarante

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante aprovou o projeto de recuperação do Cineteatro de Amarante, emblemática sala de espetáculos da cidade, inaugurada em 1947.

O projeto, da autoria do arquiteto Carlos Prata, tem por base a proposta vencedora do concurso de ideias realizado pelo Município, escolhida, de acordo com o júri, por permitir “uma leitura clara da pré-existência, garantindo a memória do edifício atual” e, simultaneamente, apostar “numa imagem contemporânea de forte impacto”.


As intervenções contempladas no projeto de reabilitação do Cineteatro de Amarante visam não só a recuperação das suas principais características arquitetónicas, mas também, e sobretudo, a função de sala de espetáculos, de média dimensão, que oferecerá 379 lugares para o público.

Outros objetivos da intervenção passam, designadamente, pela recuperação da estrutura original das fachadas; a criação de uma área de restauração, em articulação com uma zona de bar e esplanadas e a instalação, no piso de entrada principal, de uma pequena superfície comercial vocacionada para o comércio de artigos das áreas da informação, conhecimento e criatividade (livros, música, arte, fotografia, multimédia ou informática).


Com uma localização privilegiada na cidade, numa das suas principais artérias (a avenida General Silveira), voltado ao Tâmega e ao Parque Florestal, o “Amarante Cineteatro” foi inaugurado em 1947, tendo, à data, como função única a projeção de cinema.

Duas décadas e meia depois, com uma exploração deficitária, era já considerado demasiado grande, desconfortável e pouco atrativo como sala de espetáculos, tendo sido, nos anos de 1980, objeto de sucessivas obras de adaptação e ampliação para a instalação de áreas comerciais, escritórios e estabelecimentos de restauração e de diversão noturna.

Em Julho de 2000, o Município de Amarante adquiriu o imóvel com o intuito de o recuperar como equipamento cultural da cidade, processo a que, agora, será dada continuidade.» in http://local.pt/camara-aprovou-projeto-para-a-recuperacao-do-cineteatro-de-amarante/



(Amarante Cinema ao Luar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover