31/03/13

Liga Zon Sagres: Académica 0 vs F.C. do Porto 3 - Dragões passeiam classe em Coimbra!


FC Porto passa tranquilamente exame de Coimbra

«A luta pelo título continua

Vítor Pereira tinha dito, em conferência de imprensa, que esperava um sinal de “carácter e personalidade” do FC Porto, próprio “de quem quer revalidar o título nacional, de quem é campeão e quer continuar a sê-lo”. Foi isso mesmo que se viu em Coimbra: com uma exibição personalizada e segura, os Dragões venceram por 3-0. Depois do empate frente ao Marítimo, a luta pelo título continua.

A perda de pontos na Madeira (1-1) já lá vai. Duas semanas depois, os portistas provaram que estão prontos para vencer as seis partidas até ao final da Liga e procurar reconquistar o primeiro lugar, que já foi seu por várias jornadas. O golo de Mangala, logo aos 15 minutos, proporcionou aos azuis e brancos a tranquilidade que lhes faltou em algumas ocasiões desta época. Danilo, no arranque da segunda parte, praticamente “fechou” o jogo, que pareceu sempre destinado a uma vitória do FC Porto. Castro ainda fez o terceiro, o seu primeiro a nível sénior com a camisola do clube que o formou.

Os dados estavam lançados à partida: não se esperava outra coisa que não fosse uma Académica defensiva e a tentar explorar o contra-ataque e um FC Porto dominador e à procura do golo. Assim foi desde o primeiro minuto, mas, ao contrário de outras partidas, os Dragões marcaram na primeira ocasião clara de que dispuseram: na insistência de um pontapé de canto, João Moutinho cruzou de pé esquerdo e Mangala respondeu com um cabeceamento indefensável. Estavam decorridos 15 minutos de jogo.

A equipa da casa tinha muitas dificuldades em ultrapassar o meio-campo portista, que tomava as rédeas do encontro e, no espaço de 15 minutos, os portistas dispuseram de oportunidades suficientes para resolver o seu destino. Um livre de James, que Ricardo desviou para a barra, aos 24 minutos, foi a primeiro dessas ocasiões. Dois minutos depois, Mangala cabeceou à barra, após cruzamento de James. Jackson e Fernando, na cara do guardião conimbricense, também poderiam ter ampliado a vantagem.

Na segunda parte, nada se alterou, com a posse de bola do FC Porto a manter-se na casa dos 70 por cento. O segundo golo surgiu num remate de Danilo, aos 52 minutos, após uma grande assistência de Danilo. O lance foi exemplar no que toca à filosofia portista: Izmaylov recuperou à bola à entrada da grande área contrária mas não tentou precipitadamente o remate, face a uma floresta de pernas; a bola circulou por vários jogadores do FC Porto até chegar à direita, onde Danilo se isolou e bateu Ricardo, com um remate cruzado e rasteiro.

Mais golos poderiam ter surgido, nomeadamente quando Jackson, isolado por James, viu o seu remate evitado pela recuperação de Flávio, aos 55 minutos, ou quando o ponta-de-lança colombiano cabeceou por cima da trave, dez minutos depois. Danilo, que sofreu um toque, cedeu o lugar a Maicon, nos dez minutos finais. Ainda haveria porém tempo para um momento emblemático da exibição portista: Castro, um jogador formado nas escolas do FC Porto, fez o 3-0 com um potente remate cruzado na esquerda, na “ressaca” de um livre cobrado no lado contrário.

A celebração de Castro, um Dragão que transpira raça, e da restante equipa foi feita junto dos adeptos portistas, concentrados numa curva do estádio, ao jeito de “contem connosco”. No que toca a Coimbra, releve-se o facto do FC Porto já não perder na cidade, para a Liga, há 32 anos.

 

FICHA DE JOGO

Académica-FC Porto, 0-3
Liga portuguesa, 24.ª jornada
30 de Março de 2013
Estádio Cidade de Coimbra
Assistência: 5.832 espectadores

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Rui Teixeira e Mário Dionísio
Quarto árbitro: Rui Patrício

ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Flávio (cap.) e Hélder Cabral; Bruno China, Makelele e Marcos Paulo; Rodrigo Galo, Edinho e Wilson Eduardo
Substituições: Bruno China por Cleyton (59m), João Dias por Marinho (67m) e Wilson Eduardo por Cissé (86m)
Não utilizados: Peiser, Halliche, Keita e Ogu
Treinador: Pedro Emanuel

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; James, Jackson e Izmaylov
Substituições: Lucho por Castro (74m), James por Defour (74m) e Danilo por Maicon (81m)
Não utilizados: Fabiano, Liedson, Abdoulaye e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mangala (15m), Danilo (52m) e Castro (89m)
Cartões amarelos: Bruno China (23m), Mangala (34m), Otamendi (62m) e João Moutinho (87m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futacademicafcpcro_300313_74565.asp


 
2013.03.30 (18h15) - Académica 0-3 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover