16/02/13

Tecnologia - Os telemóveis já fazem parte do nosso quotidiano há 30 anos!



«Comunicações Telemóveis... há 30 anos a fazer chamadas

O aparelho que revolucionou a forma de comunicar faz parte do nosso quotidiano há já 30 anos, lembra esta quinta-feira o Diário de Notícias (DN). Depois de uma década de pesquisa e muitos milhões gastos em investigação, a Motorola lançou no mercado em 1983 o primeiro telemóvel, o 'DynaTAC 8000x', que custava mais de três mil euros e cuja bateria durava apenas meia hora.

Os telemóveis já fazem parte do nosso quotidiano há 30 anos. Estávamos em 1983 quando a Motorola lançou no mercado o primeiro telemóvel. Hoje, olhamos para ele e parece assustador pelo seu tamanho e limitações, e o próprio criador Martin Cooper afirmou que não havia grande problema em relação à pouca capacidade da bateria (apenas meia hora) porque também ninguém conseguia segurar o aparelho ao ouvido mais tempo do que isso.

Certo é que o ‘DynaTAC 8000x', que custou 100 milhões de dólares em pesquisa tecnológica à Motorola, deu o primeiro passo para a entrada numa nova era da comunicação. Este equipamento tinha um elevado custo (mais de três mil euros) e só permitia guardar 30 contactos.

Na década de 90, entra no mercado das telecomunicações a Nokia, com o modelo 1011, já com ecrã digital, ligeiramente mais pequeno e leve, e que permitia armazenar 99 contactos, lembra o DN.

Mais tarde aparece o ‘Simon’ da IBM, o primeiro smartphone por ser capaz de enviar faxes e com outras capacidades de PDA. Daqui em diante várias marcas surgiram no mercado: Siemens, Samsung, Ericsson, até chegarmos a 2007.

Naquele ano, a Apple entra no mercado com o iPhone, um equipamento que promete voltar a revolucionar a área das telecomunicações.» in http://www.noticiasaominuto.com/mundo/45591/telem%C3%B3veis-h%C3%A1-30-anos-a-fazer-chamadas#.UR-_w6WZX1E


(Tou sim? E para mim!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover